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5ª Coletânea 2007

5ª Coletânea de textos para produção de um livro com o tema: Londrina Pazeando 2007:

"Como eu posso contribuir para uma Cultura de Paz no Planeta?

(Proposta APROVADA EM 24/JAN/2007)

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5ª Coletânea de textos para produção de um livro com o tema:

Londrina Pazeando 2007 "Como eu posso contribuir para uma Cultura de Paz no Planeta?"

 

1- INFORMAÇÕES GERAIS

1.1- O Projeto Londrina Pazeando é uma iniciativa inspirada no projeto nacional "Paz Pela Paz e Não -Violência " organizada pela ONG MOVPAZ -Movimento Internacional Pela Paz e Não -Violência de Feira de Santana, que tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina, reflexões sobre a importância da Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas. " Paz Pela Paz e Não Violência ", representa uma iniciativa pioneira de introduzir o estudo da Paz nas Escolas, uma vez que ao longo da História as Escolas do mundo somente estudaram e ainda estudam as guerras. A partir deste projeto inicia-se a proposta, (a ser apresentada ao Ministério da Educação - MEC ) de inclusão do tema da Paz, com seus respectivos pacifistas e movimentos, como conteúdo transversal no currículo pedagógico de todas as Escolas do Brasil.
1.2- Com este enfoque, para o ano de 2007, a Comissão Organizadora composta pelas seguintes entidades: O Londrina Pazeando, Secretaria Municipal de Educação de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Educação de Londrina, SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, Universidade Estadual de Londrina, Unopar e Sindicato dos Jornalistas está sistematizando a produção de um livro com o tema: Londrina Pazeando 2007 - "Como eu posso contribuir para uma Cultura de Paz no Planeta?
1.3- Como primeira etapa deste trabalho, propõe-se um estudo dialético do tema em cada Estabelecimento de Ensino e posteriormente a produção de desenhos e textos, que apontem alternativas aos três segmentos da Paz:
Paz Ambiental
Paz Social 
Paz Interior

 

2. DAS INSCRIÇÕES / SELEÇÃO
2.1 - Os desenhos deverão ser entregues em tamanho ofício. Poderão ser pintados e coloridos com giz de cera, lápis de cor, tinta guache, tinta a óleo ou qualquer outro método. Deverão ser identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série).
2.2 - Os textos deverão ser digitados ( fonte tamanho 10 , sem recursos para expansão de caracteres), conter de 20 a 25 linhas, para os alunos de Ensino Fundamental e de 25 a 30 linhas para os alunos do Ensino Médio. Deverão ter um título e estar devidamente identificados com etiqueta no verso ( nome, idade do aluno, escola e série). Os textos deverão ser entregues em DISQUETE e impresso.
2.3- Os trabalhos deverão ser inscritos pelos próprios Estudantes, na Secretaria da Escola na qual estão regularmente matriculados.
2.4- Cada Escola deverá nomear uma Comissão Julgadora, que apontará o melhor trabalho: (01) um texto e (01) um desenho, escolhendo uma Modalidade de Ensino, ou Ensino Fundamental ou Médio. Não serão aceitos mais de um texto ou um desenho por escola.
2.5- O Livro terá de 80 a 90 páginas, e conterá: - OS 30 MELHORES TEXTOS E OS 30 MELHORES DESENHOS, que serão escolhidos pela comissão organizadora, dentre os textos e desenhos recebidos das escolas que entregarem dentro da data estabelecida neste regulamento.
Os textos deverão ser analisados por professores de Língua Portuguesa, observando os seguintes critérios:
Coerência textual ( encadeamento lógico de idéias, relação do tema com o contexto, clareza e conclusão) Adequação lingüística ( ordenação das frases, concordância, regência, pontuação, acentuação e ortografia) Aspectos heurísticos (criatividade, problematização, nível de informação, capacidade de reflexão, soluções e/ou alternativas apresentadas)
Quanto aos desenhos, a análise deverá ser feita por professores de Educação Artística, observando os seguintes critérios, criatividade, originalidade, concordância com o tema, uso adequado de material e técnica empregada.
2.6 - A elaboração dos trabalhos deverá ser efetuada em sala de aula em data pré-divulgada para os alunos a ser determinada a critério de cada escola, e posteriormente submetida pela Comissão Julgadora da Escola.
2.7 - A escola NÃO poderá entregar um texto e um desenho do mesmo aluno, necessariamente deverão ser de alunos diferentes.
2.8 - Não serão aceitos desenhos produzidos por computadores, os desenhos devem ser construídos a mão livre.
Sugerimos que as escolas trabalhem o tema "Construção de uma Cultura de Paz" com os alunos durante todo o primeiro semestre de 2007 definindo um cronograma de atividades na escola. Durante este semestre a comissão organizadora trabalhará, junto com o Londrina Pazeando, viabilizando a vinda de palestrantes de fora, bem como pessoas de Londrina que se proponham a fazer palestras nas escolas.
2.9 - Aconselha-se que para a elaboração dos trabalhos, sejam consultados bibliografia, mostragem de vídeos, documentários e sites sobre os pacifistas que indicamos em anexo.
2.10 - Os melhores trabalhos dos alunos, do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, deverão ser entregues, com as respectivas fichas de inscrição, até o dia 12/junho /07 nos locais a seguir:
Escolas Públicas da Rede Estadual - NRE de Londrina
Escolas Públicas da Rede Municipal - Secretaria Municipal de Educação de Londrina
Escolas da Rede Particular - SINEPE
OBS: Os textos e desenhos produzidos nas Escolas deverão ser guardados, pois como ocorreu nos anos anteriores, é provável que na 6 º Semana da Paz em setembro/06 ocorra a exposição de desenhos e/ ou textos com o tema.

 

3.0- CONSIDERAÇÕES FINAIS
3.1- A Comissão Organizadora, julgará e poderá desclassificar o candidato se considerar que o trabalho inscrito não atenda os objetivos ou requisitos desta seleção.
3.2- A Comissão Organizadora, poderá reproduzir e divulgar os trabalhos, premiados ou não, no todo ou em parte através de quaisquer meios de comunicação, sempre que o objetivo for contribuir para a construção da Paz.
3.3 - Os autores devem estar cientes de que os direitos autorais ficarão para o Londrina Pazeando e que possíveis lucros obtidos com a venda de exemplares serão revertidos para a causa em questão.
3.4- Não serão aceitos textos de produção em grupo, mas só textos individuais.
3.5- Os casos omissos serão dirimidos pela comissão organizadora.

Comissão Organizadora:
1. Coordenação -Londrina Pazeando
2. Secretaria Municipal de Educação
3. Secretaria Municipal de Cultura
4. Núcleo Regional de Educação de Londrina
5. SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina
6. Universidade Estadual de Londrina
7. UNOPAR
8. Sindicato dos Jornalistas
9. Instituto de Educação Igapó

 

Bibliografia Sugerida:
AROM, Raimond. Paz e guerra entre as nações. Brasília: Ed. UNB.
BOFF, Leonardo. Oração de São Francisco: uma mensagem de paz para o mundo. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.
DREL, Naomi. A Paz também se aprende. São Paulo: Ed. Gaia.
HERMÓGENES. Mergulho na paz Rio de Janeiro: Ed. Record.
______. Convite a não- violência. Rio de Janeiro: Ed. Record.
MAIA, Ademar Freire. Guerra e paz com energia nuclear. São Paulo: Ed. Ática.
MALDONADO, Maria Tereza. Construtores da paz: caminho da prevenção da Violência. São Paulo: Ed. Moderna.
MESQUITA, Ruth Brasil. Reflexões sobre a Paz. Paz e Vida.
NUNES, Clóvis. Eles pazearam. São Paulo: Ed. Edicel.
______ (Org.). Construindo a paz. São Paulo: Ed. Edicel.
ÓDONNELL, Ken. A Paz começa com você. São Paulo: Ed. Gente.
PAULO VI (Papa). A paz é possível: a paz é um dever. Petrópolis: Ed. Vozes.
SCHOLS, Katerine. Tempo de paz. Rio de Janeiro: Ed. Global.
URY, William. Chegando à paz. São Paulo: Ed. Campus.
Vários Autores. Ecologia ? sobrevivência. Ed. Taba Cultural
WEIL, Pierre. A Arte de viver em paz. ?: Ed. Gente.
Na internete biografia de alguns pacifistas na home page: Caminhos da Paz http://www.cddh.org.br/caminhosdapaz 
ABRAMOVAY, M. e RUA, M. G. Violências nas escolas. UNESCO/Ministério da Saúde/Secretaria de Estado dos Direitos Humanos/CNPq/Instituto Ayrton Senna/ UNAIDS/Banco Mundial/USAID/Fundação Ford/CONSED/UNDIME. Brasília. 2002. 400p.
ANDI. Balas perdidas: Um olhar sobre o comportamento da imprensa brasileira quando a criança e o adolescente estão na pauta da violência. Brasília. 2001. Disponível em http://www.andi.org.br/pesqjov/BalasPerdidas.pdf. Acesso em janeiro,2003.
ANELLO, Eloy e HERNANDEZ, Juanita de. Liderazgo Moral. Santa Cruz de La Sierra, CSC, 1996.
ARBAB, Farzam. La Senda del Aprendizaje en Latinoamerica. Editorial Nur, Cali, 1991.
ASSIS, Simone G. Traçando caminhos em uma sociedade violenta: a vida de jovens infratores e seus irmãos não-infratores. Editora Fiocruz. 1999. Rio de Janeiro. 236p.
BALESTRERI, Ricardo B. Consciência moral e construção da paz. In: Nainquietude da paz. Balestreri, R. B. (org.). Edições CAPEC. Porto Alegre. 2001. 136p.
BOBBIO, N. El tiempo de los derechos. Madrid:Sistema, 1991.
BOULDING, Elise. Cultures of Peace: The hidden side of history. Syracuse University Press. New York. 2000. 347p.
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CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação, São Paulo: Cultrix, 1995.
CORRÊA, Dinâmicas de Educação para a Paz, In: Adolescer: compreender, atuar, acolher. Brasília:ABEn (Projeto Acolher/Associação Brasileira de Enfermagem), 2001.
CORRÊA, Rosângela Azevedo. Educar em e para o conflito. Apostila do curso "Trabalhando com ética e cidadania em prol da Paz nas Escolas, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Governo do Distrito Federal, pp. 16-46, abril de 2001.
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GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Cidadãos do presente: crianças e jovens na luta pela paz. São Paulo: Saraiva, 2002.
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GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Um Novo Mundo é possível. São Leopoldo/RS: Sinodal, 2004.GUIMARÃES, Marcelo Rezende. Educação para a Paz -sentidos e dilemas.
Caxias do Sul RS :Editora da Universidade de Caixas do Sul , 2005.
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JARES, Xesús R. Educación para la Paz - su teoría y su práctica. Madrid: Editorial Popular, 1999.
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MACHADO, N.J. Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1996.
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MARCIC, Dorothy. Como administrar com a sabedoria do amor: revelando a virtude nas pessoas e nas organizações. São Paulo, Cultrix / Amana-Key, 1999.
MASLOW, Abraham H. Motivation and Personality. New York, Harper & Row,
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RODRÍGUEZ ROJO, Martín. La Educación para la paz y el interculturalismo como tema transversal. Barcelona: Oikos-tau, 1995.
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SEMINARIO DE EDUCACIÓN PARA LA PAZ DE LA APDH. Amemos la paz. Unidad didáctica. Madrid:APDH, 1990.
SEMINARIO DE EDUCACIÓN PARA LA PAZ DE LA APDH. Educar para la paz. Una propuesta posible. Madrid: APDH-CIP, 1989.
SEMINARIO DE EDUCACIÓN PARA LA PAZ DE LA APDH. La alternativa del juego II. Madrid:E.Los Libros La Catarata, 1997.
Seminario de Educación para la Paz. Asociación Pro Derechos Humanos. Educar para la Paz. Una propuesta posible. Madrid: Los Libros de la Catarata, 1994.
SENGE, Peter. citado em De Líder para Líder. São Paulo, Futura, 1999. sobre educação para a paz. Lisboa: Unicef, 1984.
STRAWSON, P. F. Libertad y resentimiento, Barcelona, I.C.E. UAB-Ediciones Paidós, 1995
THUROW, Lester C. A Construção da Riqueza. Rio de Janeiro, Rocco, 2001.
UNESCO. La Educación para la cooperación internacional y la paz en la escuela primaria. Paris: Unesco, 1983.
URY, William. Chegando à Paz. Rio de Janeiro, Campus, 2000.
YOUNG, Robert. Teoría Crítica de la Educación y Discurso en el Aula. Madrid: Paidós, 1993.

 

Em Londrina:
Posters de pacifistas para exposição nas Escolas


FITAS DE VÍDEO:
A vida de Madre Tereza ( Secretaria Municipal de Educação - super creche)
A vida de Gandhi
Documentário do Movimento da Paz em Londrina (reportagens)

 

Palestra:

Clovis de Souza Nunes ( Núcleo Regional Educação e Secretaria Municipal de Educação)
29/junho/2002 BSGI Palestra 2º semana da Paz de Londrina
01/julho/2002 BSGI Seminário Estudo da Paz nas escolas
20/setembro/2002 BSGI Educação Pela Paz I
11/abril/2003 Câmara Municipal de Londrina- Educação Pela Paz II
09/maio/2003 CCB/UEL Jogos Cooperativo: A Paz Ciência da Cooperação
23/maio/2003 CCB/UEL Convite a Não-Violência, José Hermogenes
28/set/2003 Reportagens sobre a 3° semana da paz de Londrina , na imprensa televisiva 32" 


CDs de:
Viver em Paz com Jacson Antunes
Paz pela Paz de Nando Cordel

 

Diretoria do Londrina Pazeando:
Luis Claudio Galhardi -Fone: 9996-1283 paz@londrinapazeando.org.br
Maria Luiza Corrêa Bastos -CEBEJA- Fone: 3324-7199 marialuizabastos@hotmail.com
Naudemar Nascimento Fone: 9945-5006 /3338-2461 nau@ldapalm.com.br 
Amauri Pereira Cardoso Escola Municipal CAIC Zona Sul - Fone: 3341-3552 caic@sercomtel.com.br
Jupiter Villoz Silveira Casa do Caminho de Londrina - Fone: 3322-1335 casadocaminho.infantil@bol.com.br

 

Conselho fiscal:
Wanda Coutinho Rabello -Fone: 3324-3057 wandacoutinho@hotmail.com
Seviriana Rodrigues Cunha - Fone: 9997-8493 sevipitika@zipmail.com.br
Maria Antonia Fantáussi Escola Educacional - Fone: 3342-0241 educacional@sercomtel.com.br

 

Endereço para Correspondência:
Rua Prof Joaquim de Mattos Barreto, 1298 Jd Maringá CEP 86.060-010 Londrina Pr
http://www.londrinapazeando.org.br

 

Comissão Organizadora para publicação do Livro Londrina Pazeando:

  • Londrina Pazeando - Coordenador - Luis Claudio Galhardi - paz@londrinapazeando.org.br 
  • Instituto de Educação Igapó - Diretor Amauri Pereira Cardoso - caic@sercomtel.com.br
  • Secretaria Municipal de Educação - Secretária Carmen Baccaro Sposti; representante Virginia Maria Pelisson Laço - educacao@londrina.pr.gov.br
  • Secretaria Municipal de Cultura - Secretário Luciano Bitencurt - representante Diretora da Biblioteca Pública Municipal Jane Cristina Marcucci - jane.marcucci@londrina.pr.gov.br
  • Núcleo Regional de Educação de Londrina- Chefe Geni de Lourdes Perineto - representante Lindamir Néris da Silvia - equiplon@pr.gov.br
  • SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina Presidente Marcos Antonio de Souza - Representante Akiko Ueda Shiratori - dtmoreira@onda.com.br
  • UEL - Universidade Estadual de Londrina - Reitor Prof Dr Wilmar Sachetin Marçal - representante Pro-ex José Roberto Pinto de Souza - jose@uel.br
  • UNOPAR - Universidade Norte do Paraná  - Reitora Elisabeth Bueno Laffranchi - Representante Fatma Regina Gouveia Dias - gati@sercomtel.com.br
  • Sindicato dos Jornalistas- Diretora Célia Polesel e José Otávio Sancho Gremo - polesel@sercomtel.com.br  -Apoio Institucional da UNESCO  Coordenadora de Desenvolvimento Social
  • Marlova Noleto  representante Beatriz Coelho beatriz.coelho@unesco.org.br