Home Arma não é brinquedo

Visita dos Conselheiros do COMPAZ a Secretária de Assistencia Social

Conselheiros vão relatar a diversas atividades do conselho ligadas a Cultura de Paz e Justiça a Práticas Restaurativas em parcerias com as (*)REDES Regionais de Serviço do Município.

Lilian, Regina, Mildred, Leozita, Ana, Técia, Claudines, Luis e Charleston

Os conselheiros relataram que as parcerias com várias REDES  aconteceram em 2014  na organização de “Abraços pela Paz” e frutificaram e existe já no planejamentos das redes acontecerem em 2015:

PROPOSTAS PARA 2015:

[20/setembro]   Abraço no Lago (confirmado) 
 
[24/setembro]  Abraço “Maratona pela Paz  (confirmado) 
FRONT PAGE 
 
[03/junho] -  Abraço pela Paz no Lago Norte  (confirmado)
 
[09/março] Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa  (confirmado)
FRONT PAGE  Para Lançamento da "Semana Nacional de Justiça pela Paz em Casa" será  realizado o  Abraço pela Paz no Centro Cívico de Londrina https://www.facebook.com/pages/2%C2%BA-Abra%C3%A7o-pela-Paz-no-Centro-C%C3%ADvico-de-Londrina/725781564210025
 
EM ESTUDO 

2º Abraço pela Paz e Acolhimento na Concha 

2º Abraço no C.E.U (Centro de Esportes e Artes Unificado)
 

 

O crescimento das Práticas e Justiça Restaurativa em nossa comunidade

O movimento de implementação da Justiça Restaurativa em nosso município começou em agosto de 2014 com a criação do Núcleo de Articulação para Implementar a Justiça Restaurativa em Londrina que foi inicialmente composta pela 2ª Vara da Infância (TJPR) o COMPAZ, Pazeando, OAB.

O núcleo passou a se reunir quinzenalmente e as adesões ao trabalho começaram a se intensificar.

No inicio de novembro 25 pessoas (6 juízes, servidores do TJ, voluntários) receberão capacitação da Escola da AJURIS/RS

No final de novembro a experiência de Londrina em Cultura de Paz foi apresentada em no 1º Encontro Paranaense de Práticas Restaurativas  em Ponta Grossa no Paraná, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Comissão Estadual de Práticas Restaurativas e CEJUSC. Já  neste evento a performance da cidade foi reconhecida como uma “articulação” e “mobilização” de sucesso.

CIRCULOS - Em dezembro começamos a realização de Círculos de Construção da Paz – relacionamentos que passou a ter uma periodicidade conforme demanda de pessoas interessadas em conhecer a metodologia. Já realizamos círculos em associações, para CENSE, CRAS, membros do Compaz, com educando do CFC Santiago, CMCDA, e temos programado com a REDE (Turquino)

ESTUDO- Também iniciamos o Grupo de Estudos em J.R. a cada 15 dias com grande adesão de pessoas.

PILOTOS -Ainda no final do anos iniciamos na Escola Estadual Cassio Leite um trabalho piloto que terá continuidade o ano todo de 2015

Em fevereiro desde ano fechamos também parceria com a Escola Municipal Zumbi dos Palmares e esta passou a ser a segunda escola piloto ( uma Estadual e uma Municipal)

ESTUDO LEI -Foi criada uma comissão para estruturar uma proposta de Lei para que a J.R. venha ser uma Política Pública na cidade, como hoje é em Caxias do Sul.

CASOS - Já existes alguns casos no judiciário onde a justiça restaurativa esta em curso

AUDIENCIA – Vamos realizar em 25/abril uma Audiência Pública no Município , e uma no 25/março na Assembleia Legislativa do Paraná

CURSOS – Uma nova formação acontecerá em breve, com recursos do CMDCA Conselho Municipal da Criança e Adolescente

E a UNOPAR lançou um curso de Especialização em Justiça Restaurativa e Educação para Paz que deve iniciar em abril

 

(*) REDES - reuniões nas regiões de Londrina onde participam os CRAS Centro de Referência da Assistência Social , UBS Unidade Básica de Saúde, NASF Núcleo de Assistência a Família, Escolas, Associações de Moradores, Comunidade. Nestes encontros periódicos existe uma troca de informação sobre os vários serviço e as demandas locais, bem como procura-se uma integração com lideranças comunitárias para soluções e melhoria dos serviços públicos.

INFORMAÇÕES:

- Das Inscrições: exclusivamente por e-mail com lista fechada em 13 participantes, enviado para pbuz@tjpr.jus.br (e-mail da Priscila). O e-mail deverá conter NOME COMPLETO e TELEFONE PARA CONTATO.

- Da confirmação: os inscritos serão divulgados através de lista enviada ao Grupo do Google (jusrestaurativa@googlegroups.com ), e eles deverão, por e-mail ou telefone (43 3372-3032), CONFIRMAR a sua presença. Os que não confirmarem serão substituído por outros que estiverem na ordem de inscrição.

VEJA MAIS  http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/2014-09-10-14-34-24
ou pelo nosso Face https://www.facebook.com/groups/justicarestaurativalondrina/