Home Notícias

no face (clique aqui)

FOTOS (clique aqui)

 

Comerciantes de Londrina recebem selo “Arma não é brinquedo”

Atualmente, 82 lojistas da cidade possuem a certificação que identifica os pontos de comércio que não vendem armas de brinquedo.

Na oportunidade o Deputado Tercilio Turini fará a entrega do Título de Utilidade Pública Estadual para OSC Londrina Pazeando.

Será realizada no dia 23 de novembro de 2017, em sessão solene na Câmara Municipal de Londrina, a sétima edição da entrega do selo “Arma não é brinquedo”. Nesta solenidade 48 lojas estão renovando o SELO, que se somam com as 34 lojas que receberam o ano passado, totalizando assim 82 lojas.

SELO “Arma não é brinquedo” identifica pontos de comércio como estabelecimentos que não comercializam armas de brinquedo e os reconhecem como incentivadores da conscientização e reflexão sobre a construção de uma Cultura de Paz na sociedade, como propõe a ONU em 1999. Em vigor desde 2011, o selo tem respaldo na Lei Municipal 9.188, criada em 2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo, para as lojas que querem obter o SELO, incluindo aquelas que possuam partes coloridas, atirem água, bolhas de sabão ou balas de brinquedo.

O secretário do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e o gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, salienta que tanto a lei municipal quanto o selo possuem caráter educativo e de reflexão, fazendo com que Londrina seja uma referência nacional no processo de estímulo e fortalecimento da Cultura de Paz. “A entrega do selo é a culminância de um trabalho de conscientização que é realizado junto aos comerciantes do Município, envolvendo a importante colaboração dos veículos de mídia, das escolas e professores, das forças de segurança e entidades parceiras. A adesão dos lojistas tem sido muito gratificante e todos estão de parabéns”, disse.

Galhardi ainda destaca que o grande objetivo da campanha é erradicar, aos poucos, as armas de brinquedo no comércio local e transcender a cultura da violência, existente na sociedade, para o fortalecimento da cultura de paz. “Precisamos sempre levantar essa reflexão de que arma realmente não é brinquedo, trabalhando isso para que as crianças possam entender o que é a violência, a não-violência, o convívio pacífico, e levar esses conhecimentos para suas casas, completou.

No dia 03 de maio membros do COMPAZ, do Pazeando, membros da ACIL, da Câmara Municipal e fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura foram visitar lojas da cidade que vendem brinquedo. O grupo se reuniu às 13:30 horas na ACIL Associação Comercial e Industrial de Londrina que é parceira da campanha desde o início, e de lá seguiram um roteiro de visitas preestabelecido. Com objetivo de “lembrar” aos lojistas a necessidade de renovar o SELO, e constatar seu desejo de continuar na campanha.

No dia 14 de outubro das 8 às 12 horas, na Rua Rafael Lamastra (nº36) esquina com Rua Patagônia, o COMPAZ, a OSC Londrina Pazeando, o CMDCA Conselho Municipal da Criança e Adolescente, a Cooper Mudanças, a Associação dos Moradores do Conjunto Milton Gaveti e com o apoio o Tio Paulão Festas e Eventos, realizou o 4º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil, com a destruição as armas de brinquedo pelo Exército Brasileiro e os Policiais Militares (PM). A Cooperativa de reciclagem Cooper Mudanças levou o plástico para reciclagem. Para as crianças, além do momento pedagógico, disponibilizamos alguns brinquedos, pipoca e algodão doce, e elas puderam que comemorarem seu dia brincando ... pois criança gosta mesmo é de brincar!

Veja no site da Câmara todos as lojas http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/arma.xhtml

A cidade é referência nacional em uma política pública de controle de venda de armas de brinquedo. A experiência Londrinense inspirou Lei semelhante no Distrito Federal e Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro e o Projeto de Lei PL 2413/2015 (veja mais). Está tramitando no Paraná (iniciativa do Dep. Tercílio Turini) um projeto de Lei estadual. Temos também o apoio (veja mais)   do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública que entende , além de aspecto EDUCACIONAL da iniciativa, uma contribuição para redução de violência no país e melhoria na segurança pública, uma vez que segundo pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz 44% das armas utilizada em crimes são de brinquedo (veja mais)

 

7ª Entrega do SELO arma não é brinquedo
Data: 23 novembro de 2017
Hora: 14h
Local: Câmara Municipal de Londrina

*4ª quinta feira (24) e 4º sábado (26) de novembro é Dia internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

FONTE: IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia Devanir Parra MTB 2155PR e Fernando Cremonez Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/index.xhtml

Lojistas recebem selo de campanha pela paz

Uma cerimônia em nome da paz foi realizada na tarde desta quinta-feira (23), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Londrina. Por iniciativa do vereador Amauri Cardoso (PSDB), lojistas da cidade que não vendem armas de brinquedo em seus estabelecimentos receberam o selo  "Arma não é brinquedo... dê abraços! Lei Municipal nº 9.188/2003", em sua sétima edição. Ao final, todos uniram-se aos alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães e aos demais participantes da solenidade para o já tradicional ‘abraço da paz’.

Este ano o selo foi concedido pela Câmara Municipal e Prefeitura de Londrina a 48 lojistas visitados por representantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e Ong Londrina Pazeando; Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e fiscais da Secretaria Municipal da Fazenda. A certificação tem validade por dois anos e permite ao consumidor identificar os estabelecimentos comprometidos com a cultura da não-violência. No total, 82 lojistas participam da iniciativa na cidade.

Durante a cerimônia o secretário do Compaz, Charleston Luiz da Silva, destacou a importância da iniciativa e lamentou o fato de a mobilização dos comerciantes ainda não ser completa. "Mas temos certeza que com o apoio e empenho de toda a sociedade vamos atingir a meta de não termos mais armas de brinquedo sendo comercializadas."

Para o vereador Amauri Cardoso é preciso investir cada vez mais em políticas públicas que promovam a educação e o conhecimento da cultura de paz. "Precisamos trabalhar para que nossas crianças e adolescentes se pautem por estes valores, acima de tudo neste momento de ânimos acirrados e de posicionamentos extremistas, em que muitos defendem que precisamos nos armar até os dentes", alertou o vereador.

A solenidade de entrega do selo foi presidida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP) e contou com a presença do deputado Tercílio Turini (PPS), que entregou à Ong Londrina Pazeando o Título de Utilidade Pública concedido pelo Estado do Paraná. O certificado foi recebido pelo diretor da Ong e presidente da Comercial de Móveis Brasília, Francisco Ontivero, e pelo coordenador da Londrina Pazeando, Wilsonei de Matos. Também participaram da sessão solene o secretário municipal de Defesa Social em exercício, coronel Luiz Carlos Deliberador, representando o prefeito Marcelo Belinati (PP); o diretor da Acil Angelo Pamplona e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB / Londrina), Paulo Magno.

FONTE: IMPRENSA ASCOM/CML Coordenação e edição Ana Paula Rodrigues Pinto MTB 2277PR Redação Silvana Leão MTB 2502PR Fotografia Devanir Parra MTB 2155PR e Fernando Cremonez Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 http://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/index.xhtml