Clique aqui para baixar o relatório em PDF
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO MOVIMENTO PELA PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA NO SEU DÉCIMO PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO
(período: JAN/2011 - DEZ/2011)
Apresentação da experiência no Encontro Internacional “En pie de paz” - Cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural.
Objetivo Geral do encontro: - Contribuir para a reflexão e ação da cultura de paz no contexto das políticas públicas e do desenvolvimento cultural no mundo globalizado o Centro Cultural de Espanha em São Paulo / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Instituto Pólis organizaram o Encontro Internacional “En pie de paz” - Cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural, a em São Paulo (Brasil), nos dias 25, 26 e 27 abril 2011.
Este evento internacional pretendeu abrir um espaço de reflexão e debate sobre as práticas de Cultura e Paz, a efetivação de políticas públicas e o desenvolvimento cultural nesse campo a partir de questões conceituais e também de práticas de cultura de paz em andamento.
A grande quantidade de projetos e programas desenvolvidos atualmente – que abrangem desde pequenos grupos até atividades relacionadas aos conflitos e à paz internacional, passando por escolas e organizações da sociedade civil, é um indicador da importância do tema.
Esse Encontro reuniu participantes do Brasil e de outros países iberoamericanos, incluindo pensadores, “ativistas”, agentes de cultura de paz, de direitos humanos e de gênero, que têm contribuído para a ampliação do tema e para a resolução não violenta de conflitos. Foi de suma importância trabalhar para a continuidade de atividades e projetos relacionados ao tema no contexto da Declaração da UNESCO sobre Cultura de Paz que completa 10 anos.
Apresentação da experiência ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG – Ponta Grossa/PR
O NEP reúne Educadoras e Educadores que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, que nas suas ações desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas às convivências escolares, com foco nas questões relativas à Educação para a Paz, Educação em Valores Humanos, Prevenção de Violências e Mediação de Conflitos na Escola, procurando discutir aspectos conceituais e metodológicos destes temas. A participação é de caráter voluntário e é marcada por momentos de estudo coletivo, palestras em escolas e produção acadêmica.
Cabe ressaltar que o NEP/UEPG está ligado às discussões atuais sobre violências escolares, ao estudos sobre convivências e clima escolar e atento ao movimento que internacionalmente é conhecido como Investigação para a Paz (Peace Research). Como conceito básico para o trabalho está o entendimento da Educação para a a Paz como o processo pedagógico de resolução não-violenta dos conflitos, entendo os conflitos como inerentes aos seres humanos e às escolas. Logo a percepção sobre Paz é ampliada da questão apenas da espiritualidade, harmonia e tranquilidade – mesmo que as considere – para um dimensão mais concreta das práticas sociais escolares considerando a diversidade de ideia, opiniões e formas de perceber o mundo e a vida.
Nesse cenário encontramos a necessidade de buscar através de diálogo qualificado, relações humanas mais horizontais, repúdio aos vários tipos de violências, valorização dos direitos humanos e ressignificação de valores humanos as contribuições necessárias para a formação de professores para as diferentes situações de violências nas escolas.
OÁSIS - Exibição do Documentário seguido de debate - Uma Babilônia moderna - Uma legião em busca de uma mundo melhor. Em Londrina a proposta é revitalizar ou construir espaços públicos, recuperar florestas, despoluir rios, cuidar do planeta com as mãos na massa.
Isso é FAZER ACONTECER o mundo que sonhamos. O Oasis em Londrina tem na maioria de seus membros jovens universitários em prol da cultura de paz. http://oasismundi.ning.com/.
Oficinas de Resolução Pacífica de Conflitos
Fez parte da 11° Semana Municipal da Paz o Acampamento Internacional de Jovens do CISV Educação para Paz envolveu jovens do CISV que vieram á Londrina procedentes das Áustria, Brasil/nordeste, Canadá, Colômbia, Dinamarca, França, Itália, Portugal e Estados Unidos e participaram da 11° Semana Municipal da Paz de nossa cidade. Entre as várias atividades educacionais que acontecem durante um acampamento do CISV que buscam promover entendimento intercultural entre os participantes e desenvolver valores para que eles se tornem cidadãos globais participativos em busca da paz, esses jovens deixaram para os Londrinenses “cartazes” que serão publicados no Livro Londrina Pazeando 2011. Veja mais sobre o evento e sobre o CISV Londrina em http://cisvlondrina.blog.com/.
11º Exposição dos textos e desenhos dos alunos autores do Livro Londrina Pazeando
19 a 23 setembro estarão expostos no saguão da Prefeitura Municipal de Londrina os "originais" dos textos e desenhos que compõe o livro Londrina Pazeando 2011. Na Biblioteca Municipal de Londrina Também haverá exposição de "Livros que tratam do tema Paz e Educação para a Paz", e outros desenhos realizados pelos alunos durante preparação para 11º semana.
Abraços Grátis no calçadão:
A população que passava pelo calçadão do Centro de Londrina, a cada ano é surpreendida por um grupo de pessoas que estão distribuindo abraços! Integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina, COMPAZ, Movimento Nós Podemos Londrina, ONG Londrina Pazeando e outras instituições levam cartazes escritos de próprio punho, indicando que ali as pessoas tem o direito a receber abraços gratuitos.
O objetivo da campanha, que se iniciou em 2010, é através do gesto do abraço, resgatar alguns valores humanos como o cumprimento às pessoas na rua, dar as mãos, abraçar, sorrir e até mesmo um simples balanço de cabeça. Um simples desejo de paz, de amor e de comunhão que muitas pessoas levaram para casa ou para o trabalho depois de passar por aquele grupo. Uma simples e gostosa demonstração de paz!
Palestra sobre desarmamento pelo Sociólogo Rangel Bandeira da ONG Viva Rio na Câmara Municipal de Londrina.
Na oportunidade a “campanha 2011” foi lançada no Estado do Paraná, e o comitê londrinense foi reativado. Infelizmente no dia em que Rangel estava aqui, na sua cidade mais uma tragédia aconteceu no bairro de Realengo.
Comitê Londrinense pelo Desarmamento:
- Guarda Municipal de Londrina;
- Polícia Militar 5° Batalhão;
- Polícia Civil;
- Secretaria Municipal da Mulher;
- Secretaria Municipal de Acessibilidade;
- HU - Hospital Universitário de Londrina da UEL;
- ASSOMAR Associação dos Moradores e Amigos da Jardim Maringá;
- Câmara Municipal de Londrina;
- SEED –EEFBP;
- URE - União Regional Espírita (16ª Região - Metropolitana Londrina);
- Igreja Presbiteriana de Londrina (1°);
- UEL - Universidade Estadual de Londrina;
- LBV - Legião da Boa Vontade;
- COMPAZ - Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina;
- Londrina Pazeando;
- CONSEG - Conselho Comunitário de Segurança - Londrina Centro;
- Nós Podemos Londrina;
- Polícia Federal;
- Arquidiocese de Londrina;
- Polícia Rodoviária;
- CONSEG leste;
- ONG Mopnib;
- OAB Londrina;
- Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.
Em quatro datas durante o ano, conselheiros e fiscais da Prefeitura Municipal de Londrina visitam as lojas levando a Lei e convidando-os a solicitarem o SELO.
Art. 4º-B. Caberá ao Poder Executivo e a Câmara Municipal de Londrina conceder o Selo a
título de reconhecimento público em razão do cumprimento da lei.
§ 1º A concessão do Selo às empresas deverá ser feita por meio de requerimento do interessado à Secretaria Municipal de Fazenda com cópia para conhecimento ao Poder Legislativo Municipal, observado o seguinte e nesta sequência:
Art. 4º - Para os fins desta lei entende-se por arma de brinquedo:
I - aquelas que imitem, se assemelhem ou tragam o formato de armas de fogo;
II – brinquedos que tenham cano e gatilho ou que lembrem ou associem a armas de fogo como: revólver, arcabuz, bacamarte, bazuca, canhão, carabina, espingarda automática, espingarda, fuzil de assalto, garrucha, metralhadora, mosquete, pistola, pistola-metralhadora/submetralhadora, rifle; e
III – brinquedos que disparem água, líquidos, sucos, sons de qualquer natureza, bolinhas, espumas, luzes, luzes a laser, docinhos (chicletes, balas e doces).”
Lançamento do Gibi arma não é brinquedo...dê abraços (on-line, PDF e impresso).
O material foi apresentado para as diretoras das Escolas Municipais durante Seminário da Pedagogia Empreendedora, programa inovador implantado pela prefeitura, metodologia formulada pelo Prof. Fernando Dolabela, que traz o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltada para o desenvolvimento social sustentável.
Lançamento do Jogos de Paz
Pensando no potencial dos jogos como promotores da paz, o Londrina Pazeando, desenvolveu um jogo de cartas ( 40 cards) inédito no Brasil. O jogo traz a proposta pedagógica de educação para a paz. Há três eixos no jogo de cartas: biografia de pacifistas - como Madre Tereza de Calcutá, Cristo, Lutter King, Betinho e Gandhi; conceitos referentes à cultura de paz - como a diferença entre força e violência - e propostas que a ONG e o COMPAZ vem realizando em Londrina. Vence o jogo quem terminar com o maior número de cartas, mas uma regra básica é que o vencedor, no final, agradeça os colegas pela oportunidade de jogar e vencer a partida, pois tem consciência de que isso não seria possível se estivesse sozinho. ''A regra número 10 do jogo também é fundamental, pois afirma que todos terão vencido a partida se tiverem cooperado para resolver os pequenos conflitos''.
Outro lançamento durante a 11ª Semana da Paz é dos cartões telefônicos com imagens e frases alusivas à Paz, numa parceria entre a ONG Londrina Pazeando e a Sercomtel, que ocorre desde 2004, com a distribuição de 20 mil unidades em 1.700 pontos de venda. São oito versões de cartão.
Desfile 07 de setembro, a cada ano o COMPAZ participa deste Ato Cívico levando o tema de cada ano. Nossa “bandeira é a Bandeira da Paz”.
Palestra Mídia de Paz: A contribuição da imprensa na construção do mundo sustentável, com jornalista André Trigueiro.
O jornalista veio ministrar palestras e participar do abraço no lago.
Posteriormente ele publicou no programa Cidades e Soluções uma matéria de 22 minutos sobre o movimento com o titulo “Pacifistas de Londrina”. No programa tem a participação especial do Dalai Lama que fala sobre a construção de uma Cultura de Paz no Planeta.
O programa está na internet e pode ser acessado pelo google “cidades e soluções”. “Londrina tangibilizou a paz, não há mundo sustentável sem paz” afirmou o jornalista quando visitou nossa cidade.
Ato cívico - Prefeitura entrega do 9° Livro Londrina Pazeando 2011
No centro cívico todos os anos é realizado o lançamento do Livro com os textos e desenhos dos alunos. Pela primeira vez também foram contemplados no livro textos de professores e
pais ou responsáveis.
4º Fórum Estadual de Educação para Paz – Mídia de Paz Quem é a “mídia” ou quem é a imprensa.
Não é uma instituição, não é uma organização não-governamental, não é um veículo de comunicação, uma empresa, não é ninguém! A soma dos veículos de comunicação, escrita, falada, televisiva e agora a internet formam a “grande mídia”.
Os conteúdos são muitas vezes os mesmos, o fato é sem dúvida nenhuma o mesmo, mas as linhas editoriais, o
“jeito de apresentar” é o que varia.
Fazer da “violência” entretenimento no mundo moderno é sem dúvida totalmente inapropriado, uma vez que só
contribui para aumentar a desesperança e contribui para potencializar ainda mais a violência.
Uma mídia para a paz, se preocupa com a verdade. Mostrar o que de bom “acontece” faz parte desta verdade. Se o noticiário só mostrar violências, ele estará deformando a verdade, que é composta de altruísmo, solidariedade, fraternidade, compromissos, e também de corrupção, descasos e violências.
Compromisso com a verdade, ética e cuidado na comunicação são elementos essenciais de uma mídia que pretende contribuir para a paz.
Ouro Verde 8° Noite de Cultura de Paz
Crianças e adolescente de escolas públicas e particulares se encontram no palco do Teatro Ouro Verde para cantar, dançar, falar de poesia, reafirmar sonhos e manifestar-se culturalmente. A cada grupo que sobe ao palco a alegria e a tensão de apresentar o melhor de si, pensando e sentindo como deve ser um mundo onde a cultura seja a de paz.
9° Noite de Autógrafos Livraria Curitiba do Catuai
Você já sentiu a emoção de autografar o seu livro? Na noite de autógrafos os alunos convidam seus parentes e amigos e vão ao Shopping Center para cheios de si mostrar suas ideias de como ajudar nesta imensa construção de um mundo de paz e esperanças.
ACAMPAZ – Acampamento pela cultura de Paz e pelos ODM, organizado pelo clube aventureiros do amanhecer e outros, o ACAMPAZ teve o objetivo de interagir com as entidades no sentido de troca de experiências através de atividades referentes a Cultura de Paz e a temática da Semana da Paz, Objetivos do Milênio e Técnicas Campistas ao qual proporcionará a Fraternidade e a Paz na busca do Desenvolvimento de nossa sociedade.
Mais de 38 escolas fizeram caminhada pela Paz.
Com Bandeiras da Paz, do COMPAZ, Pazeando, ODM, eles aprendem a exercer suas cidadanias. Um “pequenino” de bairro de periferia diz:“ puxa tia esta é a catedral, este é o calçadão? É a primeira vez que venho aqui no centro. Outras escolas caminham em seus entornos, abraçam suas escolas.
MURAL MÓVEL INTERATIVO é um banner de 2,44 X 1,6 metros com possibilidade das pessoas fazerem um cartão postal personalizado (FOTO) e enviar para seu amigos, familiares de Londrina e de outras cidades. As pessoas - crianças, adultos - podem participar juntos com , Eupaziano e o Eduvidoso de mais esta semana municipal da paz e ajudar na construção da cultura da paz. A Cada ano um lugar da cidade recebe o Mural para que as pessoas façam seu cartão postal pela paz.
Reunião Semanal do COMPAZ acontece todas as quartas feiras no SESI (rua dep. Fernando Ferrari 160) e é uma reunião aberta a toda a comunidade intensada em trabalhar por uma cultura de paz São atribuições do COMPAZ LD:
I. Formular diretrizes e sugerir a promoção de atividades que visem às manifestações comunitárias
e parlamentares pela paz, bem como tomar medidas efetivas na busca deste mesmo objetivo
nos cenários socioeconômico, político, filosófico, religioso e cultural;
II. Sugerir ações governamentais;
III. Assessorar o Poder Legislativo emitindo pareceres e acompanhando a elaboração e a execução de ações parlamentares em questões relativas às manifestações da comunidade pela Cultura de Paz.
IV. Apreciar Projetos de Lei segundo os critérios de Cultura de Paz, manifestando-se diante da matéria, sempre que considerar necessário.
V. Desenvolver estudos, debates e pesquisas relativos à persecução de ideais comprometidos com a Cultura de Paz e ao cumprimento do disposto nos tratados internacionais.
VI. Desenvolver projetos que promovam a participação de toda a sociedade a favor dos ideais de que trata este Regimento;
VII. Apoiar realizações mencionadas no item I e no item V, bem como promover entendimentos e intercâmbios com organizações e movimentos sociais, nacionais e
internacionais, pelos mesmos ideais.
O 1° Encontro para troca de experiências entre “Grupos de Gestantes” de Londrina e Região com grupos que dão apoio a gestantes em vários pontos da cidade de Londrina. O encontro reuniu membros de ONGs, grupos organizados de igrejas, representantes de secretaria da mulher, do conselho municipal de saúde entre outros e teve como objetivo identificar as necessidades dos grupos de apoio a saúde da gestante existentes em Londrina. Na oportunidade foi lançada a logo tema de 2012 do Movimento pela Paz e Não-Violência.
Abraço no Lago ( 3° abraço no Igapó com 3.000 pessoas)
43 grupos inscritos antecipadamente já chegaram na beira do lago sabendo suas posições no grande abraço. O perímetro do lago é de 2.400 metros. Não precisamos nem “esticar” o braço para fechar todo perímetro.
A filosofia de evento é abraçar Londrina e região, desejando muita paz para todos, utilizando as bandeiras do COMPAZ, do PAZEANDO, Internacional da PAZ, dos ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU) "os 8 jeitos de mudar o mundo", bem como faixas, cartazes, camisetas brancas, ou camisetas coloridas.
Todas as pessoas PODEM "manifestar sua paz” livremente. Também as pessoas que pertençam a um grupos em uma empresa, no governo, nas associações, nos sindicatos e outros segmentos.
Quem pode participar do abraço?
- quem quiser manifestar seu sentimento de Paz para Londrina e Região e para o Mundo.
Quem pode ajudar a organizar?
- todos que estiverem sentindo a necessidade de um Planeta com mais Paz e harmonia e sustentabilidade.
Apresentação de trabalho no 4° Congresso Nós Podemos Paraná em Curitiba.
Com a municipalização do Movimento Nós Podemos Paraná, movimento de Paz que propõe a colaborar com os ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio/ 2000, programa da ONU que estabelece 8 grandes eixos de desenvolvimento sustentável em uma agenda global positiva, com metas claras e indicadores de acompanhamento, traz para Londrina uma condição inédita, os Movimento Nós Podemos Paraná e Movimento pela Paz e Não-Violência criam sinergia e atuam em muitos momentos de foram integrada. Foram realizadas 10 reuniões do Núcleo Nós Podemos Londrina, sendo que vários integrantes do Núcleo são integrantes do COMPAZ.
“Campanha permanente de desarmamento em Londrina”
06 e 07 de abril 2011: O Lançamento da Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas 2011 no Paraná aconteceu no dia da tragédia de Realengo (RJ): Nos dias 06 e 07 de abril de 2011 o Sociólogo Antônio Rangel Bandeira da ONG Viva Rio e Membro da Rede Desarma Brasil, esteve em Londrina, representando o Ministério da Justiça, para lançar no Estado do Paraná a “Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e munição”, que a partir de 2011 passa a ser uma Política Pública, ou seja não mais uma campanha de Governo, mas de Estado. Todos os anos, como ocorre em mais de 30 países do Planeta, nos mês de junho do Brasil fará a campanha. Segundo o Ministro da Justiça como todos os anos temos uma “campanha de vacinação” para combater epidemias, vamos ter a campanha de desarmamento. Com a tragédia de Realengo no RJ o Ministro da Justiça resolveu antecipar o lançamento Nacional para 06/maio.
18 de abril 2011: COMITÊ LONDRINENSE PARA O DESARMAMENTO: começa a Campanha de entrega de armas em Londrina e Região: Em dezoito de abril de 2011 reuniu-se o comitê Londrinense para o Desarmamento, na sede da Guarda Municipal de Londrina ( rua Newton Braga 463, Jd Santos Dumont) para tratar das ações para Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas de 2011 em Londrina e Região. O Comitê decidiu pela pelas seguintes ações: 1-)Iniciar a divulgação de as “armas” que não foram legalizadas anteriormente pela população poderão ser realizadas a partir de AGORA, bastando para isto que as pessoas interessadas em fazer a entrega, entrando no site da Polícia Federal http://www.dpf.gov.br/ .
Na Região de Londrina a sede da PF fica na rua Tietê nº 1450, Bairro Vila Nova Telefone:(43) 3294-7272 E-mail: dpf.gab.lda.srpr@dpf.gov.br .Realizar evento no calçadão dia 07 de maio (um mês após tragédia de Realengo) e participara no dia 18 do eventos “Londrina pelos Direitos Humanos, sem coleta de armas pois não temos convênio com a Policia Federal.
07 de maio2011: Homenagem ás crianças de Realengo e divulgação do Campanha: O Comitê Londrinense para o Desarmamento realizou um grande evento no dia 07 de maio de 2011- SÁBADO em frente a "fonte" no calçadão da cidade para homenagear as crianças de Realengo (RJ) e divulgar a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e munições, promovida pelo Ministério da Justiça. Uma campanha foi realizada durante a semana nas escolas públicas para entrega voluntarias de "armas de brinquedo" e "brinquedos bélicos". As escolas fizeram o recebimento e um representante dos professores, um dos pais, bem como duas alunas da rede municipal estiveram no local para simbolizar o desejo de se trabalhar por uma Cultura de Paz e uma Educação para Paz. A Secretária Municipal de Educação reafirmou a satisfação de estar articipando ativamente do processo.
O NRE foi representado pela professora Lucy Mara Conceição da Escola Estadual Dr. Fernando de Barros Pinto, uma das escolas entre outras do estado que estão na campanha "arma não é brinquedo... dê abraços". Também a Secretaria Municipal de Mulher, falou da violência domestica, bem como as armas de fogo em casa podem trazer mais riscos que proteção. O Representante da Guarda Municipal disse que a prefeitura está emprenhada através da secretaria de defesa social ( e outras secretarias) a colaborar com a Campanha. Vários conselheiros do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz falaram, bem como representeares de associações de moradores e Rotary. Mais de 200 sapatos representaram vidas perdidas com armas de fogo em nosso pais. As flores representaram nosso desejo de Pazear.
18 de maio2011: “Londrina pelos Direitos Humanos”: A Prefeitura de Londrina organizou, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, um grande ato público para o dia 18 de maio em celebração aos direitos humanos. Intitulado "Londrina pelos Direitos Humanos", o evento aconteceu na Concha Acústica, das 15h às 20h, e contou com a participação de várias secretarias e órgãos municipais, além de várias associações, sindicatos, conselhos, instituições de ensino, grupos culturais e outras organizações voltadas à defesa dos direitos humanos. Ao longo do vento houve uma série de apresentações artísticas e culturais, e as pessoas que compareceram no local tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos presentes. Muitas pessoas vieram prestigiar o grande dia e ajudaram a mostrar que
Londrina é uma cidade solidária que luta para extirpar todas as formas de discriminação. O Comitê Londrinese para o Desarmamento em reunião dia 18/abril/11 resolveu participar deste evento.
02 de junho 2011: A reunião ocorreu na sede da Polícia Federal de Londrina. Inicialmente foi relatado pelo Delegado da PF, Cléo Mazzotti , a impossibilidade administrativa neste momento de fazer um posto de coleta de armas fora da sede da polícia. Ele explicou da necessidade de usar um computador da rede da polícia ligado a internet para gerar a senha do protocolo que será levado pelo pessoal que entregar as armas afim de que retire seu dinheiro em uma agencia do Banco do Brasil. O Delegado propôs ao Comitê que realize em um dia AGENDADO um evento de entrega de armas no pátio em frente à delegacia.
22 de junho de 2011: Voluntários vão ás ruas de Londrina para ação que contribui para diminuir a violência na cidade. O Comitê Londrinense para o Desarmamento está motivado a trabalhar na Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições do Ministério da Justiça. Por enquanto Londrina é a única cidade a criar um Comitê Municipal. Agora quer fazer uma grande “panfletagem” nas ruas (semáforos) em vários pontos da cidade.
No dia 22 de junho (quarta) das 14 ás 17 horas para realizar o evento. Serão 10 instituições em 11 pontos entregando 5.000 panfletos 16 e 18 de julho O Comitê Londrinense para o Desarmamento, COMPAZ e Pazeando trabalhando no 31° Festival de Música de Londrina. Uma parceria com a organização do 31° Festival de Música viabilizou a realização de mais ação em prol da Cultura de Paz e Não-Violência em nossa comunidade. Em dois momentos durante o festival de música membros do comitê estarão divulgando a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munição.
1-) Av das Maritacas no farol do Posto de Saúde do Lindoya. Coordenador deste ponto Jurandir Rosa 9992-2779 da ONG MOPNIB e CONSEG Leste.
2-) Av JK esquina com Prof João Cândido em frente a CMTU Coordenador deste ponto Luis Claudio 9996-1283 de COMPAZ e Pazeando.
3-) Duque de Caixas esquina com rua Amapa. Coordenador deste ponto Padre Edivan Santos 3322-4361 da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Londrina.
4-) Rua Pernambuco esquina com Piaui (ao lado da Escola Hugo Simas. Coordenador deste ponto Carlos Zapata 9172 6420 do CONSEG/Centro.
5-) Av. São João esquina com Vicenti Cioss no Conjunto Armildo Guazzi – Região Leste Coordenadora deste ponto Sra. marina dos Santos Miyataki 3334-2086 ou 9906-0091 Associação de Moradores do Guilherme Pires.
6-) Av Higienópolis esquina com Joaquim de Mattos Barreto ( em frente ao Iate Clube) Coordenador deste ponto Sra. Sarah Fernandes Gouvêa Mafra 3328-9071 /9944-7005 da Assomar – Associação dos Moradores do Jardim Maringá – Pequeno Mundo
7-) Rua Santa Catarina esquina com rua Brasil ( em frente ao Centro Espírita Nosso Lar) Coordenador deste ponto Luiz Claudio Assis Pereira 3341-1090 ou 9925-6362 da 16ª URE - União Regional Espírita - Metropolitana Londrina.
8-) Av. JK esquina com Av. Higienópolis ao lado do Vicente Rijo subida higionópolis Coordenador deste ponto Juliana Bortolin 3328-1100 da LBV Legião da Boa Vontade.
9-) Av. Tiradentes com Rua Serra dos Pirineus, em frente à Macarrão Galo e à Bordignon, Região Oeste. Coordenadora deste ponto Afonso Pires 3328-1100 ou 9175-8541 da LBV Legião da Boa Vontade.
10-) Av. Tiradentes esquina com a rua Gustavo Barroso (MC Donald’s) sentido Londrina – Cambé.Coordenadora deste ponto Gabriela Fontoura 3348-0167 e 9902-2053 da Associação de Moradores do Shangri-lá 2.
11-) Rua Minas Gerais - centro em frente ao n°194 /semáforo. Coordenador deste ponto Celso Melchiades 9903-4295 da FECAMPAR e Força Comunitária de Londrina.
“Campanha permanente de desarmamento” no 31º Festival de Música de Londrina
O Comitê Londrinense para o Desarmamento, COMPAZ e Pazeando trabalhando no 31° Festival de Música de Londrina. O Comitê Londrinense para o Desarmamento, o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e Londrina Pazeando, fez uma parceria com a organização do 31° Festival de Música de Londrina e estará realizando mais ações em prol da Cultura de Paz e Não-Violência em nossa comunidade. Em dois momentos durante o festival de música membros do comitê estarão divulgando a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munição.
16/set no pátio da Polícia Federal apresentação de música e posto de coleta. As pessoas poderam entregar arma aos agentes policiais e assistir a apresentação musical de grupo do 31º Festival de Música de Londrina.
10:00 - Coral Nosso Lar sob a Regência de Marinei Ferreira de Rezende
10:30 - Orquestra Solidariedade Sempre sob a Regência do Maestro João Miguel Aiub
11:00 - Alunos Participantes do 31°Festival de Música de Londrina – Instrumentos de Metais
18/set Concerto da Paz e da Esperança: Estudantes, professores e artistas do 31° FML fazem música em nome de uma Cultura de Paz e não Violência. Artistas do Festival e Orquestra Sinfônica Jovem Votorantim Regência Daisuke Soga. Teatro Ouro Verde.
Nós do Poder Rosa em Londrina.
O Movimento Nós Podemos Londrina, o Compaz Conselho Municipal de Cultura de Paz, o Londrina Pazeando PARTICIPARAM e apoiaram o movimento outubro Rosa em Londrina organizado pelo "Nós do Poder Rosa. Outubro Rosa 2011 em Londrina é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. Em Londrina, o "Movimento Outubro Rosa" e a "Associação Nós do Poder Rosa" promovem ações de conscientização e prevenção do câncer de mama.