Home Desarmamento

4° Encontro da REDE DESARMA BRASIL

FONTE :www.soudapaz.org.br    ou www.deolhonoestatuto.org.br
Rede Desarma Brasil avança na discussão sobre a nova Campanha de Entrega Voluntária de Armas

Mesa de abertura do evento

dias 26, 27 e 28 de maio de 2008 aconteceu, em Brasília, o Seminário da Rede Desarma Brasil. Com a presença de cerca de 50 pessoas – representando entidades de quase todos os Estados do país – além de integrantes da Polícia Federal, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e do Congresso Nacional, o Seminário ajudou a fortalecer ainda mais a Rede, e discutiu a nova Campanha de Entrega Voluntária de Armas. “A nova Campanha será uma parceria entre Governo Federal e a Rede. Isso mostra o comprometimento do poder público, sua vontade de envolver a sociedade civil no processo, e a relevância da Rede enquanto um parceiro que tem muito a contribuir”, conta Heather Sutton, Coordenadora de Mobilização da Área de Controle de Armas do Instituto Sou da Paz. “O Seminário mostrou que ambos estão afinados no que diz respeito às medidas de controle de armas e implementação do Estatuto do Desarmamento”.

Participaram da solenidade de abertura, no dia 26, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, Ministro da Justiça interino; o Deputado Raul Jungmann; o Secretario Nacional de Segurança Pública Ricardo Balestrelli; Carlos Moura, Secretario da Comissão de Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Cristina Gross Villanova, Coordenadora Geral do Departamento de Políticas de Prevenção da SENASP; o Delegado de Polícia Federal e Chefe do Serviço Nacional de Armas da Polícia Federal, Fernando Segóvia; Everardo Aguiar, representante do Comitê pelo Desarmamento do Movimento Amigos da Paz; e Denis Mizne, Diretor Executivo do Instituto Sou da Paz, representando a Rede Desarma Brasil.

A Campanha já está em vigor e os interessados em recadastrar sua arma ou entregá-la para que seja destruída já podem fazê-lo. “É importante lembrar que as armas que não serão entregues precisam ser recadastradas, sem pagamento de taxas ou exames psicológicos e de tiro,  pela internet ou nas delegacias da Polícia Federal, até o dia 31 de dezembro" afirma Heather.

“A partir de outubro, a Rede Desarma Brasil entra com mais força. Vamos trabalhar para criar convênios entre a Polícia Federal, as demais Polícias, a Guarda Civil Metropolitana, igrejas e associações locais para que suas delegacias e sedes também possam funcionar como postos de recolhimento de armas”, continua. “E a Caravana do Desarmamento da Rede Desarma Brasil também começa em outubro. Iremos percorrer todos os Estados do país, ajudando os comitês locais a fundarem a Campanha em suas regiões”, prossegue. “Para nós é muito importante compartilhar o conhecimento que adquirimos com nossa participação na última Campanha, que aconteceu entre 2004 e 2005, para maximizar os efeitos desta”.


Como foi o Seminário

Mesa de trabalho

primeiro dia do encontro os representantes da Rede falaram sobre a primeira Campanha de entrega de armas em seus respectivos Estados. Já no dia 27, dividiram-se em grupos de trabalho para discutir atividades e processos da nova Campanha. No último dia, a Rede discutiu com representantes do poder público detalhes desta nova empreitada. Numa feliz coincidência, a Medida Provisória 417 que versa sobre o recadastramento, e prevê a realização da Campanha, foi aprovada no Senado durante o último dia do encontro, e agora aguarda a sanção do Presidente da República para entrar em vigor.

Sobre a Campanha anterior

A Campanha anterior, que aconteceu entre julho de 2004 e outubro de 2005, foi a segunda maior do mundo, recolhendo e destruindo quase meio milhão de armas. “Seu impacto é indiscutível: o relatório Redução de Homicídios no Brasil, lançado pelo Ministério da Saúde em 2007, mostra uma queda de 12% no número de homicídos por arma de fogo no país entre 2003 - ano em que foi sancionado o Estatuto do Desarmamento - e 2006. Foram quase 5.000 vidas poupadas, e o Estatuto e a Campanha têm um papel fundamental nessa conquista”, diz Heather. A Rede participou ativamente destes dois processos, e é uma defensora do Estatuto do Desarmamento, fiscalizando sua implementação e realizando campanhas de conscientização e ações de mobilização.


Sobre a Rede Desarma Brasil

A Rede Desarma Brasil – Segurança, Justiça e Paz consolidou-se em março de 2005 com o objetivo de ampliar e melhorar a Campanha de Desarmamento no Brasil. Participam dela mais de 50 organizações de 25 Estados do país, que trabalham com temas relacionados à segurança pública, enfrentamento da violência e promoção da Cultura de Paz.

Atualmente, a Rede busca concretizar o Estatuto do Desarmamento informando a sociedade sobre seu conteúdo e fiscalizando o processo de implementação da lei. É um grupo da sociedade civil que pauta a agenda nacional e o debate sobre desarmamento e segurança pública nas diversas regiões do país.