30/nov/18 por Luis Claudio Galhardi
Gestor do Londrina Pazeando
O filósofo e escritor com Mestrado e Doutorado em Educação, Professor-titular da PUC-SP (1977-2012) é londrinense, e em muitas oportunidades em suas palestras, conta suas lembranças importantes vividas aqui em Londrina em sua infância e adolescência, e como estes momentos foram importantes para sua formação.
Um dos maiores pensadores do Brasil, consegue empolgar as pessoas se utilizando em seu discurso, a filosofia. Dono de uma memória fantástica, é capaz de citar nomes, datas, interpretar e traduzir ideias dos maiores filósofos e cientistas, de forma que as pessoas mais simples possam entender o que ele está dizendo, sem perder a profundidade e a clareza do tema. A facilidade de tratar de inúmeros temas e assuntos é algo que impressiona também, e sem polemizar, nos leva a refletir sobre os maiores dilemas da vida humana.
Eu o vejo como um grande “Embaixador da Paz” de Londrina, pois tratar dos conflitos inerentes aos seres humanos, na complexidade da vida moderna, abrindo a “mente” para a diversidade das formas de pensar, contribui muito para a construção de uma cultura de paz. Ou seja, ajudar as pessoas a construírem diálogos internos, para que possam, nos momentos de conflito, terem subsídios e dialogarem.
Cortella afirmou que quer contribuir com o Movimento Pazeando e abriu a possibilidade para uma agenda aqui dois anos, onde poderia vir e se debruçar sobre o tema Sustentabilidade e a Construção da Cultura de Paz – Pazear é Possível !