Nesta quarta 06 abril de 2011 às 19h na Câmara Municipal de Londrina
O Ministério da Justiça inicia a Caravana Nacional pelo Desarmamento e a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e munições CEVAM pelo Estado de Espírito Santo, junto com a Polícia Federal, Rede Desarma Brasil e o Viva Comunidade
Nos últimos dias 25 e 26 de março de 2011, a Campanha Nacional de Entrega Voluntária de Armas e Munições do Ministério da Justiça em caráter permanente, operacionalizada em parceria com a Rede Desarma Brasil e o Viva Comunidade, com total apoio e parceria com a Polícia Federal, teve início na mobilização para formação de comitês/comissões/fóruns pelo desarmamento, que serão responsáveis em cada Estado brasileiro na preparação e abertura de postos para recebimento voluntário de armas e munições na cidade de Vitória do Espírito Santos. (veja mais)
CONTEXTO REGIÃO METROPOLITANE DE LONDRINA
Alunos e pais londrinenses vão escrever redações sobre o tema : Arma não é brinquedo ... dê abraços !
Esta publicado na internet o Regulamento do 9º Livro Londrina Pazeando/2011 cujo o tema é: "Arma não é brinquedo... dê abraços ! "
A publicação tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina reflexões sobre a importância da Cultura de Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas.
Esta coletânea de textos e desenhos é sistematizada anualmente e contempla alunos da Educação Básica da rede pública e privada de ensino, bem como professores, e pais ou responsáveis pelos educandos.
Dia Nacional do Desarmamento Voluntário - a partir de 2011 todo 1° sábado de julho
A campanha brasileira do Desarmamento realizada entre 2004 e 2005, repetida em 2008 e 2009, recolheu mais de meio milhão de armas e foi a segunda no mundo em número de armas recebidas, se comparada com eventos similares realizados e m 30 países. Ela inovou quando as igrejas e ongs, que abriram postos de recolhimento, danificaram as armas com marretas, no ato de entrega, para prevenir roubos ou desvios por parte de policiais sem escrúpulos. Nas futuras campanhas, essa prática pretende se estender por todos os postos policiais que vierem a receber armas. A destruição final, por lei, é sempre realizada pelo Exército, que funde o armamento nos fornos das siderúrgicas.
Lei Municipal proíbe venda de “Armas de Brinquedo”
Em Londrina temos uma Lei Municipal (No 9.188, de 3 de outubro de 2003) que proíbe as lojas de venderem "armas de brinquedos". Enquanto no congresso nacional se estuda uma Lei Federal que proíba no país a "fabricação, importação e venda de armas de brinquedos" a exemplo de Lei Federal aprovada em 2010 no nosso vizinho país, a Venezuela.