Home Desarmamento

Deputado Marcelo Belinati e Deputada Erika Kokay juntos

pela Proibição de Comercialização de Armas de Brinquedo no Brasil.

No dia 24 de junho de 2015 reuniu-se no parlamento a Deputada Erika Kokay (PT) , o Deputado Marcelo Belinati (PP), Luis Claudio Galhardi da ONG Londrina Pazeando e também diretor do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz-ld e ainda membro da Rede Desarma Brasil, Everardo Aguiar ONG Amigos da Paz e membro da Rede Desarma Brasil para avaliarem os desdobramentos da PL 5057/2013 que propõe a proibição das armas de brinquedo no Brasil. A PL tem o apoio do CONASP Conselho Nacional de Segurança Pública, que entende que “armas de brinquedo” contribui para aumentar a violência uma vez que incentiva o manuseio de brinquedo bélico, e assim Educa para Cultura de Violência e não para uma Cultura de Paz. Além do aspecto educacional e cultural, ainda as armas de brinquedos são atualmente utilizadas em crimes também, como contatou a pesquisa do Instituto Sou da Paz que aponta que 44% das armas utilizadas em crimes em São Paulo em 2012 eram de brinquedos.

O Deputado Marcelo Belinati que é de Londrina, acompanhou e participou da evolução da Política Pública Municipal de controle de venda de armas de brinquedos, bem como a adesão de lojas e lojistas no recebimento do SELO que é entregue pela Prefeitura e Câmara Muncipal às lojas que cumprem a Lei Municipal 9.188/2013, um sucesso.  São hoje mais de 70 lojas, praticamente todas que vendem brinquedo na cidade de Londrina. A Campanha na cidade conta com apoio irrestrito de grande maiorias dos veículos de comunicação  como as TVs, Rádios, Jornais de grande circulação, Jornais de Associações, Jornais Coorporativos, Sindicais etc.

Londrina é uma referencia nacional neste assunto tendo influenciado a discussão e proposta de Leis semelhantes no Distrito Federal, Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro que já tem suas legislações, bem como está discutindo através do Deputado Tercílio Turini também uma Lei Estadual para o Paraná.

O Deputado Belinati assim junta força com a Deputada Erika Kokay incansável nas lutas pelos direito das minorias e direitos humanos no país . Ambos entendem que a extensão da experiência Londrinense, para uma experiência nacional (Lei Federal) tem com certeza tem muito a contribuir com o país, e assim estão empenhados em colaborar na discussão e na aprovação da PL.