Home Reportagens

folha de londrina

26/09/2005
Mariana Guerin
Reportagem Local | Cidades

Mau tempo atrapalha fim de semana

Nem todo o entusiasmo dos organizadores da 4ª Caminhada pela Paz que distribuiram vazinhos de flores para os motoristas que passaram pela avenida Santos Dumont na tarde de ontem foi suficiente para estimular os londrinenses a enfrentarem a chuva. Menos de 20 pessoas participaram do evento, que esperava a presença de 5 mil pessoas na Praça Nishinomya.

Apesar do público escasso no domingo, os organizadores comemoraram a participação das comunidades nas caminhadas realizadas nas escolas durante a 5 Semana da Paz, que teve início na última segunda-feira. ''Perdemos o controle de quantas pessoas participaram. Acredito que foram mais de 20 mil'', afirmou o cordenador da organização não-governamental (ONG) Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi. Segundo ele, dentro de duas semanas a ONG deverá organizar uma nova caminhada, no centro da cidade, para incentivar o desarmamento. ''Será a caminhada pelo sim'', informou.

A agente de saúde Anadair Aparecida Migliati, 46 anos, moradora do Conjunto Vitória Régia (Zona Leste), participa das caminhadas pela paz desde o início do movimento, há quatro anos. Ela confessou que a chuva quase a impediu de sair de casa ontem. ''Foi minha filha quem me convenceu a vir. Ela disse que a paz não dependia de sol ou chuva, por isso deveríamos participar da caminhada'', contou.

Desde os dois anos Sara Luana, hoje com nove, participa das caminhadas com a mãe. ''Eu sempre ensinei meus filhos a lutar pela paz. Digo a eles que só um emprego e um salário decentes podem tirar os jovens das ruas e da criminalidade'', disse Anair. Mesmo defensora da paz, ela ainda não sabe se votará a favor do desarmamento no referendo de 23 de outubro. ''Sinceramente não sei. A polícia faz seu trabalho, mas ainda tem medo, pois o salário não ajuda. E a população continua vivendo em drama, enquanto os bandidos ficam armados'', argumentou.

Cancelados Ainda ontem, a chuva impediu a realização do evento Transporte e Cidadania, organizado pelo Sest/Senat Londrina. A iniciativa, que acontece uma vez por ano em todas as unidades Sest/Senat do Brasil, oferece testes de acuidade visual, aferição de pressão arterial, controle da diabetes e corte de cabelo para profissionais do setor de transporte e comunidade em geral.

Também foi cancelado, em função do mau tempo, o projeto Papo de Rock no Zerão, que encerraria a 3 Conferência de Cultura de Londrina. Sem conseguir transferir o show das bandas JIGO & Rei, Zazou Blues e The Liris para um local fechado, a organização do evento preferiu suspender a apresentação.