Home Desarmamento

26/nov/2004 Jacira Werle Reportagem Local

Folha de Londrina - Desarmamento

Campanha do desarmamento será reforçada
Comitê criado nesta semana espera arrecadar pelo menos 500 armas. Desde julho, Polícia Federal recebeu 1.859 unidades.

O delegado-chefe da PF, Sandro Viana dos Santos, com um dos fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas entregues em Londrina
A campanha para o desarmamento será intensificada em Londrina. Essa é a inteção do Comitê Londrinense para o Desarmamento, criado nesta semana. O objetivo é arrecadar pelo menos 500 armas de fogo. O comitê envolve a Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, Polícia Federal (responsável pela recebimento das armas em Londrina), Polícia Militar e Educandário. No dia 11 de dezembro, estarão funcionando quatro pontos de coleta de armas em bairros da cidade.
A Polícia Federal está recebendo armamento desde o dia 15 de julho. Já foram entregues 1.859 armas, entre elas dois fuzis de uso exclusivo das Forças Armadas, revela o delegado-chefe da PF, Sandro Viana dos Santos. O delegado esclarece que as pessoas não precisam declarar a procedência da arma entregue. Por cada unidade deixada na Polícia Federal a pessoa recebe de R$ 100 a R$ 300. A distribuição do dinheiro para quem entregar armas será feita até o dia 23 de dezembro. Segundo Santos, ''após serem entregues na polícia as armas são enviadas para Curitiba, periciadas e destruídas''.
Para o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, ''não é com armas em casa que vamos resolver o problema da violência''. Ele exemplifica que pessoas com arma em casa têm até três vezes mais chances de morrer em situações de perigo do que uma que não possui. '' Vamos ter reuniões com as comunidades para mostrar que as pessoas não devem se armar. Violência só atrai violência'', acredita. Segundo ele, a ONG vai ir até os bairros para conversar com a comunidade e pedir que elas optem por se livrarem das armas.
O comitê esta fazendo reuniões para decidir em quais bairros os quatro postos da coleta serão instalados. Atualmente as pessoas podem entregar as armas na sede da Polícia Federal, Rua Tietê, das 8 às 17 horas.