Home Notícias

Fonte: site Câmara:www.cml.pr.gov.br

Entrega de selo fortalece Cultura de Paz

Na presença de comerciantes, estudantes e representantes do Executivo e das instituições parceiras do evento, foram entregues na tarde desta quinta-feira (26), durante a sessão ordinária da Câmara de Vereadores os selos da quinta edição da campanha "Arma não é brinquedo... dê abraços" para representantes de 47 pontos de venda do comércio varejista. O selo, válido por dois anos, foi instituído para certificar empresários locais que aderiram à campanha municipal de combate à venda de armas de brinquedo, criada por meio da Lei Municipal nº. 9.188/2003, que proíbe o comércio deste tipo de mercadoria, iniciativa da vereadora Sandra Graça (SDD). Além dos empresários que receberam o selo pela primeira vez, outros 25 tiveram a sua validade renovada.

Durante a cerimônia, o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), Charleston Luiz da Silva, lembrou que uma cultura se constrói com o tempo, nas ações do dia a dia. "Por isso, no quinto ano da campanha, ainda estamos no início deste processo, mas temos o sonho e a pretensão de que esta cultura se estabeleça e permaneça entre nós." Silva ressaltou ainda que assim como a violência é um comportamento aprendido, a paz e o amor ao próximo também são comportamentos que se aprende. "Isto precisa ser trabalhado junto às nossas crianças. Nós adultos somos a referência, por isso precisamos refletir sobre nossos atos e demonstrar comportamentos de mais amor e mais tolerância", defendeu.

União de esforços - Já a vereadora Sandra Graça lembrou que iniciativas como a campanha "Arma não é brinquedo... dê abraços" são possíveis porque há escolas, famílias, poder público e empresas envolvidas com a cultura de paz na cidade. "A lei municipal instituída 12 anos atrás é apenas uma oportunidade para refletirmos com a sociedade, com nossos filhos e com todos com quem convivemos a importância de falar sobre a cultura de paz, porque o que semeamos no coração de nossas crianças é o que vai formar o cidadão do futuro", disse a parlamentar, agradecendo a presença de todos, especialmente dos alunos, professoras e diretoras da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães, que produziram textos e desenhos sobre o tema para o livro Londrina Pazeando.

Participaram ainda da entrega oficial do selo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sonia Medeiros, representando o prefeito Alexandre Kireeff (PSD); o coordenador da Ong Londrina Pazeando e diretor do COMPAZ, Luis Cláudio Galhardi; o subtenente Rubens do Vale, representante do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM); o diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) Angelo Pamplona da Costa e o presidente da Câmara de Vereadores de Cambé, Paulo Soares, autor de lei que proíbe a venda de armas de brinquedo naquele município. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Professor Fabinho (PPS).

IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PRFotografia Devanir Parra MTB 2155PR Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327