Fote:N.com Prefeitura http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20350:semana-busca-unir-londrinenses-pela-paz&catid=98:outros&Itemid=985
De 20 a 30 de setembro, a Semana da Paz realizará diversos eventos pela cidade; Conselho Municipal da Cultura da Paz organiza as atividades e Prefeitura participa
Dez dias para praticar - e refletir sobre - a cultura de paz. É com o objetivo de unir pessoas diferentes em torno desta causa comum que o Conselho Municipal da Cultura da Paz (COMPAZ) e a organização não-governamental Londrina Pazeando promovem, entre 20 e 30 de setembro, a 14ª Semana da Paz. A Prefeitura, assim como outras entidades, participa dos eventos.
Entre as muitas atividades e temas desta edição, um dos destaques é a campanha ‘Arma não é brinquedo’. “Neste ano, haverá a quarta entrega de selos de certificação para empresas que não vendem armas de brinquedo. No momento, temos 50 lojas em Londrina que possuem esse selo”, explica o conselheiro municipal do COMPAZ e coordenador do Londrina Pazeando, Luiz Galhardi. A venda de armas de brinquedo é proibida na cidade desde 2003, por meio da Lei Municipal 9.188. Em 2011, com a publicação da Lei Municipal 11.309, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores passaram a fornecer selos de certificação às empresas que os requeiram junto à Secretaria Municipal de Fazenda e ao Legislativo. Londrina é cidade pioneira na legislação referente ao assunto. “Nossa lei inspirou o Distrito Federal a criar uma lei que proíbe a venda de armas de brinquedo em seu território, no ano passado. O estado de São Paulo promulgou uma lei igual em janeiro. Também há um projeto de lei federal nesse sentido, tramitando há dois anos no Congresso, e um projeto de lei estadual, em tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná”, conta Galhardi. O tema “Mundo sem Armas” é um dos assuntos do 12º Livro Londrina Pazeando, que será lançado no dia 22/9.
Outros eventos importantes são os abraços coletivos, que são realizados ao redor de vários pontos da cidade. “Entre junho e setembro deste ano, realizaremos seis abraços, em colaboração com outros grupos e entidades. O 1º Abraço no Lago Norte, por exemplo, foi organizado pelas secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, com a participação do COMPAZ”, relata o conselheiro municipal. Além do Lago Norte, também já foram abraçados o Centro Cívico e a Concha Acústica. Em setembro, serão três abraços: o 6º Abraço no Lago Igapó (21/9), o 1º Abraço Maratona pela Paz (27/9) e o 1º Abraço no C.E.U - Centro de Esportes e Artes Unificado (30/9). “Desde o primeiro abraço no lago, há cinco anos, nossa proposta era de que a cultura de paz fosse uma ferramenta de mobilização social pacífica para a melhoria na qualidade de vida. Parece que a cidade entendeu isso”, diz Galhardi. Uma curiosidade sobre os abraços coletivos é que eles foram inspirados no logotipo do COMPAZ, que representa três pessoas de mãos dadas; o logotipo, por sua vez, é baseado nos Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas – mais especificamente, o objetivo 8, intitulado “Estabelecer uma parceira mundial pelo desenvolvimento”.
A Semana da Paz almeja abordar a paz em suas diversas formas, incluindo o respeito ao meio ambiente. “A cultura da paz é abrangente. A sustentabilidade e a paz estão ligadas. Dividir os recursos naturais e respeitar a natureza também são formas de promover a paz”, diz Galhardi. Assim, haverá ações como a inauguração da Escultura da Garça, no Jardim Maringá (20/9). Outro aspecto que será tratado pela Semana é a paz no trânsito. Dessa forma, em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e de forma interligada à Semana Nacional do Trânsito, o COMPAZ participará da campanha Pé na Faixa, assim como de blitzes educativas que visam conscientizar os motoristas.
Educar as crianças sobre a cultura de paz é essencial na construção de uma sociedade pacífica. Uma das principais ações da Semana da Paz nesse sentido é o Acampaz (Acampamento pela Cultura de Paz), que será realizado nos dias 27 e 28/9.
A programação completa da 14ª Semana da Paz pode ser vista pelo endereço eletrônico:http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/eventos/654
Cultura de Paz
Londrina é, no momento, a única cidade brasileira a possuir um conselho municipal da paz. O COMPAZ foi implantado em 2008, e reúne representantes da sociedade civil e da administração municipal. Neste ano, foi eleito pela primeira vez como presidente do conselho um servidor municipal. Charleston da Silva é técnico de gestão pública e trabalha na Secretaria de Cultura. Presidirá o COMPAZ durante a gestão 2014/2016.
Para Galhardi, a cidade tem obtido realizações significativas no campo da paz. “O grande resultado é que estamos conseguindo unir de forma espontânea várias redes e regiões da cidade, que estão se organizando em torno da ideia da cultura de paz e realizando eventos”, conclui.