Home Notícias

Apresentação de Resultados na Implementação da JR em Londrina

A Juíza Claudia Catafesta agradeceu a iniciativa anterior do Fórum Desenvolve Londrina em realizar estudo em 2011 sobre “O adolescente em conflito com a lei” e fomentar uma reflexão sobre o assunto.

Nesta quinta 14/maio a Juíza Claudia, apresentou aos membros do Fórum Desenvolve Londrina (www.forumdesenvolvelondrina.org/ ) , os avanços e resultados obtidos em Londrina na implementação da Justiça Restaurativa. Segundo ela foi muito importante a iniciativa do Fórum em realizar este estudo e fomentar na cidade uma reflexão sobre os adolescente que estão em conflito com a Lei, levando no estudo do Fórum as possíveis causas e as possíveis soluções. Segundo ela a JR tem muito a contribuir nesta área, pois é um novo olhar sobre “pacificar” conflitos sociais, com foco na vitima na “restauração” das relações, principalmente no que diz respeito ao tecido social. Ela relatou que está em discussão na Câmara Municipal uma Lei que tornará o movimento da implementação d JR em Londrina, uma politica pública. Atualmente só o município de Caxias do Sul tem um programa municipal (Lei). A Justiça Restaurativa é uma recomendação da ONU e no Brasil está iniciada sua implementação em 15 estados. Veja mais sobre JR em http://www.justica21.org.br/  .

Alguns comentários dos membros do Fórum:
Para Leandro Magalhães “Ótima palestra hoje. Sai de lá mais otimista do que entrei, para Profa. Damares Biazin - “Verdade Leandro. Parece que existe luz no fim do túnel....”.
Já Luiz Figueira afirmou “A palestra de hoje nos aponta saídas para um sistema falido e ineficaz. Parabéns a todos envolvidos na construção de um novo modelo mais humano de se fazer justiça.”