Home Desarmamento

Reportagem em 31/março/2005 por  Stella Meneghel

Jornal de Londrina - Segurança

Comitê de desarmamento prepara nova mobilização
Atividade será realizada no próximo dia 9 na Zona Norte.

Uma nova mobilização pela entrega de armas acontecerá em Londrina no próximo dia 9, a partir das 14 horas. O posto de coleta funcionará no Centro Cultural dos Cinco Conjuntos, na Avenida Saul Elkind (Zona Norte). Na ocasião, a comunidade também será esclarecida sobre o plebiscito referente a permissão ou proibição da venda de armas no país. A votação é facultativa e acontece no dia 2 de outubro.
A atividade está sendo organizado pelo Comitê Londrinense sobre o Desarmamento, que engloba as entidades policiais, secretarias municipais, a ONG Londrina Pazeando e outras entidades da sociedade civil. “A campanha do desarmamento foi prorrogada e estamos aproveitando para fazer uma coleta por mês de forma a chamar a atenção da sociedade e de conscientizar sobre a importância do desarmamento e do plebiscito”, afirmou o coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Galhardi.
A partir do dia 23 de junho, quem for pego com uma arma será preso e o crime é inafiançável. Pelo Estatuto do Desarmamento, apenas um grupo pequeno de pessoas (policiais por exemplo) poderá ter porte de arma. O cidadão comum fica impedido. Outro ponto do estatuto é o que proíbe a comercialização de armas no território nacional. Para esse artigo entrar em vigor é necessário que a idéia seja referendada em um plebiscito. Atualmente, o Congresso Nacional está votando como será o texto da cédula de votação. O plebiscito será organizado pelo Ministério da Justiça.
Custo
A última coleta de armas ocorrida em Londrina foi em fevereiro, no Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na oportunidade, o Hospital Universitário divulgou que foram gastos quase R$ 1 milhão no atendimento de pessoas atingidas por armas de fogo.
Para complementar a coleta de armas no próximo dia 9 de abril, haverá uma blitz educativa percorrendo a Zona Norte no dia 8 e no dia 9. Na ocasião, policiais militares irão parar os veículos para verificar a documentação e outros aspectos. Enquanto isso, representantes do Comitê Londrinense sobre o Desarmamento abordarão os motoristas e passarão informações sobre o desarmamento. Nesses dois dias também haverá um carro de som percorrendo os bairros da região informando sobre a coleta de armas.
O que os integrantes do comitê ressaltam é que a entrega de armas não pode ser feita apenas no dia que se organiza um posto de coleta. Ela pode ser feita na Polícia Civil ou na Polícia Federal e a pessoa recebe uma indenização. Até ontem, foram entregues 3.302 armas em Londrina, o que representa 23,4% das 14.117 armas coletadas em todo o Paraná. No Brasil, são cerca de 317 mil entregues. “É um número pequeno perto das 20 milhões de armas que se estima haver no país. Mas o importante da campanha é a conscientização em busca da paz”, afirmou Galhardi.
Stella Meneghel