2º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil – destruição de armas.
Realizamos neste sábado (03-out) que antecede o dia da criança, a destruição de armas de brinquedo, e as armas de “brinquedo” do Fórum de Londrina usadas em crimes.
O evento que contou com a presença do Dep. Estadual Tercílio Turini, que esta fazendo Lei Estadual para proibir na Paraná a venda de armas de brinquedo e o Dep. Federal Marcelo Belinati que está tramitando a Lei no Congresso Federal (proibir no Brasil).
Na oportunidade também houve manifestação pela manutenção do Estatuto do Desarmamento no Brasil, e NÃO a PL 3722que quer criar o “Estatuto do Descontrole de Armas”.
Nós somos a favor do CONTROLE DE ARMAS
A realização do foi do COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) com apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) e da ONG Londrina Pazeando.
evento no face - https://www.facebook.com/events/464967200357685/
2º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil
Destruição de armas de brinquedo, e armas de “brinquedo” do Fórum usadas em crimes
03/outubro/2015 – Calçadão em Frente ao Moveis Brasília/Banco Brasil
No sábado dia 03 de outubro, que antecede o dia da criança, o COMPAZ (Conselho Municipal de Cultura de Paz) com apoio do CMDCA (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente) e vai realizar o 2º Manifesto pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil das 9 às 12 horas no calçadão de Londrina em frete a loja do Moveis Brasília (Banco do Brasil).
Em parceria com a Cooperativa de Reciclagem a Coopermudança que também estará presente afim de ajudar na reciclagem do plástico, vamos destruir armas de brinquedos e também as armas de “brinquedo” (simulacros) utilizadas em crimes e que foram apreendidas em processos judiciais. Amanda Freire de Freitas Ferreira, da 2ª Vara da Infância e da Juventude, fez questão de participar do evento pois, o Fórum necessita destruir estas “armas” e também porque é uma excelente oportunidade para mostrar a comunidade a crescente utilização destas “armas” em crimes.
O Instituto Sou da Paz fez uma pesquisa em São Paulo (2013) e constatou que no ano de dois mil e doze, 44% dos crimes utilizaram armas de brinquedo
VEJA https://www.youtube.com/watch?v=7mW21frwbPsAs
crianças que forem ao evento e levarem “arminhas” de plástico, poderão trocar por brinquedos de verdade, uma vez que “armas não são brinquedos”.
Londrina tem a Lei 9.188/2003 que proíbe a venda de armas de brinquedo no município. A Lei “reflexiva e educativa” tem hoje mais de 70 lojas que solicitaram à Prefeitura e Câmara o SELO. Este ano estamos na 5ª Edição da ENTREGA DO SELO aos Lojistas. São lojas como pequenos bazares em bairros, até as grandes redes nacionais e interacionais; hoje praticamente são os comércios que vendem brinquedos na cidade. Temos o apoio dos veículos de comunicação, de professores, educadores, pais, ou seja uma grande adesão.
Já conseguimos aprovar a Lei no Distrito Federal (20/set/13) e no Estado de São Paulo (jan./14), no Rio de Janeiro (inicio 2015). Uma PL está tramitando no Paraná proposta pelo Dep. Tercílio Turini e devemos ser o terceiro Estado a ter também a Lei. Também temos a PL 2413/2015 de autoria do Dep. Marcelo Belinati e Erika Kokay no Congresso Nacional para proibir em todos os 5.565 municípios do Brasil vendam armas de brinquedo.
Tínhamos uma Lei Municipal e hoje temos no país um Distrito Federal e Estados com a Lei, o que faz do “SONHO DE LONDRINA” estar se tornando uma realidade nacional. Se Nós Podemos em Londrina, podemos no Brasil e no Mundo viver esta experiência.
A DESTRIUÇÃO DAS ARMAS PELO MÉTODO "MAIS TRADICIONAL" - MARRETA
1º Manifesto em 2014