Home Notícias

AREL promove Palestra sobre Cultura de Paz e Cidadania

Neste dia 05 de agosto, dentro da 15º SIPAT Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho a AREL Associação Recreativa Esportiva Londrinense promoveu a Palestra sobre Cultura de Paz e Cidadania com Luis Claudio Galhardi, que trouxe o trabalho a ONG Londrinense Pazeando em prol da construção de uma Cultura de Paz. Além de tratar conceitos sobre violência, não-violência, cultura de paz, e os marcos regulatórios da ONU e Unesco sobre a temática, o palestrante falou das ações que estão em curso este ano na cidade.

“Parece incrível mas há 14 Londrina tem um Movimento Pela Paz e Não-Violência em prol da Construção de uma Cultura de Paz, como preconiza a ONU/Unesco.”

Este movimento deu origem há 6 anos atrás ao COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz, que foi o sexto a ser criado no Brasil (5.565 municípios) e hoje é o único que está em sua 4ª diretoria. Uma história sem interrupção e perene, e que tem inspirado muitas comunidades a sonhar com um Mundo onde a Cultura seja a de Paz e não-violência.

O Movimento protagoniza a cada ano o Abraço no Lago, com mais de 3.200 pessoas, as Semanas Municipais da Paz, as caminhadas pela paz, a publicação do Livro Londrina Pazeando com sua Noites de Autógrafos, Embaixadores da Paz, aGente da Paz, ACAMPAZ acampamento pela Paz  e pelos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Abraços Grátis, Noites de Cultura de Paz, Cursos de Educação para Paz, Mural Móvel da Paz, Mural da Paz, site que registra toda a história, redes sócias, canal de palestras, vídeos e reportagens, Outdoors, Cartazes, Gibis impressos e virtuais, Jogo para Celular Android, PC, iPhone, iPod, Tablet, Campanhas pelo Desarmamento e a Campana Arma não é Brinquedo.  Esta campanha, oficial do município, conta hoje com mais de 50 lojas que além de cumprirem a Lei Municipal 9.188, solicitam da Prefeitura e da Câmara o SELO arma não é brinquedo. A campanha também tem apoio da imensa maioria dos veículos de comunicação da cidade - programa quem se importa. Uma ideia Muncipal que inspirou o Distrito Federal e o Estado de São Paulo a proibirem a fabricação e comercialização de armas de brinquedo. Hoje está tramitando também no Congresso Nacional e no Estado do Paraná Leis semelhante. O sonho da Turminha é que o Brasil inteiro não fabrique e não comercialize armas de brinquedo.

Ao final do evento os colaboradores da AREL entregaram uma medalha ao palestrante, e todos desfrutaram de uma gostoso cafezinho.