Pais, professores e alunos PARTICIPEM ... vamos Pazear !
CONTEXTUALIZAÇÃO: Dia Nacional do Desarmamento Voluntário - a partir de 2011 todo 1° sábado de julho
A campanha brasileira do Desarmamento realizada entre 2004 e 2005, repetida em 2008 e 2009, recolheu mais de meio milhão de armas e foi a segunda no mundo em número de armas recebidas, se comparada com eventos similares realizados em 30 países. Ela inovou quando as igrejas e ongs, que abriram postos de recolhimento, danificaram as armas com marretas, no ato de entrega, para prevenir roubos ou desvios por parte de policiais sem escrúpulos. Nas futuras campanhas, essa prática pretende se estender por todos os postos policiais que vierem a receber armas. A destruição final, por lei, é sempre realizada pelo Exército, que funde o armamento nos fornos das siderúrgicas.
Em Londrina temos uma Lei Municipal (No 9.188, de 3 de outubro de 2003)que proíbe as lojas de venderem “armas de brinquedos”. Enquanto no congresso nacional se estuda uma Lei Federal que proíba no país a “fabricação, importação e venda de armas de brinquedos” a exemplo de Lei Federal aprovada em 2010 no nosso vizinho país, a Venezuela.
Afinal, ARMA NÃO É BRINQUEDO e assim não devemos incentivar crianças a brincarem de matar. Portanto, o tema para a Coletânea 2001 é:
“ARMA NÃO É BRINQUEDO... DÊ ABRAÇOS!”