Home Regulamento

O COMPAZ E A ESCOLA CAMINHANDO JUNTOS NA CONSTRUÇÃO DA PAZ

 Regulamento “9°Noite de Cultura de Paz”

OBJETIVO:

Art. 1º Mobilização de educandos para evento que reúna diversas atividades culturais, com o sentido de promoção da paz, tendo como referência os 8 ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Cultura da Paz, propiciando integração, crescimento e conscientização sobre as muitas formas de melhorar o mundo.

   § 1º - Esta mobilização está integrada com a 10ª coletânea de textos e desenhos para publicação do livro Londrina Pazeando 2012 cujo tema deste ano é “Vamos Melhorar a Saúde das Gestantes: Nascer em 2012 numa Cultura de Paz”, e a contextualização e fundamentação teórica está em ANEXO no final deste regulamento.

DO LOCAL, DATA E HORÁRIO:

Art. 2º O evento será realizado na data de 27/set/2012, Quinta-Feira, das 17:00 às 19:30 horas. Este ano devido ao incêndio do Teatro Ouro Verde, transferimos evento para Igreja Nova Aliança (endereço é rua Cuiabá, 48  esquina com Rio Grande do Norte – Centro.)

DAS INSCRIÇÕES:

Art. 3º Participarão da Noite de Cultura de Paz, alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 4ª séries do Ensino Médio, previamente selecionados nas Escolas, de acordo com seus próprios critérios.

§ 1º - A inscrição será efetuada pelas ESCOLAS até o dia 31/agosto/2012, através de ficha de inscrição (abaixo) constante neste regulamento e envida por e-mail para paz@londrinapazeando.org.br. Serão consideradas inscritas as 12 primeiras escolas que enviarem seus dados no referido e-mail.

§ único – As Escolas selecionadas para participarem da 9ª Noite de Cultura de Paz receberão da comissão organizadora um “e-mail de confirmação” e um telefonema até  04/set/2012.

§ 2º - As atividades culturais inscritas deverão guardar estreita relação com a temática: “Vamos melhorar a saúde das gestantes e nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ” e “arma não é brinquedo ... dê abraços”.

§ 3º As atividades culturais deverão ser inéditas, originais e ter duração de até 10minutos por Escola.

§ 4º -Cada escola poderá ter mais de um trabalho inscrito desde que respeitado o tempo limite ( dentro dos 10 minutos).

§ 5º - A apresentação poderá ser individual ou coletiva.

§ 6º - Para efetivar a inscrição será exigida Ficha de inscrição devidamente preenchida, não sendo cobrada qualquer taxa de inscrição.

Obs.: É de total responsabilidade da Escola a autorização dos pais para a participação de seus alunos.

DA ORGANIZAÇÃO:

Art. 4º A organização do evento é responsabilidade do COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina .

§ 1º - Os grupos participantes poderão contar com equipamentos de luz e som conforme estrutura disponível no local da apresentação. Qualquer outro recurso de seu interesse será de sua responsabilidade e previamente combinado com a equipe técnica do local.

§ 2º - Será agendada reunião com todos os coordenadores (ou representantes) das apresentações inscritas na terceira semana de setembro de 2012, dia 18/09/2012, na qual serão acertados os detalhes finais das atividades. O material multimídia a ser utilizado no evento deverá ser entregue à equipe organizadora nesta data, para instalação e testes prévios. Não havendo participação nessa reunião a Escola será afastada do programa dada a impossibilidade de improvisar recursos.

§ 3º - A possibilidade de uso do espaço para ensaio será discutida e organizada na reunião final de organização, com os Coordenadores.

§ 4º - A ordem de apresentação no evento será efetuada conforme ordem de inscrição. Qualquer modificação ficará a critério da Comissão Organizadora.

§ 5º - Todos os participantes deverão permanecer até o final do evento, independentemente de sua ordem de apresentação.

Art. 5º - Serão entregues Certificados de Participação para cada grupo que se apresente na Noite de Cultura de Paz 2012 ao final de TODAS  as apresentações.

DO SORTEIO:

Art. 6º - Os grupos que se apresentarem na Noite de Cultura de Paz 2012 participarão de SORTEIO que ocorrerá ao final das apresentações.

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 7º - Transporte e alimentação dos inscritos serão de responsabilidadedas respectivas Escolas.

Art. 8º - Os participantes renunciam a qualquer pagamento a título de direitos autorais dos trabalhos inscritos e autorizandoo COMPAZ a divulgá-los.

Art. 9º - O participante que fizer qualquer tipo de manifestação político-partidária ou que ataque a integridade moral ou física de qualquer cidadão ouentidade será impedido de dar continuidade à sua apresentação e convidado a se retirar.

Art. 10º - Os casos omissos no presente regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do COMPAZ.

Art. 11º - Este regulamento entrará em vigor a partir de 01/01/2012.

Comissão Organizadora – COMPAZ
Conselho Municipal de Cultura de Paz

ANEXO ao regulamento 9ª Noite de Cultura de Paz

Tema do ano de 2012:

“Vamos melhorar a saúde das gestantes:

Nascer em 2012 numa Cultura de Paz”

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O que é Cultura de Paz e qual sua relação com os ODM Objetivo de Desenvolvimento do Milênio

                O ano de 1999 foi proposto pela ONU como Ano Internacional da Cultura de Paz e  2000-2010 a década para a superação da violência para as crianças do mundo,pela UNESCO.
A ONU definiu cultura de paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira:

            “Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:

l     No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;

l     No pleno respeito aos princípios de soberania, integridade territorial e independência política dos Estados e de não ingerência nos assuntos que são, essencialmente, de jurisdição interna dos Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas e o direito internacional;

l     No pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais;

l     No compromisso com a solução pacífica dos conflitos;

l     Nos esforços para satisfazer as necessidades de desenvolvimento e proteção do meio-ambiente para as gerações presente e futuras;

l     No respeito e promoção do direito ao desenvolvimento;

l     No respeito e fomento à igualdade de direitos e oportunidades de mulheres e homens;

l     No respeito e fomento ao direito de todas as pessoas à liberdade de expressão, opinião e informação;

l     Na adesão aos princípios de liberdade, justiça, democracia, tolerância, solidariedade, cooperação, pluralismo, diversidade cultural, diálogo e entendimento em todos os níveis da sociedade e entre as nações;

l     e animados por uma atmosfera nacional e internacional que favoreça a paz.”

Também em 2000 propõe-se então um documento histórico para o novo século que reflete as preocupações de 147 Chefes de Estado e de Governo e de 191 países -  os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que são:

1 – Erradicar a pobreza extrema e a fome                                                                                               

2 – Educação Básica de qualidade para todos                                                                                              

3 – Promover igualdade de gênero e dar poder às mulheres                                                                        

4 – Reduzir a mortalidade infantil                                                                                                                

5 – Melhorar a saúde das gestantes                                                                                                             

6 – Combater HIV/AIDS, malária e outras doenças                                                                                       

7 – Assegurar sustentabilidade ambiental

8 – Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento sustentável

CONTEXTUALIZAÇÃO:

“Vamos melhorar a saúde das gestantes e nascer em 2012 numa CULTURA de PAZ”

O movimento “Nós Podemos Londrina” discute temas e projetos para o município atingir as metas estabelecidas pela ONU – Organização das Nações Unidas – dentro dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O quinto objetivo que é “melhorar a saúde das gestantes”, tem como base os números recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que recomenda no máximo 20 casos de morte materna a cada 100 mil nascido vivos.  Em Londrina o objetivo é reduzir em 3/4 ou seja o índice de 60,4 mortes para 14,8 e no Paraná de 69,7 para 25,70. (portal odm : www.portalodm.com.br ).

O objetivo agora é realizar uma “força tarefa” para a redução nos índices de mortalidade de gestantes através da conscientização da sociedade civil, das entidades públicas ou privadas, que estão engajadas na melhoria da saúde da gestante.

No Brasil, a morte materna é uma das 10 principais causas de óbito entre as mulheres de 10 a 49 anos. Dados do Ministério da Saúde trazem no Relatório Nacional de Acompanhamento (da ODM), que em 2007, os números eram 74,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. No mundo cerca de 536 mil mulheres e meninas morrem por ano de complicações relacionadas à gestação e ao  parto. Mortalidade materna está mais alta em Londrina do que há cinco anos e segundo especialistas, 82% dos casos poderiam ser evitados.

... Então porque gastarmos no Planeta U$ 48 mil dólares em armas, exércitos e munições? Vamos relacionar em nossas redações e desenhos o tema “melhorar a saúde das gestantes” com a Cultura de Paz. Portanto, vamos escrever e desenhar como ajudar as gestantes a melhorarem sua saúde e continuar nossa campanha “arma não é brinquedo ... dê abraços !” Trabalhar a mudança de uma Cultura Bélica para uma Cultura de Paz e não-bélica.

Cresce em Londrina e no Brasil a campanha: “Arma não é brinquedo ...dê abraços!”

Foram publicadas no dia 22/set/2011 as melhorias na Lei 9.188/2003 que proíbe no município de Londrina a venda de armas de brinquedo.

Os lojistas que cumprem a Lei podem solicitar e receber um SELO  DA CAMPANHA  para fixar em seus estabelecimentos.

O propósito do COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina -  é através da campanha fazer uma grande reflexão sobre a necessidade de uma mudança de mentalidade na Educação de Nossas Crianças.

Porque ao invés de as incentivarmos  a brincarem com armas de fogo (de plástico)  nós adultos possamos convidá-las para  “ brincarem de salvar o Planeta”.

Precisamos de “novos heróis” mais inteligentes, menos violentos, mais inovadores nas ações. Não conseguiremos sustentabilidade com armas. Nossos inimigos são nossos hábitos atuais de consumo. Não protegeremos  nossa civilização investindo na indústria bélica... Assim chegamos ao conceito “arma não é brinquedo”.

“De acordo com o estudo do Sipri (Instituto de Pesquisa para Paz de Estocolmo -  Sipri, na sigla em inglês), em 2009 os gastos militares de todo o mundo subiram para cerca de US$ 1,53 trilhão, 6% em relação ao ano anterior, e 49% em relação a 2000. Dos 15 países maiores compradores de equipamentos militares, 14 revelaram aumento de gastos em 2009. O total de gastos consolidados em 2009 foi considerado surpreendente mesmo quando descontada a inflação do período. São U$ 48 mil dólares por segundo.”

Educar para Paz é Educar para a Sustentabilidade. O  jornalista Andre Trigueiro em visita  a Londrina, afirmou em seu programa semanal Mundo Sustentável:  - “ Londrina tangibilizou a paz. Não há mundo sustentável sem Paz.”

O COMPAZ  quer que LONDRINA seja referencia nacional, e que possamos discutir uma Lei Federal que proíba no Brasil:
1- a fabricação,
2- a importação e
3- a venda de armas de brinquedo.
Isto é possível! A Venezuela em 2010 fez uma Lei Federal assim. Hoje na Noruega (pós-chacina)

O COMPAZ E A ESCOLA CAMINHANDO JUNTOS

        NA CONSTRUÇÃO DA PAZ

9ª NOITE DE CULTURA DE PAZ –SETEMBRO/2012

FICHA DE INSCRIÇÃO

I - Dados da Escola Participante:

Nome:.................................................................

Endereço:................................................................
Bairro:........................................................Cidade.............

Fone:.........................................  Email: ....................

Diretor(a):...............................................................

II - Dados do(s) Grupo(s):

OBS: os tempos somados do grupo 1 e 2 não poderá ultrapassar 10 minutos mas pode ser inferior aos 10 minutos

Grupo 1 – Título da apresentação: ....................

Tipo de apresentação: .....................................

Número de participantes: ..................

Recursos utilizados: .............................................

Responsável pelo Grupo: .......................................

Telefone: ............................. Email: ............................

Telefone Celular : ...........................Email particular:...........
tempo do grupo 1.........................................................

TEXTO 1 COM NO MÁXIMO 10 LINHAS: este texto será lido pelo cerimonial no da apresentação e deverá (poderá) falar da escola, do grupo que se apresenta e do que será apresentado complementando a compreensão das pessoas que estarão assistindo.
Este texto também será publicado no site da programação da 12ª Semana Municipal de Paz de Londrina e Região

1................................................................................

2.................................................................................

3.................................................................................

4................................................................................

5................................................................................

6................................................................................

7................................................................................

8................................................................................

9................................................................................

10.............................................................................

Grupo 2 – Título da Apresentação: .............................

Tipo de apresentação: ..................................................

Número de participantes: .............

Recursos utilizados: ...........................................................

Responsável pelo Grupo: ....................................................

Telefone: ............................. Email: .....................................

Telefone Celular : ...........................Email particular:...........
tempo do grupo 2................................................................

TEXTO 2 COM NO MÁXIMO 10 LINHAS: este texto será lido pelo cerimonial no da apresentação e deverá (poderá) falar da escola, do grupo que se apresenta e do que será apresentado complementando a compreensão das pessoas que estarão assistindo. Este texto também será publicado no site da programação da 12ª Semana Municipal de Paz de Londrina e Região

1.................................................................................

2................................................................................

3.................................................................................

4.................................................................................

5.................................................................................

6.................................................................................

7...................................................................................

8..................................................................................

9....................................................................................

10.................................................................................

 ____________________

Local, data e assinatura

 

Para baixar o arquivo em PDF clique aqui.