Política Pública de Controle de Armas de Brinquedo de Londrina, será apresentada em Foz do Iguaçu.
Construindo uma Cultura de Paz
Acontece de 2 e 4 de dezembro de 2015, em Foz do Iguaçu Paraná, na UNILA Universidade Federal da Integração Latino-Americana o II Encontro Brasileiro e I Encontro Latino-americano pelo Desarmamento Humanitário.
OBJETIVO: Promover a articulação da sociedade civil brasileira e latino-americana atuante no desarmamento humanitário, especialmente pela universalização e implementação do Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) e da Convenção sobre Munições Cluster (CMC). É isto que pretende o Evento de Extensão Desarmamento Humanitário: Abordagem Política e Dhesarme: ação brasileira pelo desarmamento humanitário.
A experiencia de Londrina, “Arma não é Brinquedo” Lei Municipal 9.188/2003 que entrega SELO aos lojistas que não vendem armas de brinquedo, inspirou Leis Estaduais como a de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Também o Paraná discute uma legislação Estaudal, bem como a PL 2413/2015 http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=1594129 visa proibir em todo Brasil a comercialização de “armas de brinquedo”. Atualmente são 72 lojistas que trabalham com brinquedos que aderiram a campanha proposta pela “Lei Reflexiva”.
Educar para Paz e para a Sustentabilidade Planetária, em um Mundo que necessita transformar a Cultura de Violência em uma Cultura de Paz é urgente.
VEJA MAIS https://www.youtube.com/watch?v=6ZwC60roacY
UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Ativistas de seis países da Europa e América Latina e de sete estados brasileiros participam, em Foz do Iguaçu, do 2º Encontro Brasileiro e 1º Encontro Latino-Americano pelo Desarmamento Humanitário, que será realizado nesta quinta e sexta-feira (3 e 4 de dezembro), no Hotel Viale Tower (Avenida Jorge Schimmelpfeng, 232), a partir das 9h30. “Nossa ideia é construir uma proposta de atuação, com prioridade de ações da sociedade civil sobre o desarmamento humanitário para a América Latina”, diz o professor Gustavo Oliveira Vieira, organizador do evento.
VEJA MAIS https://www.unila.edu.br/noticias/debate-5