Home Notícias

Fonte: http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml
Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 PR

 

Câmara e Prefeitura promovem certificação de empresas

Selo que identifica estabelecimentos comerciais que não comercializam armas de brinquedo será entregue amanhã (28/11) para 37 lojas da cidade Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Londrina promovem a cerimônia oficial para entrega do selo “Arma não é brinquedo...dê abraços” para 37 lojas do segmento varejista instaladas na cidade. O evento erá realizado amanhã (28/11), a partir das 16h30, durante sessão ordinária do Legislativo Londrinense.

Instituído pela Lei Municipal nº. 9.188/2003, o selo certifica empresários que aderiram a campanha municipal de combate a venda de armas de brinquedo pelo comércio local e agora serão identificados com um selo concedido pelo Poder Público. Ao lado destes empresários, se juntam outros 14 lojistas que receberam a certificação no ano passado e portanto já somam 51 empresas envolvidas na campanha.

 

A vereadora Sandra Graça (SDD), autora da lei municipal, comemora o expressivo número de lojistas envolvidos na campanha, resultado do compromisso assumido por diferentes segmentos que atuam em Londrina. A vereadora conta que a ideia de proibir a venda de armas de brinquedo nasceu em 2003 na Câmara de Vereadores; posteriormente em 2011, durante reuniões com os integrantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e Ong Londrina Pazeando, a proposta evoluiu para criação do selo municipal, envolvendo a Prefeitura e os dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e ganhou as ruas por meio dos lojistas que no seu dia a dia, não vendem armas de brinquedo e contribuem de fato para a construção de uma cultura de paz na cidade.

Para o coordenador da Ong Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, o bom exemplo de Londrina já ultrapassou as fronteiras municipais, tanto que os brasilienses estão comemorando a sanção da Lei Distrital 5.180/2013, vigente no Distrito Federal desde setembro deste ano, que proíbe a fabricação e o comércio de armas de brinquedo naquela unidade da Federação e cria a Semana do Desarmamento Infantil. Para o ativista londrinense, o pioneirismo londrinense se reflete em legislações semelhantes e vigentes em mais de uma dezena de cidades brasileiras.

Cerimônia - Para a solenidade desta quinta-feira foram convidados os empresários que receberão a certificação pela primeira vez e aqueles que renovaram o selo concedido em 2011. De acordo com a legislação municipal, o selo que tem validade de dois anos, bem como o certificado fornecido pela Secretaria da Fazenda, ambos entregues durante solenidade promovida pela Câmara de Vereadores e Prefeitura. Além do selo, representado por uma peça em acrílico, os lojistas recebem um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha que pode ser utilizada, pelo período de dois anos, no material publicitário da empresa.

Exemplo de como a campanha conquistou os comerciantes poder ser observado na logomarca “Arma não é brinquedo...dê abraços” impressa nas seis edições anuais dos mais de 100 mil folders utilizados para divulgação das lojas da rede londrinense Móveis Brasília. “Há mais de dez anos não trabalhamos com brinquedos que se assemelham ou lembram armas de brinquedo”, revela o empresário Francisco Ontivero, dirigente do grupo. Na verdade a rede foi o primeira a atender a lei municipal em 2003 e em 2011 apresentou para certificação as cinco lojas instaladas na cidade durante a 1ª edição do selo. Hoje a certificação se estende para as sete lojas do grupo Móveis Brasília. Na verdade, a preocupação com a valorização da cultura de paz acompanha os negócios do empresário, também no vizinho estado de Santa Catarina (SC). “Estou no ramo há 48 anos e hoje sentimos que a maioria dos clientes prefere outros brinquedos que não aqueles ligados à violência. As pessoas querem e precisam de paz”, garante Francisco Ontivero que também integra a Ong Londrina Pazeando.

Mais informações sobre este assunto com a vereadora Sandra Graça (SDD), fone 9991-1611, autora da Lei Municipal nº. 9.188/2003 que instituiu o selo “Arma não brinquedo...dê abraços” no município de Londrina.

Assessoria de Comunicação da CML – Imprensa Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277 PR Redação Salvador Francisco, MTB 1184 PR Fotografia Devanir Parra, MTB 2155 PR