Home Desarmamento

Rede Desarma Brasil cria Comitês de Desarmamento

A Campanha de Desarmamento Voluntário completa uma semana nesta sexta-feira, dia 13 de maio. Para fortalecer e incentivar a entrega voluntária de armas em todo o território nacional, a Rede Desarma Brasil está lançando comitês estaduais de Desarmamento compostos por representantes das forças de segurança pública que atuam no controle de armas, instituições da sociedade civil e outros órgãos governamentais. O primeiro estado a estruturar seu comitê foi o Espírito Santo, e já há articulações acontecendo em estados como Alagoas, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Atualmente a Rede Desarma Brasil é composta por mais de 60 organizações que atuam em todas as regiões do país no enfrentamento da violência, na promoção da cultura de paz e na consolidação do Estatuto do Desarmamento.

Devido ao ataque aos estudantes da escola em Realengo, em abril, o Ministério da Justiça antecipou em dois meses a Campanha de Desarmamento Voluntário. Para facilitar a entrega de armas de fogo, foram estabelecidas mudanças nesta edição da campanha como a ampliação de postos, a garantia do anonimato para quem entrega, a danificação imediata da arma e a agilidade no pagamento da indenização.

    Para ter outras informações, acesse aqui o site da campanha.

Interessados em conhecer as organizações que integram a Rede Desarma Brasil, podem acessar o site aqui .