Home Pazearam

Dom Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns, ofm nasceu em Forquilhinha, Criciúma, SC, em 1921. Ingressou na ordem franciscana em 1939. Ordenou-se presbítero em 1945 em Petrópolis, RJ. Freqüentou a Sorbonne onde laureou-se em Patrística e Línguas Clássicas. Foi professor nos subúrbios de Petrópolis, onde era amigo das crianças e dos pobres dos morros.

Foi indicado bispo auxiliar de Dom Agnelo Rossi (de São Paulo), em 1966. Atuou intensamente na Região Norte de São Paulo. Foi nomeado Arcebispo de São Paulo em 1970.

Foi feito Cardeal por Paulo VI no consistório de 1973, com o título de Santo Antônio na Via Tuscolana. Assim que assume a diocese incrementa fortemente a participação dos leigos nos passos do Concílio Vaticano II. Realiza a Operação Periferia, vendendo o palácio Episcopal e assume destemida defesa dos direitos humanos constantemente violados pela ditadura militar. Torna-se voz dos sem voz e arauto da justiça social em nossa pátria. É de sua responsabilidade a edição do livro e relatório "Brasil, nunca mais", marco na luta contra a tortura.

Cria novas regiões episcopais, realiza amplo plano de pastoral urbana e lança as bases para a ação colegiada na grande metrópole de São Paulo. Criou as condições essenciais para a entre-ajuda do projeto "Igrejas-irmãs. Cria quarenta e três paróquias, incentiva e apoia o surgimento de mais de duas mil comunidades de base nas periferias da metrópole paulistana, particularmente nas atuais dioceses sufragâneas de São Miguel, Osasco, Campo Limpo e Santo Amaro, além das regiões de Belém e de Brasilândia. Esta era a resposta eficaz e efetiva ao crescimento desordenado, à miséria crescente e à migração constante e forçada para a capital de São Paulo.

Dom Paulo é autor de 48 livros e recebeu mais de uma centena de títulos nacionais e internacionais.