Home Reportagens

folha de londrina 1

26/09/2007
Adriana Ito
Reportagem Local

Caminhando para promover a paz

Crianças de escolas públicas participaram de uma passeata e fizeram apresentações para marcar a 7ª Semana Municipal da Paz

Iniciando as caminhadas da 7 Semana Municipal da Paz, centenas de crianças de cinco escolas públicas da Zona Norte de Londrina fizeram uma pequena passeata e se reuniram ontem em um manifesto no Lago Cabrinha. Cada escola apresentou o resultado das ações sobre o tema realizadas no decorrer do ano. 

''Nossa escola tomou a iniciativa de realizar esta ação para ajudar a criar cada vez mais uma cultura de paz nas famílias'', contou a assistente de supervisão Cristina de Oliveira, da Escola Municipal Neman Sahyun, informando que as instituições realizaram palestras e debates e confeccionaram cartazes sobre o tema. ''Se a escola não começar a trabalhar o valor da paz com os pequeno, depois fica mais difícil'', afirmou a diretora da escola, Ionice Conceição Silva Gracioso. Ela destacou que a escola realizou atividades inclusive com os pais. ''Queremos que a própria criança leve essa discussão para casa e dê continuidade. Ela tem o poder de influenciar os pais e incentivá-los.'' 

Para a professora Déborah Moreno Pitelli, da Escola Municipal Haydee Colli Monteiro, as crianças convivem diariamente com a viôlencia em filmes, jogos e por vezes até dentro da própria família, e por isso é necessário que a escola se responsabilize por lhes dar um referencial sobre a paz. ''As crianças ficaram entusiasmadas, porque querem que essa paz se concretize, e estamos mostrando um meio'', assinalou, lembrando que é nessa idade que se constrói a moralidade desses futuros cidadãos. 

Alguns pais também aderiram à manifestação. ''Os pais têm que participar, porque o filho vai se inspirar nele, e se o pai não faz nada a respeito a criança também não vai ter incentivo para fazer. Os pais têm que estar junto porque tudo começa na educação'', ressaltou o autônomo Robson Lopes de Almeida, contando que ajudou inclusive a arrecadar fundos para melhorar a iluminação da escola onde suas duas filhas estudam. 

Durante o evento, os estudantes, com idades entre 6 e 14 anos, deram a sua definição de paz, fizeram pequenas apresentações e mostraram os cartazes que confeccionaram. ''Com o manifesto podemos ajudar a acabar com a violência'', apontou o estudante Paulo Henrique da Silva, de 14 anos, da Escola Estadual Monsenhor Josemaria Escriva. Ele confessou que, até o assunto ser tratado na escola, não tinha parado para pensar a respeito da paz. ''Quem sabe vendo os mais novos, os mais velhos não seguem o exemplo?'', sugeriu uma colega sua. 

Já para a pequena Laís Claudino Camargo, 8 anos, a paz é fundamental para que haja harmonia entre as pessoas. ''Para ter paz, podia começar não roubando, sendo bom aluno, ajudando. Assim, a gente educa as pessoas. E quando tem paz, tem amigos e muita harmonia'', assinalou. Também participaram as escolas Nair Auzi Cordeiro e Beahir Edna Mendonça.

O QUE FOI DITO:

''Se a escola não começar a trabalhar o valor da paz com os pequenos, depois fica mais difícil. Queremos que a própria criança leve essa discussão para casa e dê continuidade. Ela tem o poder de influenciar os pais e incentivá-los.'' 

Ionice Conceição Silva Gracioso, diretora da Escola Municipal Neman Sahyun em Londrina, ao explicar o objetivo da caminhada da 7 Semana Municipal da Paz que reuniu alunos de cinco públicas da Zona Norte da cidade.