Home Reportagens

folha de londrina 1

10/07/2007
Fernanda Borges
Reportagem Local

Fórum quer criar ConPaz em Londrina

folha de londrina 10072007 1A jornalista Elisabete Santana, que faz parte da comissão executiva do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (ConPaz), órgão da Assembléia Legislativa de São Paulo, esteve ontem em Londrina para participar do 1º Fórum Educação para Cultura de Paz, realizado na Câmara Municipal de Londrina. Ela proferiu a palestra ''Paz para quê? Estamos condenados à violência?''

Formada em jornalismo pela Universidade Metodista do Estado de São Paulo, Elisabete também é membro da coordenação do comitê paulista para a Década da Cultura de Paz, um programa da Unesco, e faz parte do Grupo de Estudos Contemporâneos da Associação Pelas Athena. Participante de diversos congressos e seminários internacionais que abordaram questões sobre paz e cidadania global, Elisabete salientou que a cultura de paz se dá de acordo com a ação de cada indivíduo.

''Conhecemos muito bem a cultura da guerra, mas e a cultura de paz? Do que se trata? Compreender a cultura de paz não se trata apenas da paz espiritual. Precisamos repensar sobre a questão da tolerância. Tolerar a morte de uma criança a cada três segundos, por exemplo, é algo intolerável, inadimissível. Por isso, para que a cultura de paz se estabeleça, a atuação da sociedade juntos aos poderes públicos é fundamental'', disse.

De acordo com a jornalista, o ConPaz auxilia os deputados abordando assuntos com princípios ligados a cultura de paz. Ao todo, o órgão é composto por 36 pessoas da sociedade civil, ligadas a movimentos sociais, ONGs, e mais 12 parlamentares.

Em Londrina, tramita na Câmara Municipal um projeto de lei para criar o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz-LD). Para Elisabete, trata-se de uma medida ''de fundamental importância'' que contribuirá com o início da prática de uma nova cultura. ''O Conselho traz a sociedade para o local de discussão das políticas. De várias maneiras, a cidade pode ajudar. É a forma que a pessoa se coloca diante de uma situação de violência, é ela se comprometer com a paz'', comentou.

Ainda segundo Elisabete, são oito os eixos que fazem parte da cultura de paz: a educação para a paz; desenvolvimento sustentável; igualdade de gêneros; os direitos humanos; a prática da democracia; entendimento, tolerância e solidariedade; paz e segurança internacional e livre acesso da informação e conhecimento.

''Uma cultura para ser estabelecida numa sociedade leva em torno de 200 a 300 anos, mas percebemos que de uns tempos para cá tudo tem acontecido muito rápido. Alguns estudiosos da cultura de paz dizem que o que impede o exercício daa paz é a nossa irracionalidade. Enquanto olharmos para o nosso desconhecido como inimigo e não percebermos o potencial do ser humano, será difícil uma mudança'', finalizou.