Reportagem Jornal da Londrina (clique aqui)
Fiscalização pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil
Membros do COMPAZ e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vão fiscalizar loja
08/outubro/2014 - Encontro 14 h e Saída 14:30h para lojas - Av. Serra da Esperança, 577 Jd. Bandeirantes, Jornal União e Associação Comercial Empresarial da Região Oeste de Londrina.
Na quarta dia 08 de outubro, que antecede o dia da criança, membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda vão fiscalizar (art. 1º e 4º lei 9.188) loja que vendem armas de brinquedo na região do Jardim Bandeirantes, Leonor e Santa Rita.
Londrina tem a Lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município. A Lei “reflexiva e educativa” tem hoje mais de 50 lojas que solicitaram à Prefeitura e Câmara o SELO. São lojas como pequenos bazares em bairros, até as grandes redes nacionais e interacionais; hoje praticamente são os comércios que vendem brinquedos na cidade. Temos o apoio dos veículos de comunicação, de professores, educadores, pais, ou seja uma grande adesão.
A cada 2 anos as lojas tem que renovar o SELO. Em 27 (quinta) de novembro de 2014 acontecerá a 4ª Entrega de SELOS aos lojistas de Londrina, um exemplo nacional.
Já conseguimos aprovar a Lei no Distrito Federal (20/set/13) e no Estado de São Paulo (jan./14). Uma PL está tramitando no Paraná e devemos ser o terceiro Estado a ter também a Lei. Também temos uma PL no Congresso Nacional para proibir em todos os 5.565 municípios do Brasil vendam aramas de brinquedo.
Tínhamos uma Lei Municipal e hoje temos no país um Distrito e um Estado com a Lei, o que faz do “SONHO DE LONDRINA” estar se tornando uma realidade nacional. Se Nós Podemos em Londrina, podemos no Brasil e no Mundo viver esta experiência.