Entrevista da Rádio UEL
Fonte Radio UEL: Campanha Arma Não é Brinquedo será lançada na quarta-feira, 3 de maio, em Londrina. Luis Claudio Galhardi, Secretário do COMPAZ e coordenador da ONG Londrina Pazeando, explica a programação. A entrevista tem a participação do comentarista político Fábio Silveira.
VEJA AUDIO JORNAL DA RÁDIO http://www.uel.br/uelfm/arquivo.php?id=16248
VEJA no You Tube outras https://www.youtube.com/user/Pazeando/videos?view=0
Radio UEL
TV UEL
SITE DA ACIL
TV TAROBA
RPCTV
Bonde Londrina
Rádio CBN
Fiscalização nas lojas para “Certificação 2017”.
Este ano, estamos na 7ª entrega do SELO “Arma não é Brinquedo.” Parabéns Londrina.
Nesta quarta dia 03 de maio QUARTA membros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, da ONG Londrina Pazeando, da Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura vão visitar lojas da cidade que vendem brinquedo. O grupo se reunirá às 13:30 horas na ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina que é parceira da campanha desde o inicio, e de lá seguirá um roteiro de visitas preestabelecido.
O objetivos é constatar que as lojas não estão vendendo armas de brinquedo, e reafirmarem a sua parceria com a campanha “ARMA NÃO É BRIQUEDO”.
Temos na cidade 81 lojas que trabalham com venda de brinquedos e participam da campanha através de SELO Lei Municipal 9.188/2003. O Selo foi instituído em 2011, e neste ano terá a sua 7º versão e entrega. As lojas tem que renovar a cada 2 anos o selo passando por novo processo de certificação. A entrega do 7º selo este ano acontecerá em uma solenidade na Câmara Municipal em 23/novembro que conhecide com a data - Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.
Veja no site da Câmara todos as lojas http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml
A cidade é referencia nacional em uma política pública de controle de venda de armas de brinquedo. A experiência Londrinense inspirou Lei semelhante no Distrito Federal e Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e o Projeto de Lei PL 2413/2015 (veja mais) .Está tramitando no Paraná (iniciativa do Dep. Tercílio Turini) um projeto de Lei estadual. Temos também o apoio (veja mais) do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública que entende , além de aspecto EDUCACIONAL da iniciativa, uma contribuição para redução de violência no país e melhoria na segurança pública, uma vez que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz 44% das armas utilizada em crimes são de brinquedo (veja mais)