8º Manifesto pela Paz atraiu dezenas de servidores
Dezenas de servidores participaram do 8º Manifesto pela Paz, realizado no saguão do HU, no dia 31 de março. A reitoria da UEL foi representada pelo diretora do CCS, Aparecida de Lourdes Perim.
Neste ano, a homenagem contou com a participação de Gislene Helena Santos de Oliveira Rodrigues (Filha da Vilma, mais conhecida como Yá Mukumby). morta há sete meses por agressão por arma branca. Também participaram familiares da servidora do HU, Suely de Souza (vítima de bala perdida) e o pai da Amanda Rossi s.r. Luiz Rossi assassinada. Nos depoimentos, era fácil enxergar o sofrimento de cada um nas lágrimas e nas palavras.
O presidente da ONG Londrina Pazeando Luis Claudio Galhardi e diretor do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz disse que 44% das armas usadas em assaltos (em São Paulo 2012 Instituto Sou da Paz), são de brinquedo. “Não podemos achar que brincar com arma (de brinquedo) é uma coisa normal, não devemos incentivas às crianças a fazerem isto”, afirmou. E ainda relatou que a Lei de Londrina que proíbe a venda de armas de brinquedo inspirou o Distrito Federal e o Estado de São Paulo que criaram Leis semelhantes recentemente.
Margarida Carvalho, superintendente do HU, mostrou os números da violência que chegam ao HU. Segundo ela, de fevereiro de 2012 a março de 2013, 295 pessoas foram vítimas de acidentes que poderiam ter sido evitados e, destas, 17 morreram por bala perdida, arma branca ou agressão e nos 12 meses seguintes, o número subiu para 321 casos, sendo que destes 14 pacientes foram a óbito. "Ainda precisamos lutar para reduzir esses números", conclamou a médica lembrando que teve um tio vítima de bala perdida.
As crianças do Centro de Educação Infantil do HU, se apresentaram com a música “Diga Sim à Paz”, da cantora Eliana e fizeram uma exposição com desenhos sobre o mesmo tema, emocionando quem estava presente.
Para encerrar o pastor Vanderlei Frari fez uma bênção e orou pelos presentes e vítimas da violência. Na programação consta ainda a Missa da Paz, a ser realizada dia 2 de abril, às 12 horas, na Capela do HU.