Home Notícias

Fórum discute papel da mídia na construção da Cultura de Paz

Fórum discute papel da mídia na construção da Cultura de Paz
Evento é promovido pelo Compaz e tem realização dos cursos de Jornalismo e Publicidade/Propaganda da Unopar

 Discutir o papel dos veículos de comunicação na construção da cultura da paz e da não-violência. Este é o principal objetivo do 5º Fórum Estadual de Educação para Paz, que tem como tema “Mídia para Cultura de Paz”

O evento será realizado neste (dia 25), no auditório da Universidade Norte do Paraná(Unopar), na Unidade Catuai, às 19h20.

O evento integra a programação da 12ª Semana Municipal da Paz, evento promovido pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina, com organização dos cursos de Jornalismo e de Publicidade/Propaganda. O público pretendido é formado por estudantes dos cursos de Comunicação Social e profissionais que atuam nos veículos de comunicação.

O coordenador do curso de Jornalismo, o professor Reinaldo César Zanardi, afirma que o fórum terá uma dinâmica diferente na qual os participantes vão refletir sobre os valores que direcionam a atividade profissional. “É importante que possamos refletir sobre os valores que constroem as relações na sociedade atual.”

Para a professora Flávia Frutos, coordenadora do curso de Publicidade/Propaganda, é importante dar elementos para os alunos pensarem sobre a prática profissional. “Assim podemos dar a oportunidade para que os

futuros profissionais tenham uma formação comprometida com valores éticos e com responsabilidade.”

A dinâmica consiste em uma peça de comunicação a ser “defendida” e “atacada” por dois grupos de estudantes que vão mobilizar argumentos para apoiar ou não a difusão da peça, que será conhecida momentos antes do início do fórum. Após discussões em grupo, os participantes dos dois grupos vão sintetizar as ideias principais que nortearam suas ações.

A etapa seguinte consiste no fechamento do fórum com dois profissionais abordando os valores humanos no mercado de trabalho. Esta parte do debate ficará por conta do sociólogo Marcos Antonio Rossi, professor da instituição; e da jornalista Ana Carla Barbosa, formada também pela Unopar em janeiro de 2012, que atua como repórter no portal RBV News, na capital do Mato Grosso do Sul.