Home Notícias

Oficina de Não-Violência na CAIC Zona Oeste

Realizamos no dia 18 de março de 2016 mais uma oficina de Não-Violência e Cultura de Paz no CAIC Zona Oeste de Londrina das 13:30 as 17:30. Formam professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação que atuam em várias Escolas Municipais nesta região.
Este grupo de Estudo ligado diretamente ao trabalho deles já bem antigo, mais tinham também novos professores que estavam ingressando no grupo. O tema Cultura de Paz veio sugerido pela Secretaria Municipal de Educação através do Comitê Londrinense de Desarmamento (abaixo).

A oficina constitui-se em relatar as ações de 16 anos do Movimento pela Paz em Londrina e Região, bem como dinâmicas de integração e reflexão e formação no assunto. Também foi levado o tema JR Justiça Restaurativa, uma vez que é o tema de estudo do ano e do Livro Londrina Pazeando 2016.

15 MARÇO DIA SUL-AMERICANO DE DESARMAMENTO

 

“O Movimento pela Paz e Não-Violência de Londrina, convocou o Comitê Londrinense para o Desarmamento, afim de celebrarmos o Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário, que acontecerá em toda a América Latina e também na reunião de cúpula do Mercosul Montevidéu – Uruguai, no dia 15 de março de 2016. No Brasil a Rede Desarma vai realizar ações em várias cidades do país, e nós de Londrina queremos contribuir com o movimento.

No dia 23 de fevereiro de 2016 foi realizado uma reunião com o Comitê Londrinense de Desarmamento e de Controle de Armas, que é composto pelas   Forças de Segurança Públicas PM Polícia Militar, PF Polícia Federal, PC Polícia Civil, Guarda Municipal e a PR que é a Polícia Rodoviária Federal com a Sociedade Civil organizada como o CONSEG que é Conselho Comunitário de Segurança e várias associações que desejam a Construção da Paz em nossa comunidade.

AÇOES:
 
> Campanha de Entrega Voluntária de Armas. CONVIDAR às pessoas a irem na Policia Federal fazerem a ENTREGA VOLUNTÁRIA de armas, e receber do Governo Federal a importância de R$ 150,00 até R$ 450,00 que depende do calibre das armas (tamanho) Para isto é necessário preencher a guia de trânsito de arma de fogo disponibilizado no site da PF http://www.pf.gov.br/servicos/armas/campanha-do-desarmamento/sinarm-sistema-nacional-de-armas A PF é o POSTO DE RECEBIMENTO de Armas oficial em Londrina. Só lá as armas podem ser ENTREGUES.
 
 
> PERÍODO da Campanha Entrega de Armas – a campanha é permanente e as celebrações do Dia Sul- Americano já começaram (23) e vão até 15/março com evento no HU.
> PRPOPOSTA de as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares trabalharem o tema/dia “Dia Sul-Americano do Desarmamento Voluntário”, com os alunos de 01 a 15 março e o Manifesto pela Paz e Posto de Informação no HU.
> 10º MANIFESTO PELA PAZ no HU/UEL a ser realizado no dia 15 de março. Há nove anos a técnica de enfermagem Suely de Souza foi vítima de bala perdida, quando saia de uma pizzaria com sua família, desde então todos os anos este Manifesto é realizado.
> No HU no dia 15 de MARÇO teremos um“POSTO DE INFORMAÇÃO” - Presenças das Policias Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Municipal orientando as pessoas sobre a campanha permanente.
> Divulgação nas Rede Socais e Imprensa sobre esta campanha e a celebração do dia 15 março no 10º Manifesto pela Paz no HU.