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Balanço Social 2011/2012

Balanço Social do Movimento pela Paz e Não Violência nos anos de 2011 a 2012

1) Identificação
Nome da instituição: Movimento Pela Paz e Não-Violência  - Londrina Pazeando                         Tipo/categoria (conforme instruções):
Natureza jurídica: ( x ) associação  (  ) fundação  (  ) sociedade  Sem fins lucrativos? ( x ) sim  (  ) não  Isenta da cota patronal do INSS: (x ) sim POE LEI (  ) não
Possui  Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS)? (  ) sim  ( X ) não              
Possui registro no:  (  ) CNAS (  ) CEAS (  ) CMAS
De utilidade pública?  ( ) não    Se sim, (  ) federal  (  ) estadual ( X ) municipal                       
Classificada como  OSCIP (lei 9790/99) ( X ) sim  (  ) não
2) Origem dos recursos
2011
Valor ( Reais)
2012
Valor (reais)
Receitas Totais
61.795,55
100%
70.000,00
100%
 
   a) Recursos governamentais (subvenções)
33.039,02
53,47%
35.000,00
50,00%
 
   b) Doações de pessoas jurídicas
28.756,53
46,53%
32.000,00
45,71%
 
   c) Doações de pessoas físicas
 
 
 
 
 
   d) Contribuições
 
 
 
 
 
   e) Patrocínios
 
 
 
 
 
   f) Cooperação internacional
 
 
 
 
 
   g) Prestação de serviços e/ou venda de produtos livros, gibis, camisetas, Cds
 
 
3.000,00
4,29%
 
   h) Outras receitas
 
 
 
 
 
3) Aplicação dos recursos
2011
Valor (Mil Reais)
2012
Valor (Mil reais)
Despesas Totais
53.942,44
100,%
60.000,00
100,%
 
   a) Projetos, programas e ações sociais (excluindo pessoal)
40.353,78
74,81%
46.000,00
76,67,00%
 
   b) Pessoal  (salários + benefícios + encargos)
 
 
 
 
 
   c) Despesas diversas (somatório das despesas abaixo)
13.588,66
25,19%
14.000,00
23,33%
 
           Operacionais
13.339,50
24,73%
 12.000,00
 20,00%
 
           Impostos e taxas
 
%
1.000,00
  1,67%
 
           Financeiras
249,16
0,46%
1.000,00
1,66%
 
           Capital (máquinas + instalações + equipamentos)
 
 
 
 
 
           Outras (que devem ser discriminadas conforme relevância)
 
 
 
 
 
4) Indicadores sociais internos
Ações e benefícios para os(as) funcionários(as)
2011
Valor (Mil Reais)
% Sobre Receita
2012
Valor (Mil reais)
% Sobre Receita
Metas 2012
   a) Alimentação
 
 
 
 
 
   b) Educação
 
 
 
 
 
   c) Capacitação e desenvolvimento profissional
 
 
 
 
 
   d) Creche ou auxílio-creche
 
 
 
 
 
   e) Saúde
 
 
 
 
 
   f) Segurança e medicina no trabalho
 
 
 
 
 
   g) Transporte
 
 
 
 
 
   h) Bolsas/estágios
 
 
 
 
 
   i) Outros
 
 
 
 
 
Total – Indicadores sociais internos
 
 
 
 
 
5) Projetos, ações e contribuições para a sociedade
(As ações e programas aqui listados são exemplos, ver instruções)
2011
Valor (Reais)
% Sobre Receita
2012
Valor (reais)
% Sobre Receita
Metas 2012
   a) Assistência jurídica
 
 
 
 
 
 
Nº pessoas beneficiadas ________
Nº entidades beneficiadas _______
 
Nº pessoas beneficiadas _____
Nº entidades beneficiadas ____
 
___
___
   b) Diversidade, etnia e questão racial
 
 
 
 
 
 
Nº pessoas beneficiadas ________
Nº entidades beneficiadas _______
 
Nº pessoas beneficiadas _____
Nº entidades beneficiadas ____
 
___
___
   c) Educação popular/alfabetização de jovens e adultos(as)
 
 
 
 
 
 
Nº pessoas beneficiadas ________
Nº entidades beneficiadas _______
 
Nº pessoas beneficiadas _____
Nº entidades beneficiadas ____
 
___
___
   d) Empreendedorismo/apoio e capacitação
 
 
 
 
 
 
Nº pessoas beneficiadas ________
Nº entidades beneficiadas _______
 
Nº pessoas beneficiadas _____
Nº entidades beneficiadas ____
 
___
___
   e) Segurança alimentar/combate à fome
Nº pessoas beneficiadas ________
Nº entidades beneficiadas _______
 
Nº pessoas beneficiadas _____
Nº entidades beneficiadas ____
 
___
___
 
 
 
 
 
 
   f) Educação para a cultura de Paz e não-violência
 
Nº pessoas beneficiadas 20.000
Nº entidades beneficiadas 200 escolas
 
Nº pessoas beneficiadas 20.000
Nº entidades beneficiadas 200
 
___
___
   Valores totais
 
 
 
 
 
6) Outros indicadores
2011
2012
Metas 2012
   Nº total de alunos(as)
 
 
 
   Nº  de alunos(as) com bolsas (integral)
 
 
 
   Valor total das bolsas (integral)
 
 
 
   Nº  de alunos(as) com bolsas parciais
 
 
 
   Valor total das bolsas parciais
 
 
 
   Nº de alunos(as) com bolsas de Iniciação Científica e de Pesquisa
 
 
 
   Valor total das bolsas de Iniciação Científica e de Pesquisa
 
 
 
7) Indicadores sobre o corpo funcional da organização
2011
2012
Metas 2012
   Nº total de empregados(as) ao final do período
-
-
 
   Nº de admissões durante o período
-
-
 
   Nº de prestadores(as) de serviço voluntários
200
200
 
   % de empregados(as) acima de 45 anos
-
-
 
   Nº de mulheres que trabalham na instituição
8 de
8 de
 
 
 
 
 
   % de cargos de chefia ocupados por mulheres –(comissão orga)
8 de 10 pessoas
8 de 10 pessoas
 
   Idade média das mulheres em cargos de chefia
4 de 8 diretores
4 de 8 diretores
 
   Salário médio das mulheres
-
-
 
   Idade média dos homens em cargos de chefia
-
-
 
   Salário médio dos homens
-
-
 
   Nº de negros(as) que trabalham na instituição
-
-
 
   % de cargos de chefia ocupados por negros(as)
-
-
 
   Idade média dos(as) negros(as) em cargos de chefia
-
-
 
   Salário médio dos(as) negros(as)
-
-
 
   Nº de brancos(as) que trabalham na instituição
8
8
 
   Salário médio dos(as) brancos(as)
-
-
 
   Nº de estagiários(as)
01
01
 
   Nº de voluntários(as)
200
200
 
   Nº de portadores(as) de deficiências ou necessidades especiais
-
-
 
   Salário médio portadores(as) necessidades especiais
-
-
 
8) Qualificação do corpo funcional
2011
2012
Metas 2012
 Nº total de docentes
-
-
 
            Nº de doutores(as)
-
-
 
            Nº de mestres(as)
-
-
 
            Nº de especializados(as)
-
-
 
            Nº de graduados(as)
200
200
 
 Nº total de funcionários(as) no corpo técnico e administrativo
-
-
 
            Nº de pós-graduados (especialistas, mestres e doutores)
-
-
 
            Nº de graduados(as)
-
-
 
            Nº de graduandos(as)
-
-
 
            Nº de pessoas com ensino médio
-
-
 
            Nº de pessoas com ensino fundamental
-
-
 
            Nº de pessoas com ensino fundamental incompleto
-
-
 
            Nº de pessoas não-alfabetizadas
-
-
 
9) Informações relevantes quanto à ética, transparência e responsabilidade social
 
 
2011
Metas 2012
   Relação entre a maior e a menor remuneração
-
 
   O processo de admissão de empregados(as) é:
__x__% por indicação _x__% por seleção/concurso
____% por indicação ____% por seleção/concurso
   A instituição desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade em seu quadro funcional?
(   ) sim, institucionalizada     
(   ) sim, não institucionalizada 
( x  ) não
(   ) sim, institucionalizada     
(   ) sim, não institucionalizada 
(  x ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual?
(   ) negros(as)   (   ) gênero  (   ) opção sexual
(   ) portadores(as) de necessidades especiais
(   )____________
(   ) negros(as)   (   ) gênero  (   ) opção sexual
(   ) portadores(as) de necessidades especiais
(   )____________
   A organização desenvolve alguma política ou ação de valorização da diversidade entre alunos(as) e/ou beneficiários(as)?
(  x ) sim, institucionalizada     
(   ) sim, não institucionalizada 
(   ) não
(  x ) sim, institucionalizada     
(   ) sim, não institucionalizada 
(   ) não
   Se "sim" na questão anterior, qual?
(   ) negros(as)   (   ) gênero  (   ) opção sexual
(   ) portadores(as) de necessidades especiais
(  x ) dialogo entre as diferenças
(   ) negros(as)   (   ) gênero  (   ) opção sexual
(   ) portadores(as) de necessidades especiais
(  x ) dialogo entre as diferenças
   Na seleção de parceiros e prestadores de serviço, critérios éticos e de responsabilidade social e ambiental:
(   ) não são considerados
(   ) são sugeridos          ( x  ) são exigidos
(   ) não são considerados
(   ) são sugeridos          ( x  ) são exigidos
   A participação de empregados(as) no planejamento da instituição:
( x  ) não ocorre   (  ) ocorre em nível de chefia
(   ) ocorre em todos os níveis
(   ) não ocorre   (  ) ocorre em nível de chefia
(  x ) ocorre em todos os níveis
   Os processos eleitorais democráticos para escolha dos coordenadores(as) e diretores(as) da organização:
(   ) não ocorrem ( ) ocorrem regularmente
(   ) ocorrem somente p/cargos intermediários
(   ) não ocorrem ( ) ocorrem regularmente
(   ) ocorrem somente p/cargos intermediários
   A instituição possui Comissão/Conselho de Ética para acompanhamento de:
(   ) todas ações/atividades ( ) Ensino e Pesquisa
(   ) experimentação animal/vivissecção
(  x ) comissão organizadora.
(   ) todas ações/atividades ( ) Ensino e Pesquisa
(   ) experimentação animal/vivissecção
(  x ) comissão organizadora.
10) Outras informações
Instruções para o preenchimento
tem 1 -  Tipo/categoria: autoclassificação/denominação da organização que está preenchendo o BS (por exemplo: organização social, ONG, sindicato,
fundação, instituição formal de ensino, organização do terceiro setor, instituição de ensino superior, entre outras)
Item 2 - Receitas de contribuições: receitas recebidas pelas entidades dos sócios/associados e demais contribuições regulares mediante contrapartida; 
receitas de doações: originam-se do setor privado tanto de pessoa física ou de pessoa jurídica e destinam-se a projetos; receitas de recursos governamentais (subvenções): originam-se do poder público.
Item 4 - Metas 2010 : valores em Mil Reais
Itens 5,6,7,8 e 9 - Metas em Mil Reais e em números por ação/projeto
Item 5 - Neste item devem constar somente os projetos, ações e contribuições para a sociedade que a instituição efetivamente realizou no exercício citado, agrupados por grandes temas de conhecimento geral (pode constar o nome de cada projeto, opcionalmente). A seguir relacionamosoutros temas indicativos a serem acrescentados, quando for necessário, devendo sempre constar neste item o nº de pessoas e entidades beneficiadas: f) segurança no trabalho; g) assessorias/consultorias; h) direitos da 3ª idade/pessoas idosas; i) direitos da criança e do adolescente; j) direitos das pessoas portadoras necessidades especiais; l) diversidade de gênero/saúde da mulher; m) educação infantil/creches comunitárias; n) geração de emprego e renda; o) meio ambiente/desenvolvimento sustentável; p) questão indígena; q) saúde e saneamento; r) esporte, cultura e lazer; s) inclusão digital, t) não-violência, u) outros. No caso das IES, discriminar também os Programas e Projetos de Extensão. As metas 2011 devem expressar os valores em Mil Reais, bem como o nº de pessoas e de entidades beneficiadas que a organização deseja/busca alcançar/manter.
Item 7 - O nº de negros(as) corresponde ao somatório do nº de pessoas classificadas/autodeclaradas como de cor de pele preta e parda; e o nº de brancos(as) como o somatório do nº de brancos(as) e amarelos(as), ambos conforme informados anualmente na RAIS.
Item 8 - Espaço disponível para a organização colocar esclarecimentos e outras informações qualitativas e quantitativas que julgue necessárias.
Obs. Os campos onde não constam ou não se aplicam o tipo de informação ao tipo/categoria da instituição que está divulgando seu Balanço Social devem ser preenchidos com NA (não se aplica) ou ND (não disponível).
Obs 1. O princípio deste BS é buscar transparência, responsabilidade e participação nas ações realizadas, bem como transparência total na origem e destino dos recursos utilizados pela organização em questão.
Notas explicativas:
Trabalho com o fomento da Cultura de Paz junto as escolas Municipais, Estaduais e Particulares. Assim existe um trabalho articulado junto a estas instituições governamentais e particulares, através de uma comissão organizadora (a partir de 2008 junto com o COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz) que promove anualmente uma seleção de textos e desenhos a fim de publicar um livro que se intitula: Londrina Pazeando - “Ideias dos estudantes de Londrina para construção de uma cultura de Paz e Não-Violência”(2003/2004)- “A paz é a gente que faz” (2005) e proposta - “Queremos os heróis pacifistas nas escolas”(2006). “Como eu posso contribuir para uma Cultura de Paz no Planeta?”(2007). “Os oito jeitos de mudar o mundo e a Construção de Cultura de Paz (2008). “Educar para a Paz, Desarmamento e Segurança Pública (2009). “10 anos de Movimento Pela Paz e Não-Violência – O que já fizemos nestes dez anos, e o que falta fazer?” (2010).  “Arma não é brinquedo... dê abraços (2011). Foi o primeiro ano que incluímos os pais e ou responsáveis e professores na categoria textos. “Vamos melhorar a saúde das gestantes, e nascer em 2012 em uma cultura de paz”  (2012) . Em 2005 atingimos as escolas da região próxima a Londrina, sendo um universo de 165.000 alunos em 240 escolas, que foram convidada para participar das atividades, principalmente do livro.No ano de 2004 participarem entregando os textos 15% das escolas de Londrina o que correspondeu a 30 escolas. Já em 2005 foram 240 escolas e que entregaram os textos representando 14,55% das escolas. Em 2006 foram 240 escolas sendo que 80 escolas entregaram (33%) os textos e 60 (25%) foram selecionadas para participar do livro. Em 2007 foram 240 escolas sendo que 42 escolas entregaram textos e desenhos (17%),  Em 2008 foram 240 escolas sendo que 34 escolas entregaram textos e desenhos (14,16%). Em 2009 foram 240 escolas sendo que 35 escolas entregaram textos e desenhos (14,58%). Em 2010 foram 240 escolas sendo que 35 escolas entregaram textos e desenhos (15,42%).  Já em 2011 foram:
ESTADUAIS: 21 escolas 10 textos 11 desenhos =  21 alunos 5  pais  5 prof.
PARTICULARES: 8 escolas 7 textos 8 desenhos = 15 alunos   3 pais  2  prof.
MUNICIPAIS: 15 escolas 13 textos 11 desenhos = 24 alunos 3 pais   5 prof.
Totais -  44 escolas com 60 alunos  sendo (30 textos alunos)  (30 desenhos alunos)  mais 11 pais ou responsáveis e mais 12 professores, totalizando  83 pessoas.
Estimamos que estiveram envolvidos diretamente na seleção de textos aproximadamente 200 professores, entre escolas particulares, do município e do estado. Consideramos que estas professoras são “voluntárias” no trabalho de seleção de textos, e extensão dos trabalhadores da ONG.
Indicadores do trabalho:
[2011-2012 até 01 janeiro] Numero de reportagens de TVs e Documentários do movimento  - 242 vídeos totalizando 289 minutos publicados no Youtube
[2011]  Numero de crianças nas caminhadas durante a semana da Paz pela cidade 5.350.
[2011]  Numero de escolas que recebeu regulamento da 9º coletânea para publicar uma livro, 240.
[2011]  Numero de livros publicados    1000.
[2011]  Numero de livros distribuídos para as escolas e bibliotecas 400.
[2011]  Numero de livros distribuídos para patrocinadores, outras ongs, unesco e outras cidades 400.
[2011]  Numero de gibis distribuídos para as escolas e bibliotecas 10.000 sendo foram distribuídos cerca de 35 un por escolas, e com a condição de pertencerem a biblioteca para uso de todas as turmas. Foi o único gibi do pais que tratou da quentão do desarmamento. Mais 3.000 para outras distribuições.
[2011]  Numero de JOGOS DA PAZ produzidos 1.000 um que foram distribuídos para as escolas e outras organizações.
[2011]  Numero de escolas que entregaram textos e desenhos -18,10 % ( 44 escolas de 243).
[2011]  Realização do 4º Fórum Estadual de Educação para a Paz -Mídia de paz, que reuniu as Universidades de Jornalismo da UEL, UNOPAR e PITÀGORAS: - Como a Mídia pode colaborar na    na construção da Cultura de Paz.  Com texto de  Patrícia Zanin (veja completo em www.midiadepazparana.org.br ).
[2011]  Numero de oradores do fora de Londrina 2 pessoas, o Sociólogo Rangel Bandeira da ONG Viva Rio e André Trigueiros jornalista da Globo News.
[2011]  Numero de Palestras realizadas por oradores da ONG Londrina Pazeando, sobre ODMs e Cultura de Paz foi de 20 palestras.
[2011]  Participação da Comissão organizadora da 11º Semana da Paz de Londrina (Lei Municipal nº 8.437de junho de 2001 comissão se nomeou e trabalhou).
[ 2011]  Participação  na Câmara Municipal de Londrina durante a entrega do Selo Arma não é brinquedo referente a Lei 9.188/2033 veja em    vídeo  www.cml.gov.pr.br.
[2011]  O COMPAZ, é o sexto no Brasil e o mais atuante. Foram realizadas 32 reuniões durante    o ano, sendo que somam 85 reuniões do conselho.
[2011] Exposição em parceria com Biblioteca Pública Municipal, durante a   10º Semana da Paz dos textos e desenhos originais que compuseram o   livro, bem como livros que tratam do tema Cultura de Paz, Exposição dos mesmos textos e desenhos (replicas) no saguão da Prefeitura Municipal.
 
[2011] Lançamento do Livro Londrina Pazeando: “Arma não é brinquedo... dê abraços”.
[2011] Os alunos autores dos textos e desenhos do Livro Londrina Pazeando 2011 são homenageados na Câmara Municipal de Londrina e seção extraordinária.
 
[2011] 9° Noite de autógrafos nas Livrarias Porto do Shopping Catuaí com cerca de 400 participantes.
[2011]  Lançamento de 20.000 cartões de telefones Sercomtel constava a imagem tema “arma não é brinquedo... dê abraços!
[2011]  8º Noite de cultura de paz no cine teatro ouro verde (12 escolas se apresentaram e 900 pessoas assistiram).
[2011]   Rearticulação do comitê londrinense para o desarmamento. Foram varias atividades durante o anos. Vinda do Rangel Bandeira, homenagem as crianças de Realengo, reuniões do comitê, participação do comitê no 31ª festival de musica de Londrina, panfletagem com 11 grupos em 11 pontos da cidade concomitantemente. Montagem de posto de coleta de armas.
[2011] Campanha (outubro) para fazer valer a Lei 9.188 de 03/ou/2003. Em Londrina uma Lei inédita. Proíbe a comercialização de armas de brinquedo   no Município de Londrina e dá outras providências. O conselho colaborou para que a Lei 9.188/2003 fosse aprimorada, definindo melhor o conceito de “arma de brinquedo” e criando um SELO   para os lojistas que cumprem a Lei. O Conselho visitou 64 lojistas divulgando o SELO.
[2011] Participação na entregue do SELO   os primeiros 23 lojistas que aderiram à campanha.
[2011] Participa de 32 reuniões do COMPAZ, colaborando na organização da 11° semana municipal da paz.
[2011] Continua a publicar  no site Mídia de Paz Paraná e este anos trouxe o Jornalista André Trigueiro para falar sobre “A contribuição da imprensa na construção do mundo sustentável “.
[2011]  Foi publicado pela Globo News no programa CIDADES E SOLUÇÕES uma matéria de 22 minutos sobre o movimento a cidade de Londrina, mostrando algumas das ações em prol da cultura de paz no município.
[2011] Participou junto do 5° ATO PUBLICO DE PAZ junto com os funcionários do HU lembrando a morte de enfermeira Sueli Aparecida de Souza, vitima de uma bala perdida em Londrina. Em 2009 o evento foi institucionalizado pelo HU.
[2011] OMovimento pela paz -  ONG, o COMPAZ e o Movimento CISV , Mulheres Empreendedoras Rurais, Sindicato Rural Patronal participam juntos do na av leste-oeste desfile de 7 de setembro, levando o tema da 10º semana municipal da paz, com mural móvel, e as bandeiras do movimento : do compaz, da ong, internacional da paz, da marcha mundial, dos odms, do Oasis.
[2011] 3ª Abraço no Lago  e 11° caminhada municipal pela paz e não-violência foram realizadas por cerca de 3000 pessoas. São levadas as bandeiras do movimento : do compaz, da ong, internacional da paz, dos odms, e também realizado o evento LEVANTE-SE  proposto pelo ONU como forma de mobilizar para contribuições como os ODM.
[2011]  Participação na 4° Mostra de Projetos Nós Podemos Paraná / Senai . O COMPAZ  se inscreveu na mostra (julho)  apresentando a sua experiência .O Movimento Nós Podemos Paraná trabalha desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Até agora, o Movimento envolveu mais de 20 mil voluntários em prol do desenvolvimento do Paraná. www.nospodemosparana.org.br.
[2011]  O Movimento Nós Podemos Londrina, o Compaz Conselho Municipal de Cultura de Paz, o Londrina Pazeando PARTICIPARAM (outubro)e apoiaram o movimento outubro Rosa em Londrina organizado pelo "Nós do Poder Rosa.
[2011] Apresentação da experiência no Encontro Internacional “En pie de paz” - Cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural.O Centro Cultural de Espanha em São Paulo / Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e o Instituto Pólis  organizaram o Encontro Internacional “En pie de paz” - Cultura de paz, políticas públicas e desenvolvimento cultural, a em São Paulo (Brasil), nos dias 25, 26 e 27 abril 2011.
[2011] Apresentação da experiência ao Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências - NEP/UEPG – Ponta Grossa/PR. O NEP reúne Educadoras e Educadores que atuam na Educação Básica e no Ensino Superior, que nas suas ações desenvolvem propostas pedagógicas relacionadas às convivências escolares, com foco nas questões relativas à Educação para a Paz, Educação em Valores Humanos, Prevenção de Violências e Mediação de Conflitos na Escola, procurando discutir aspectos conceituais e metodológicos destes temas. A participação é de caráter voluntário e é marcada por momentos de estudo coletivo, palestras em escolas e produção acadêmica.
[2011] "2º ABRAÇOS GRATIS" - intervenção do Movimento pela Paz e Não-Violência no calçadão.Neste último dia 11 de setembro 2010, integrantes do Movimento pela Paz e Não-Violência ( COMPAZ , Movimento Nós Podemos Londrina, ONG Londrina Pazeando e outros) realizaram uma intervenção no calçadão de Londrina, em frente ao chafariz.
[2011] Dia Internacional pela Não-Violência contra a Mulher .O COMPAZ já visitou as lojas do centro, agora, dando continuidade a "Campanha para fazer valer a Lei 9.188. O COMPAZ organizou junto com a Câmara Municipal e a Prefeitura a entrega do SELO aos lojistas.
 
Gilberto Geraldino
CRC PR nº 016.708/O-3