Home Notícias

Região Oeste se mobiliza para o 1º Abraço “Maratona pela Paz”

no facebook https://www.facebook.com/events/635704139860751/?fref=ts

A reunião de organização aconteceu no dia 23/julho/14 com a presença de Luis Claudio Galhardi da ONG Londrina Pazeando e membro do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, que expos aos participantes da região, que o Movimento pela Paz e Não-Violência em Londrina se baseia no que preconiza a ONU/UNESCO quando em  13 de setembro de 1999 “Proclama solenemente a Declaração sobre uma Cultura de Paz, com o objetivo que os Governos, as organizações internacionais e a sociedade civil possam orientar suas atividades por suas sugestões, a fim de promover e fortalecer uma Cultura de Paz no novo milênio” em seus 9 artigos http://www.londrinapazeando.org.br/index.php/unesco/420 .

Foi apresentado o documentário produzido pelo programa Cidades e Soluções da Globo News https://www.youtube.com/watch?v=fp8wmIROanA&list=UUdqbjLL7EN8opar4rp1EuVA, e em seguida conceitos e ações desenvolvida nos últimos 14 anos na cidade. Luis Claudio também mostrou a organização do 1º Abraço no Lago Norte e o 1º Abraço pela Paz no Centro Cívico. Após discussão e ponderações o grupo agendou o evento 1º Abraço “Maratona pela Paz” para dia 27 setembro- SÁBADO, data que está dentro da 14ª Semana Municipal da Paz da cidade e horário ainda a ser definido em próxima reunião de organização.

Foi proposto que todos os serviços da REDE trabalhem a temática Cultura de Paz com foco na melhoria da Educação, pois é consenso que sem uma Educação de Qualidade e para todos, não é possível se estabelecer uma Cultura de Paz plena. O formato do evento está sendo delineado para que a partir dos pontos onde os serviços da REDE aconteçam saiam pessoas em caminha para Av. Maratona onde uma concentração deverá ocorrer e aí na avenida se realizar um grande abraço pela paz, unindo vários bairros da região oeste. Estavam presentes a reunião 37 pessoas das seguintes instituições: CRAS Oeste A, CREAS 2 e 3, Economia Solidária, Centro de Formação Cidadã- João Turquino e Santiago, CMEIs (Laura Virgínia, Carolina Benedita dos Santos, Rafaela Kemmer) e Escolas Municipais (Ruth Ferreira, Geni Ferreira, Noemia Malanga e Cecília Hermínia), Escola Estadual Olavo Garcia, Capela Santa Helena, Pastoral da Criança, Câmara Municipal de Londrina, Associação de bairro do Jardim Olímpico e Avelino Vieira, Unidade Básica de Saúde.

reuniões 06/agosto/14 ás 9h no
Centro Comunitário - Rua do Basquetebol, 422 - Jardim Olímpico
 

CONTATOS para este evento:
Luiza Komatsu: Centro de Formação Cidadã João Turquino – 33780382
Lívia Malchiaffava Salvioni: CRAS 3378043
Elen Fabiana Tenório Camilo da Silva: Centro de Formação Cidadã Santiago - 33780599