Home Notícias

 
 
Nesta quinta: 26/março/15 - imperdível
Hora: 19:30h  na UNOPAR do Catuai
GRATUITA e com certificado

Cultura de Paz: "Justiça Restaurativa - a humanização da atividade jurisdicional".

A Drª. Laryssa Angélica Copack Muniz, Juíza de Direito, membro da Comissão Estadual de Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, estará em Londrina logo após a Audiência Pública do Paraná, palestrando sobre o tema e trazendo as discussões desta audiência.

Um dos maiores desafios da atualidade é a superação da cultura da violência, processo que requer o investimento em ações educativas transformadoras e favorecedoras da autonomia dos sujeitos. A construção social de uma cultura de paz passa por pequenas transformações revolucionárias no cotidiano das relações sociais em vários contextos, como a escola, a família, a comunidade, e, porque não, o contexto do atendimento de adolescentes a quem se atribui a prática de atos infracionais e litígios judiciais, objetivando a prevenção de conflitos e sua resolução pelo diálogo.

A Justiça Restaurativa é uma ferramenta eficaz para a resolução de conflitos, uma vez que as pessoas envolvidas num conflito tem voz e são ouvidas. A ideia é que Londrina dissemine essa ferramenta para além do Poder Judiciário, envolvendo escolas e a comunidade, já que a participação das pessoas direta e indiretamente relacionadas com o conflito é importante para a construção de soluções e busca de pacificação social.

Na Justiça Restaurativa a vítima participa da solução. Trata-se de um processo de conciliação e restauração de relações humanas, dando voz e valor aos envolvidos e também às pessoas afetas indiretamente por ele.

A Drª. Laryssa Angélica Copack Muniz, Juíza de Direito na Comarca de Ponta Grossa e membro da Comissão Estadual de Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, falará sobre JUSTIÇA RESTAURATIVA e CULTURA DE PAZ na Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 25 de março, quarta-feira, a partir das 9h, em audiência pública que visa apresentar aos paranaenses as iniciativas do Poder Judiciário sobre Justiça Restaurativa.

No dia seguinte, dia 26 de março (quinta-feira), às 19h30min, a Drª. Laryssa estará em Londrina para uma palestra no Anfiteatro Maior da UNOPAR, unidade Catuai, oportunidade em que falará sobre o mesmo tema, em palestra denominada "JUSTIÇA RESTAURATIVA - A HUMANIZAÇÃO DA ATIVIDADE JURISDICIONAL".

Já a audiência pública de Londrina ocorrerá (daqui um mês) na Câmara de Vereadores no dia 25 de abril de 2015, sábado, às 9h, momento em que serão apresentadas aos londrinenses as ações que vêm sendo implementadas no Município envolvendo as práticas restaurativas.

FACE (FOTOS)

Curso UNOPAR: http://www.voceespecialista.com.br/presencial/unopar/site/curso/39625915