Casa de Custódia de Londrina leva informação sobre tabagismo aos presos, familiares e servidores.
O setor de Serviço Social da Casa de Custódia de Londrina – CCL - promoveu uma ação educativa durante a Semana Cultural no mês de agosto de 2013, com projeto coordenado pela assistente social da unidade, Berenice de Fátima Martins Veiga. O projeto “Sensibilização e orientação sobre o tabagismo” surgiu a partir de uma pesquisa documental realizada por Veiga no ano de 2011 em que constatou que das sanções aplicadas pelo Conselho Disciplinar da unidade 23,44% eram referentes ao uso de tabaco. Os objetivos do projeto foram: levar à pessoa presa, familiares e servidores da unidade o acesso à informação sobre os malefícios do tabagismo; contribuir com a prevenção à saúde da pessoa presa; informar sobre o Programa Federal de Tratamento ao Tabagismo oferecido gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde, e promover atividade educativa e reflexão entre os presos sobre os prejuízos causados pelo tabaco aos colegas de cela não fumantes.
A unidade contou com a contribuição do Instituto Nacional do Câncer – INCA que enviou material informativo (cartazes, cartilhas e folders) e SANEPAR com doação de copos de água que foram oferecidas aos familiares. Foi entregue material informativo em todas as celas da unidade, totalizando 364 pessoas presas recebendo cartilha sobre o tabagismo.
Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro a assistente social Berenice e a psicóloga Juliana Zanuto Resende realizaram atividade com as famílias visitantes dos presos, promovendo panfletagem e orientação sobre as Unidades Básicas de Saúde – UBS de Londrina que oferecem o tratamento ao tabagista. Foram abordadas 185 pessoas visitantes de presos da CCL e 15 da Penitenciária Estadual de Londrina II que passaram pelo local. Segundo a assistente social houve demanda expressiva por parte de servidores da unidade que solicitaram materiais e outras informações sobre o tema. O próximo objetivo é implantar o programa de contole do tabagismo na CCL.
Berenice e Juliana agradeceram a Universidade Estadual de Londrina – UEL – através da professora Regina Célia Bueno Rezende Machado do Departamento de Enfermagem que ministrou palestra aos presos. Agradeceram também a Direção, Vice direção, chefe de segurança, agentes penitenciários e de cadeia, aos técnicos dos setores de Saúde, Pedagogia e Psicologia, aos agentes de execução e de apoio, e aos presos do regime semiaberto que trabalham na CCL, que contribuíram para o sucesso do trabalho. Para Berenice “o sucesso de qualquer trabalho se deve à colaboração e compromisso de toda a equipe”.
Regina sendo homenageada por dois detentos.
Cartazes e folders na recepção da CCL.
Entrega de folders nas celas.
Berenice e Juliana aguardando as famílias.
Berenice com familiares.