Baixa relatório em PDF (Clique aqui)
24/fev/2012 – Contato do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz com Ministro Gilberto Carvalho, afim buscar apoio para discutir no Brasil uma Lei Federal que proíba no pais a –fabricação, importação e venda de armas de brinquedo. O propósito do COMPAZ é através da campanha fazer uma grande reflexão sobre a necessidade de uma mudança de mentalidade na Educação de Nossas Crianças. Porque ao invés de incentivarmos elas a brincarem com armas de fogo (de plástico) nós adultos possamos convida-las para “ brincarem de salvar o Planeta”. Vamos brincar de buscar a sustentabilidade e ajudar a diminuir o aquecimento global. Precisamos de “novos heróis” mais inteligentes, menos violentos, mais inovadores nas ações. Não conseguiremos sustentabilidade com armas. Nossos inimigos são nossos hábitos atuais de consumo. Não protegeremos nossa civilização investindo na indústria bélica... Assim chegamos ao conceito “arma não é brinquedo”.
|
15/fevereiro/2012, conselheiros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina, colaboradores do Instituto GRPCOM, e outros convidados voluntários, foram para Av. Leste-Oeste próximo do terminal central de ônibus, ADESIVAREM veículos. O proposta foi convidar os motoristas, a refletirem sobre a necessidade de manifestarem-se em prol de um mundo de paz. Ao serem abordados, a maioria elogiou a ação do conselho e do Instituto GRPCOM e prontamente aderiu a campanha, permitindo a colagem dos adesivos (www.paztemvoz.com.br ) em seus veículos.O conselho municipal está e estará sempre aberto para colaborar com as empresas e grupos que tenham este tipo de inciativa, que na visão do conselho cria um efeito dominó “do bem” que mobiliza varias outras pessoas a novas ações em prol da construção de uma cultura de paz. Na oportunidade os ativistas também convidaram as pessoas para participarem das pré-conferencias e da conferencia municipal (veja mais clique aqui)O conselho contou com apoio da Policia Militar que coordenou a transito, afim de que tudo transcorresse de forma segura e com muita paz e harmonia.
16/fevvereiro/2012 -Nós Podemos Londrina realiza 2º Encontro de grupos de Apoio às Gestantes. O 2º Encontro de Troca de Experiências de Grupos de Apoio a Gestantes de Londrina, deve objetivo de dar continuidade aos relatos de experiências de como os grupos contribuem para melhorar a Saúde das Gestantes e diminuir a morte de mulheres nos partos - ODM 05 - ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.O evento ocorreu no SESI Rua Dep. Fernando Ferrari 160 - Jd. Bancários - perto do Colégio Marista das 17 às 19 horas. A partir do encontro foi criada uma oficina de formação sobre cuidados específicos para as gestantes, destinado aos líderes dos grupos de apoio. De acordo com Kátia M. Krelling Vezozzo enfermeira e professora da Unifil, “é importante sempre aprimorar os conhecimentos da área de saúde, principalmente a saúde da gestante, pois sempre temos novidades”. O primeiro encontro reuniu 25 grupos (2011) de apoio às gestantes em Londrina que puderam explicar como realizam esse trabalho de apoio, agora poderão sugerir ações que possam contribuir para o desenvolvimento dos grupos. Durante o ano de 2012 uma oficina por mês foi realizada.
30/março/2012 Realizado o 6° ATO PUBLICO DE PAZ junto com os funcionários do HU lembrando a morte de enfermeira Sueli Aparecida de Souza, vitima de uma bala perdida em Londrina. Em 2009 o evento foi institucionalizado pelo HU. Manifestações emocionadas de parentes de vítimas de violência e o compromisso de que a luta contra a violência será desencadeada de forma cada vez mais firme foram a tônica do 6ª Manifesto da Paz – HU pela Paz, promovido pelo Hospital Universitário. O Manifesto teve depoimentos de dona Maria do Socorro, mãe da ex-funcionária do HU, Suely Aparecida de Souza, atingida por uma bala perdida quando estava com a família em uma pizzaria; de Luís Rossi, pai da estudante Amanda Rossi, assassinada nas dependências da Unopar; da atendente de Enfermagem do HU, Maria Aparecida dos Santos, que teve uma filha assassinada; e de Josy Maria do Carmo, que teve marido morto em um assalto.
19/março/2012. O Programa Embaixadores da Paz é uma parceria entre o Clube Aventureiros do Amanhecer e o COMAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e tem também o apoio da ONG Londrina Pazeando. Segundo Charleston Luiz da Silva, presidente do Clube o objetivo do Programa é divulgar entre as crianças e jovens das 6ªs séries de Londrina a Lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município de Londrina e assim contribuir com a construção de uma Cultura de Paz e não-violência entre os jovens. Eles receberam a carteirinha de Embaixadores pacifistas, e agora como aGentes da Paz, vão levar aos colegas as informações sobre a Lei, como contribuir com a campanha em curso na cidade. Neste dia 19 de março de 2012, eles se reuniram no SESI para receber suas carteirinhas, ir na piscina, lanchar e ouvir as palestras do COMPAZ e do Clube, e assim iniciar seu papel de divulgadores da campanha “arma não é brinquedo ... dê abraços.”
29/abril/2012 Realizado o primeiro contato em Brasília com Dep. Luis Claudio Galhardi do COMPAZ/Pazeando e Everardo Lopes, ambos Rede Desarma Brasil estiveram visitando a Deputada Erika Kokai ( PT/DF ) Erika está ajudando o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz a levar para debate no parlamento um projeto de Lei Federal que proíba a fabricação, importação e venda de armas de brinquedo no Brasil. A experiência local pode ser uma referência nacional de que tal Lei é viável. Se na cidade de Londrina com uma “Lei Municipal” em vigor, praticamente não existe mais o comércio destes brinquedos, então entende o conselho que se isto foi conseguido aqui, este sucesso pode se estender através de um Lei Federal para todo território Brasileiro. Afinal, devemos ensinar nossas crianças a brincarem de Salvar o Planeta, não será com gastos bélicos de 1 trilhão e 530 bilhões de U$ anuais (48 mil dólares por segundo) que isto acontecerá. Somos responsáveis em mudar esta cultura de violência para uma Cultura de Paz onde exista a sustentabilidade. Quem sabe já na copa de 2014 possamos dizer : - Por Um Mundo Sem Armas, Sem Drogas, Sem Violência e Sem Racismo (tema da copa) ... no Brasil já não temos “armas de brinquedo”. http://www.facebook.com/ArmaNaoEBrinquedo (participe de campanha no facebook clique no botão “curtir”)
15/maio/2012. Campanha arma não é brinquedo 2012. Campanha nas Rádios, TVs, Jornais e Rede Sociais de Londrina, está sintonizada com o tema da copa de 2014. Iniciamos neste mês de maio uma campanha para continuarmos a fazer valer a Lei 9.188/2003 que proíbe no município de Londrina a venda de armas de brinquedo. Já temos uma articulação nacional para discutirmos no congresso uma Lei Federal que venha proibir no pais - a fabricação - a importação e - a venda de armas de brinquedo no Brasil. Estamos sintonizados com o tema social da copa que é "Por Um Mundo Sem Armas, Sem Drogas, Sem Violência, Sem Racismo". Em novembro de 2011, animados pelo compromisso de disseminar a cultura de paz na cidade, 16 empresários receberam, da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, o selo "Arma não é brinquedo...dê abraços. Os lojistas que representam 23 pontos comerciais instalados em diferentes regiões da cidade e aderiram à campanha de combate à venda de armas de brinquedo pelo comércio local, receberam uma peça em acrílico e um CD com a logomarca alusiva ao Selo que poderá ser utilizada na publicidade da empresa certificada. A Campanha quer novas adesões de lojistas e dos educadores (pais, avos, professores, pessoas engajadas em prol da Cultura de Paz) e para isto foram produzidas pela agencia de publicidade PROMIDIA com colaboração do STUDIO V contendo as seguintes peças 1. VTs para televisões e Rede Sociais na Internet - 2. Spot para Rádios - 3. Banner para Jornais e materiais impressos. Caso você saiba de algum comércio que precise ser alertado sobre a Lei entre em contato com os Fiscais da Prefeitura Municipal de Londrina através do endereço: PARTICPE, vamos juntos trabalhar em Prol de uma Cultura de Paz. Se queres a Paz Educa para Paz (Campanha Global de Educação para a Paz, lançada em Haia em 1999) — em Londrina
30/maio/2012 - 3ª Conferência Municipal de Cultura de Paz de Londrina. “Todo Cidadão poderá participar da 3ª Conferência Municipal” (edital item 3.1 - ver edital e fazer inscrição prévia www.cml.pr.gov.br. Diálogos Apreciativos - “Vamos construir uma Mídia de Paz ! ’’ Estamos trabalhando por uma Cultura de Paz. (COMPAZ) .“O pensamento positivo gerando palavras e imagens positivas, que criam mundos de Culturas de Paz em Londrina, e que será através da mídia local irradiada e repercutida para todo o Paraná e Brasil”. Um mundo melhor necessita de relações mais positivas entre as pessoas. Para que estes mundos se tornem melhores as mudança devem se iniciar dentro da cada um e o melhor de cada individuo deve ser procurado. Os pensamentos positivos são fundamentais nestas mudanças, pois os pensamentos e imagens contagiam, e criam formas que se materializam. Há doze anos existe em Londrina um Movimento pela Paz e Não-Violência, formalizado através da criação da Lei Municipal 8.437 que instituiu a Semana Municipal da Paz e o Dia Municipal da Paz. A Lei formatou uma Comissão Organizadora Municipal para organizar anualmente o evento que tem se estendido para a região. Desde maio/2008 o COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz assumiu junto com o Londrina Pazeando esta organização. «Londrina tangibilizou a paz, não há mundo sustentável sem paz» afirma o jornalista André Trigueiro quando esteve em Londrina em 2011 participando do 4º Fórum Estadual de Mídia de Paz, e falou sobre “A contribuição da imprensa na construção do mundo sustentável’’ e o pioneirismo de nossa região.
"4º ABRAÇOS GRATIS". Intervenção do Movimento pela Paz e Não-Violência no calçadão. No em abril 2012, integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência ( COMPAZ , Movimento Nós Podemos Londrina, ONG Londrina Pazeando e outros) realizarão uma intervenção no calçadão de Londrina, em frente ao chafariz. Cada participante do “abraço” levou um cartaz “escrito sua própria letra”, com os dizeres "Abraços Grátis". A proposta foi mostrar este cartaz ao londrinense que esteve passando pelo calçadão neste horário, e com sua concordância... abraçá-lo. Com o gesto, o movimento quer resgatar valores humanos como o "cumprimentar" as pessoas na rua, "dar a mão", abraçar, sorrir, balançar a cabeça em cumprimento. Atitudes simples mas muito humanas e que nos dias atuais estão sendo pouco "cultivadas" pelas pessoas, e que muitas vezes andam pelas calçadas com desconfiança e medo do "outro transeunte".
25 a 27 de abril de 2012 .Caminhos para superar a cultura de violência “Faça pequenas ações. Se esse pequeno ficar grande, distribua”. A frase proferida pelo coordenador do Movimento Amigos da Paz, Everardo Lopes, deu a tônica da discussão sobre Mobilização e Cultura de Paz, realizada no último dia da décima Expo Brasil Desenvolvimento Local, que reuniu ainda o coordenador do Movimento pela Paz e não-violência Londrina Pazeando, Luis Galhardi. Everardo Lopes e Luis Galhardi comentaram sobre a cultura de violência que está presente na sociedade e debateram formas possíveis de reverter tal situação. Para responder à grande questão: “como é possível reverter essa cultura de violência?” Everardo Lopes defendeu que toda iniciativa que possa se contrapor a essa cultura é fundamental. Porém, segundo ele, a cultura de paz precisa ser desvinculada da ideia de que são necessárias grandes experiências coletivas pra que algo seja mudado. Afinal, são as pequenas experiências continuas e permanentes que realmente trazem bons resultados e formam uma sociedade de paz. Luis Galhardi falou sobre a experiência do Movimento Londrina Pazeando, organização que tem como missão contribuir para a construção de uma cultura de paz e não-violência no município de Londrina, por meio da mobilização das pessoas ligadas às organizações do terceiro setor, às empresas e ao Estado, para que todos possam viver em paz e harmonia plena. Galhardi contou como foi possível criar em Londrina o Conselho Municipal de Cultura de Paz, COMPAZ, que tem por finalidade a promoção da cultura e educação para a paz, buscando promover a paz em todas as suas dimensões, individual, coletiva, social e ambiental, sendo ele transpartidário, transreligioso e transdisciplinar. Sobre o atual clima de violência e insegurança, Galhardi lembrou que essa cultura bélica é traduzida nos brinquedos das crianças, no cotidiano e nas mídias. FONTE: Pedro Nóbrega - Assessoria de Comunicação da Expo Brasil http://www.expobrasil.org/principal/index.php veja vídeo no You Tube http://www.youtube.com/watch?list=UU-kJ4P7aRyE-0xZ81cjl8eA&v=8lb6HwXXVzc&feature=player_embedded#!
Em abril de 2012 o COMPAZ realizou uma confraternização. Objetivo de sair das reuniões administrativas e ampliar os vínculos afetivos entre os conselheiros. O trabalho de construção de uma cultura de paz exige que os trabalhadores vivenciem os enunciados propagados em suas ações. As confraternizações são sempre abertas e outras pessoas interessadas podem participar, principalmente os membros das famílias dos conselheiros.
29 e 30 de junho de 2012 . As comunidades dos bairros Jamaica, Tókio, Pinheiros, Versales, Vila Industrial e Bandeirantes em parceria do SESI Londrina com Grupo Paranaense de Comunicação – GRPCOM e Rede de Desenvolvimento Local, Nós Podemos Paraná, Nós Podemos Londrina, Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial CPCE e Junior Achievement e várias outra instituições e apoiadores. O COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e a ONG Londrina Pazeando, participaram levando a Campanha “Arma Não é Brinquedo”. As crianças foram convidadas a entregarem “armas de brinquedo” e receber 2 gibis que tratam da proposta de Educação para Paz e Desarmamento Infantil. Os gibis então publicados no site www.londrinapazeandop.org.br e podem inclusive serem impressos gratuitamente. No sábado as 16:30 hs aconteceu um grande abraço na praça com mais de 300 pessoas que de mãos dados desejaram muita paz para o bairro, para Londrina, para o Paraná, Brasil e o Mundo. Desenvolvimento Sustentável onde a cultura seja a de Paz.
Em junho a Rede Desarma Brasil se reuniu com a SENASP do Ministério da Justiça afim de tratar da Campanha Nacional do Desarmamento para o ano de 2012. Luis Claudio Galhardi foi o representante do Paraná no evento. No mês seguinte após as ponderações da Rede uma nova reunião aconteceu para junto com Ministério, e agencia de publicidade e a Rede se aprovasse a Campanha Nacional 2012, “proteja sua família, Desarma-se
Setembro de 2012. Programa aGente da Paz. Identificação do Objeto: O presente Programa aGENTE da Paz visa, basicamente, três objetivos principais 1-) formar multiplicadores entre os jovens na área de educação para a paz, 2-) organizar núcleos de educadores para a paz e 3-) preparar a implantação de círculos de cultura de paz nos diversos espaços educativos, formal e não-formal. Justificativa da Proposição: A educação para a paz, mais do que um caminho unívoco, é um conjunto mesmo de caminhos plurais, a partir de diversas referências. Este programa de formação de
educadores para a paz guia-se especialmente pelas propostas da Campanha Global de Educação para a Paz, e a cidade de Londrina tem há 12 anos um “modelo municipal de educação para paz” protagonizado pelo OSCIP Londrina Pazeando que é Referencia Nacionalmente. A busca da Sustentabilidade Planetária é a busca por uma Cultura de Paz, onde possamos (sem violência) harmonizar o consumo e a produção sem exclusão social. Não há um caminho para Paz. A Paz é o caminho J. Abraham Muste. Professora Lia Diskin - “Londrina é sem dúvida um motivo de orgulho para todo movimento de Cultura de Paz do Brasi Jornalista Andre Trigueiro - “Londrina tangibilizou a paz. Não há mundo sustentável sem paz.”
4ª Ano de participação do Movimento pela paz e não-violência nos desfiles cívicos de 07 de setembro com seu Mural móvel. O Mural móvel é um instrumento de divulgação do movimento, e principalmente das semanas municipais da paz. Também é interativo pois é possível fazer fotos personalizadas e enviar para outras cidades divulgando o movimento. Em 2012 o mural permaneceu na Rodoviária Municipal.
Membros do Movimento pela Paz e Não-Violência colabora com grupo que está estruturando o CAV Londrina – Centro de Ação Voluntaria. Uma parceria com o CAV de Curitiba. Missão "Promover o voluntariado transformador, por meio da educação para a cidadania, contribuindo para o bem comum e a construção de um mundo melhor." - Visão "Ser uma organização reconhecida pela capacidade transformadora de suas ações." –Valores "Respeito, valorização e compromisso com a vida, pela prática da solidariedade, colaboração, diversidade, aprendizado e compartilhamento"
|
Organizadores o 4º Abraço no Lago - Utilizando as bandeiras do COMPAZ, do PAZEANDO, Internacional da PAZ, dos ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU) "os 8 jeitos de mudar o mundo", bem como faixas, cartazes, camisetas brancas, ou camisetas coloridas. Todas as pessoas PODEM "manifestar sua paz” livremente. Também as pessoas que pertençam a um grupos em uma empresa, no governo, nas associações, nos sindicatos e outros segmentos. Quem pode participar do abraço? - quem quiser manifestar seu sentimento de Paz para Londrina e Região e para o Mundo. Quem pode ajudar a organizar? - todos que estiverem sentindo a necessidade de um Planeta com mais Paz e harmonia e sustentabilidade.
5º Abraço Grátis na Abertura da 12ª Semana Municipal da Paz e Lançamento do Jogo Pazeando para Celular Android, PC, iPhone, iPod, Tablet. O jogo para celular visa divertir, entreter, a convidar as pessoas para um jogo “sem violência” e sem a exclusão: um jogo cooperativo, em que o jogador vai convidando as pessoas para “dar um abraço pela paz” em torno de um lago. Durante o percurso, além de caminhar, o jogador pode beber água, ajudar a limpar a estrada, cuidar do ambiente e das pessoas à sua volta. Com o olhar na Sustentabilidade Planetária e na mudança de modo de vida e comportamento, o jogo convida, sem perder a emoção de um videogame, as pessoas jogadoras a pensarem em uma Cultura de Paz. Não ocorrem “as cenas de violência” tão comuns e “banalizadas” da cultura atual (a nossa cultura de violência). Ao final, um grande grupo de pessoas se encontra para o grande abraço no lago, um símbolo de união, desejo coletivo de construção de uma Cultura de Paz, cooperação e mudança de atitude perante a resolução dos conflitos complexos da modernidade.
3000 pessoas voltam a abraçar o Lago em 2012, o 4ª evento foi um sucesso. Um dia lindo de sol e muita paz em um grande abraço pela paz.
|
Na entrega do 10º Livro Londrina Pazeando, as crianças tomaram posse da prefeitura, e hastearam as bandeiras do movimento. Em 2012 foram: Estaduais: 8 escolas 5 textos 9 desenhos 14 alunos 4 pais 5 prof. Particulares: 9 escolas 11 textos 9 desenhos 20 alunos 2 pais 2 prof. Municipais: 19 escolas 10 textos 10 desenhos 20 alunos 5 pais 5 prof. Total: 36 escolas com 54 alunos sendo ( 26 textos alunos) ( 28 desenhos alunos) Total: 11 pais ou responsáveis, 12 professores , somando 77 pessoas.
10ª Noite de Cultura de Paz, onde os autores autografam na Livraria Curitiba em um evento que reúne mais de 400 pessoas.
Realização do 5º Fórum Estadual de Educação para Paz, que teve como tema “Mídia para Cultura de Paz”. A dinâmica consistiu em uma peça de comunicação “defendida” e “atacada” por dois grupos de estudantes que mobilizaram argumentos para apoiar ou não a difusão da peça. Após discussões em grupo, os participantes dos dois grupos sintetizaram as ideias principais que nortearam suas ações. Na etapa seguinte o fechamento do fórum foi dois profissionais abordando os valores humanos no mercado de trabalho. Esta parte do debate ficou por conta do sociólogo Marcos Antonio Rossi, professor da instituição; e da jornalista Ana Carla Barbosa, formada também pela Unopar em janeiro de 2012, que atua como repórter no portal RBV News, na capital do Mato Grosso do Sul.
Com o objetivo de levar esclarecimentos para as mulheres gestantes e seus familiares sobre os direitos das gestantes em relação às escolhas do parto e, principalmente, sobre o Parto Humanizado, foi realizada na última quinta-feira (27/09) a palestra "Como humanizar o parto". O evento contribuiu para transmitir e aprimorar conteúdos e reflexões a respeito do modo de nascer e como ele influencia tanto a mãe como o bebê. Associado a esse tema, foi lançado na sexta-feira (28/09) o livro "Parto com amor" de autoria de Luciana Benatti. O livro compartilha os medos, segredos, dificuldades e prazeres de se optar pela técnica do parto humanizado, que está ganhando mais força e preferência das novas grávidas a cada dia. São nove histórias que registram momentos milagrosos de nascimento, à base de amor e respeito pelo ciclo natural da vida. As atividades relacionadas à saúde da mulher, principalmente as gestantes, já acontecem regularmente em Londrina. Através da mobilização de algumas pessoas e instituições da cidade o ODM 5 está caminhando para um futuro melhor. Estes eventos fizeram parte do calendário da 12 ª Semana Municipal da Paz de Londrina que aconteceu do dia 22 ao dia 30 de setembro. O calendário da Semana incluiu diversas atividades relacionadas aos ODM, e ressaltou a importância de caminharmos com esses objetivos a fim de atingir uma Cultura de mais Paz.
|
A 9º Noite de cultura de paz aconteceu no espaço da Igreja Nova Aliança (por motivo de incêndio do Teatro Ouro Verde) 12 escolas se apresentaram , sendo o público do evento cerca de e 350 pessoas. Trabalhar o lúdico, o musical e a cultura de paz.
12º Semana da Paz de Londrina, foram mais de 20 atividades diferentes, sendo que muitas das atividades como as caminhadas são realizadas por inúmeras escolas em diferentes pontos. Também atividades como exposição, apresentações artísticas para os pais também se realizam pela cidade.
Londrina Pazeando é uma das 47 instituições habilitada para votar no CONASP. Acontece neste dia 30 de novembro a eleição do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública em Brasilia. Estão habilitados a votar 47 instituições entre representantes de trabalhadores de segurança, e sociedade civil. O Movimento pela Paz e Não-Violência Londrina Pazeando, Sindicato dos Agentes Penitenciários Federais de Catanduva e o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná - SINDARSPEN são os 3 representantes do Paraná.
Viagem à Brasília em junho para encontrar a Dep. Erika Kokay, afim de conversar sore a possibilidade de discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil a fabricação, importação e venda de armas de brinquedo no país. Em nov. junto com a Vereadora autora de Lei em Londrina Sandra Graça, fomos fazer os planos articular no congresso nacional esta discussão, alavancada pelo Tema Social da Copa 2014 ...mundo sem armas ...
Londrina celebra o Dia da Consciência Negra com feriado . Pelo terceiro ano consecutivo as atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços instaladas em Londrina paralisam suas atividades nesta terça-feira (20), data na qual se comemora o feriado municipal alusivo ao "Dia da Consciência Negra". Criado pela Lei 10.816/2009, de autoria do atual vice-presidente do Legislativo, o vereador Tito Valle (PMDB) e outros, o feriado de 20 de novembro foi referendado por meio do artigo 17 da Lei 11.468/2011, que trata do novo Código de Posturas do Município.
Visita do COMPAZ ás lojas da cidade convidando para participar da 2ª entrega de SELO da Lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo.
A primeira (2011)edição do Selo "Arma não é brinquedo... Dê abraços!" foi entregue às empresas :
1- Atlântico Atacado de Brinquedos e Presentes Ltda,
2- Condor Super Center Ltda ( Supermercados Condor),
3- Contos e Contos Ltda,
4-Carrefour Indústria e Comércio Ltda,
5- Bruxelas Comércio de Alimentos Ltda ( Supermercados Golfinho, 4 lojas),
6- Comercial Móveis Brasília Ltda ( 5 lojas),
7- Maria Rosineide de Oliveira e Cia Ltda,
8- Organização Não Governamental Canaã ( entidade administradora do Camelódromo),
9- A.EL Rafih- Importadora de Brinquedos;
10- Batbanca Revistaria Ltda,
11- Silvia Terezinha Liberatore Livraria,
12- Armarinhos Beghini Ltda,
13- Bazar Ruy Virmond e
14- Maria Beghini Rodrigues.
OBS: foram 23 lojas, ou pontos da vendas. Alguma lojas tem várias filiais.
Cerimônia oficial para a entrega do SELO "Arma não é brinquedo... dê Abraço", promovida pela Câmara de Vereadores a Prefeitura Municipal de Londrina, conforme lei municipal 9188/2003. Empresas que receberam o Selo “Arma não é brinquedo...Dê abraços” ,
edição 2012:
1- F D Giga Presentes, Armarinhos e Utilidades Domésticas (Giga Presentes)
2- Mercadomóveis Ltda ( Lojas M & M)
3- E Guerra e L Caetano Ltda ( Hiper Casa Mega Store)
4- Magazine Luiza S/A ( Rua Benjamin Constant, 1220)
5- Maganize Luiza S/A ( Shopping Catuaí)
6- Vânia Cristina de Almeida Variedades ( Lojas Renascer)
7- Comércio de Utilidades Domésticas Benjamin Ltda ( Bazar Oba Oba)
8- Larissa CP Oliveira Presentes (Larissa Presentes)
9- Mayara Cristina de Andrade ( Malu Presentes)
10- WMS Supermercados do Brasil Ltda ( Maxxi Atacado)
11- Adriana Aoki Amazonas Cruz (Drealy)
12- Companhia Sulamericana de Distribuição (Supermercado Canção)
13- Pelagio e Pelagio Ltda ( Kid + Brinquedos)
14- Paulo Pereira de Oliveira e Cia Ltda ( Bethi Presentes)
Mais uma turma do Curso Aprender a educar para a Paz: O presente curso de educação para paz visa, basicamente, três objetivos principais: formar multiplicadores na área de educação para a paz, organizar núcleos de educadores para a paz e preparar a implantação de círculos de cultura de paz nos diversos espaços educativos, formal e não-formal como corporações e empresas. Carga horária: 12 encontros de 4h totalizando 48h - estudo apostilado com dinâmicas, vídeos documentários e *com certificado.
Confira a lista de formandos do 4º Curso Educar para a Paz:
Irma Joana Amantea Galhardi - Laços de Amor;
Leozita Baggio Vieira - BPW/ COMPAZ;
Mirtes Viviane Menezes - Secretaria Municipal da Mulher;
Silvério Silva - SS Indústria de Plásticos*;
Berenice de Fátima Martins Veiga - Casa de Custódia;
Nerildo Augusto de Medeiros - Guarda Municipal;
Andreia Maria Menezes Barbosa - Guarda Municipal;
Marcia Lopes Cescato - Guarda Municipal;
Tania Paula Peralta - Escola Municipal;
Silvanete Aparecida dos Santos – Rondopar*;
Danielly Kelly da Cunha – Sagipeças*;
Sarah Mafra - Escola Municipal;
Lucas Busatta Galhardi - Colégio SESI/SENAI;
Vinicius Busatta Galhardi - Colégio MAF;
Marcos de Sousa - Móveis Brasilia*;
Clarice Loreiro Guedes - Móveis Brasilia*;
Lilian Miranda - Sindicato Rural Patronal.
* Empresas Amigas da Cultura de Paz.
Lançamento de 20.000 cartões de telefones Sercomtel constava a imagem tema “Vamos melhorar a saúde das gestantes: nascer em 2012 numa Cultura de Paz” |
Luis Claudio Galhardi,recebeu, em solenidade, da Câmara Municipal de Londrina, o Diploma de Reconhecimento Público por serviços prestados ao Município.
|
Novo site do Londrina Pazeando
São mais de 82 álbuns com registro visual do movimento
2 canais no You Tube com vídeo reportagem e palestra. Foram 59.420 exibições
Novas empresas estão participando do Movimento pela Paz e Não-Violência
No site da Câmara Municipal existe um “box permanente” com a campanha arma não é brinquedo.
No site da Câmara Municipal existe um “box permanente” com a campanha arma não é brinquedo.
Os sites Midia de Paz e Nós Podemos Londrina são alimentados pelo Movimento pela Paz
Londrina, 09 de janeiro de 2013
Londrina Pazeando