Home Desarmamento

3° Encontro da REDE DESARMA BRASIL, Segurança Justiça e Paz. na Paraíba

Realizado em João Pessoa na Paraíba nos dias 23 e 24 de março/06.

    Apresentação e histórico dos encontros
    Apresentação do processo de implementação do Estatuto do Desarmanento de 23/12/20043 até 23/03/2006 pelo Delegado Fernando Segóvia - Chefe do SINARM
    Planejamento de ações da Rede desarma Brasil, cronogramas e responsáveis
    Prazo para Lançamento do site da Rede Desarma Brasil
    Ato público pela queda da venda de armas de fogo no Brasil
    Lançamento no Nordeste dos 100 dias de ação da campanha Internacional Control Arms

Encontro avalia e reitera a eficácia do Estatuto do Desarmamento

Representantes da Desarma Brasil – Segurança, Justiça e Paz, de dezenove Estados brasileiros, participaram na semana passada do 3º Encontro Nacional da Rede, realizado em João Pessoa, PB.
Durante o Encontro, que teve início no dia 23 de março, a ONG MovPaz (da PB) divulgou dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm) da Polícia Federal, que revelam que nos últimos 14 meses não houve vendas de armas de fogo no comércio formal da Paraíba. E que 186 armas foram registradas na PF em 2005 e outras 26 nos dois primeiros meses deste ano. Já no País, a queda no comércio de armas chegou a 92%. O delegado Fernando Segóvia, chefe do Sinarm, compareceu ao evento e fez uma grande apresentação sobre a situação atual da implementação do Estatuto do Desarmamento.
A diretora de Comunicação do Instituto Sou da Paz (uma das ONGs responsáveis pela organização do Encontro), Mariana Montoro, atribui a queda na venda de armas em todo o país à aplicação do Estatuto do Desarmamento e às campanhas das entidades civis que surtiram efeito na sociedade. Segundo a coordenadora do projeto “Rede pelo Desarmamento”, do Instituto Sou da Paz, Beatriz Cruz, “é de fundamental importância a divulgação dos excelentes resultados provenientes do cumprimento do Estatuto do Desarmamento, para que cada vez mais essa lei seja fortalecida em nosso país", conclui.
No segundo dia do evento, os participantes se reuniram em um ato público no Busto de Tamandaré, em Tambaú, pelo desarmamento e a favor da paz e também abordaram pedestres que passavam pelo local para tirar fotografias que farão parte de um abaixo-assinado visual com um milhão de fotos e auto-retratos de pessoas que pedem pela realização de um Tratado Internacional que regulamente o comércio de armas de fogo em todo o mundo, a Campanha Control Arms (clique aqui para saber mais sobre essa campanha).
Por: Sou da Paz