Home Arma não é brinquedo

 

FONTE PREFEITURA: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16805:lojistas-ganham-selo-de-campanha-contra-armas-de-brinquedo&catid=108:destaques


Lojistas ganham selo de campanha contra armas de brinquedo

Escrito por N.com
Qui, 22 de Novembro de 2012 17:12

O prefeito Gerson Araujo participou da solenidade na Câmara Municipal que entregou o selo "Arma não é brinquedo... Dê abraços" a 14 lojistas de Londrina

A Prefeitura de Londrina, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) entregaram na tarde de hoje (22) o selo "Arma não é brinquedo... Dê abraços", para 14 lojistas que passaram a não vender armas de brinquedo em cumprimento à Lei 9.188/2003. O prefeito de Londrina, Gerson Araujo, participou da entrega dos selos aos lojistas. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Londrina e contou com a presença de crianças da rede municipal de ensino.

Gerson Araujo salientou a importância do reconhecimento dado aos lojistas e afirmou que é a partir de pequenas iniciativas como essa que grandes transformações acontecem. “Hoje é um momento muito importante, pois pensamos em paz. Vemos tanta tragédia e violência que esquecemos quanto é bom pensar em paz. Esses lojistas estão praticando efetivamente a cultura de paz ao aderirem à campanha. Esse selo que entregamos é uma ação simples, mas que tem um grande significado, todas as mudanças precisam começar de alguma forma. Parabéns a todos os envolvidos”.

Com a adesão de 14 novos comerciantes à lei que proíbe a venda de armas de brinquedo em estabelecimentos comerciais, somados aos 23 comerciantes que já fazem parte da campanha, são 37 lojas da cidade que não comercializam armas de brinquedo. O número foi comemorado pela Prefeitura, pela Câmara, pelo Compaz e pela ONG Londrina Pazeando.

O lojista Joaquim Jesuíno foi um dos comerciantes que receberam o selo. Ele contou que sempre vendeu armas de brinquedo, mas que a partir das visitas dos fiscais da Prefeitura e dos membros do Compaz decidiu parar de comercializar esse tipo de brinquedo. “Com as conversas vimos que era necessário ter uma nova consciência. Armas de brinquedo não estão com nada, todos deveriam aderir à campanha. Precisamos de um mundo unido contra a violência. Sempre vendi armas de brinquedo, e hoje depois de amadurecer, vejo o quanto é necessário a extinção desse tipo de brincadeira”.

O selo tem duração de dois anos, e a concessão terá a grafia “Arma não é brinquedo... Dê abraços. Lei Municipal 9.188/2003”. Para receber o selo a loja precisa estar em conformidade com a Lei. A empresa interessada deve encaminhar requerimento à Secretaria Municipal de Fazenda e o modelo está disponível no site da Câmara Municipal (www.cml.pr.gov.br). A Secretaria de Fazenda é o órgão responsável pela fiscalização da venda de armas de brinquedo nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Campanha 2013/2014

 

Durante a solenidade de entrega do selo, foi realizado o lançamento da campanha da ONG Londrina Pazeando. A ONG aproveitou o tema social do Governo Federal para a Copa do Mundo, “Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência, sem racismo”, e irá utilizá-lo na confecção do livro Londrina Pazeando para o próximo ano. A intenção é aproveitar o tema da Copa para divulgar o trabalho que é feito em Londrina no que diz respeito à cultura de Paz.

Fotos: N.com