2º Pré-Conferência de Cultura de Paz de Londrina 2010 TRABALHANDO POR UMA MÍDIA

Rosa Alegria trabalhando por uma Mídia para Paz

 

 

ROSA ALEGRIA

Graduada em Letras pela USP, Mestre em Estudos do Futuro (Universidade de Houston,  EUA), especializada em foresight estratégico, consultora internacional, representa no Brasil o Projeto Millennium da WFUNA World Federation of United Nations Associations, trouxe ao Brasil a plataforma multimídia Mercado Ético e faz parte do Conselho Internacional da plataforma Ethical Markets, criado pela economista e futurista Hazel Henderson,  Rosa é vice-presidente e co-fundadora do NEF Núcleo de Estudos do Futuro da PUC-SP [www.nef.org.br]  Conselheira do CNP (Conselho Nacional de Propaganda) e é diretora-fundadora  da PERSPEKTIVA -  consultoria especializada em pesquisa de tendências, desenvolvimento de cenários e criação de estratégias. [www.perspektiva.com.br]. Faz parte do comitê científico do Estudo Prospectivo Millennia 2015  - projeções, tendências e cenários sobre o futuro da mulher) do qual foi idealizadora e é coordenado pelo Instituto Destrée (Bélgica).

Atuou como executiva de comunicação empresarial em várias corporações, com destaque para a Avon, em que liderou o processo de renovação da marca, criou o departamento de comunicação que foi várias vezes referência no mercado, ganhou vários prêmios, entre eles o Prêmio ECO (Amcham) e o Prêmio PROCON, de melhor atendimento ao consumidor na área de cosméticos. Co-fundadora do movimento Mídia da Paz, do ELOS (Espiritualidade e Liderança para Organizações Saudáveis) e faz parte do conselho executivo da implementação do FIB, novo indicador que mede a felicidade, em comunidades e empresas, com base na ciência hedônica, coordenado pela antropóloga e psicóloga Susan Andrews.

Especializada em processos de criatividade pelo Center for Creative Leadership (San Diego, EUA), Sustentabilidade (Schumacher College, Inglaterra) Global Management (Morehouse College, Atlanta, EUA) e Teoria Integral de Ken Wilber (Kennedy College, EUA).  Atua como facilitadora em processos de mudança, geração de idéias e inovação, aplicando  metodologias inovadoras de gerenciamento de mudanças como o Appreciative Inquiry (tendo feito curso de especialização com o próprio criador do método, David Cooperrider (Case Western University, Ohio, EUA) e métodos prospectivos que ampliam o repertório de possibilidades de inovação, tais como Roda do Futuro, Matriz de Impactos, Visualizações Criativas, Viagens pelo Tempo, entre outros. 

Seus campos de atuação: sustentabilidade, criatividade e geração de idéias, mudança organizacional, novas relações de consumo, gênero e comunicação para mudança.