RIO + 20 Pão, e não bombas! Mais recurso para os ODM e menos investimentos bélicos

Comunidade recebe Tanque de Pão durante Rio+20

Proposta da ação é despertar o olhar mundial para os gastos militares

Um levantamento do Banco Mundial informa que menos de 5% dos investimentos militares globais, que somam cerca de US$ 1,7 trilhão por ano, já seriam suficientes para cumprir os Objetivos do Milênio da ONU, que incluem por um fim à miséria e à fome e oferecer educação básica de qualidade para todos.

Para mostrar como esses recursos poderiam ser utilizados na preservação do meio ambiente e na oferta de melhores condições sociais para as populações mais pobres do mundo, o World Future Council, o Viva Rio e a organização Prefeitos pela Paz (Mayors for Peace), vão levar um tanque de guerra feito de pães para comunidade do Santa Marta no dia 19 de junho.

A ação acontece paralelamente às atividades da Cúpula dos Povos na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20). Junto com o tanque de pães, será colocado à disposição da população um abaixo-assinado propondo a redução em 10% dos gastos militares e o redirecionamento desses recursos para iniciativas em favor do desenvolvimento sustentável.

O documento já foi assinado por personalidades de todo o mundo, incluindo os Nobel da Paz Desmond Tutu, da África do Sul; Shirin Ebadi, do Irã; Walter Kohn, dos Estados Unidos; e Mairead Corrigan Maguire, da Irlanda do Norte; além do filósofo norte-americano Noam Chomsky.

De acordo com o coordenador da Campanha de Entrega Voluntária de Armas, Luis Carlos Silveira, a ação no Santa Marta será voltada principalmente para a falta de investimentos na área social. “Nossa população tem fome de investimento, saneamento básico, saúde e educação”, informou.

Na ocasião, um estande irá informar sobre a atual campanha de desarmamento voluntário,e como os cidadãos podem entregar armas e munições. Os moradores poderão consumir o pão utilizado na fabricação do tanque e registrar suas opiniões sobre essa proposta em uma câmera posicionada na área da exposição.

Conforme os pães vão sendo consumidos, será possível ver, na parte interna, uma pequena horta orgânica. Uma exposição com fotos, estatísticas e gráficos comparativos mostrará como é possível financiar o desenvolvimento sustentável com o desarmamento e o redirecionamento do investimento militar.

A Rede Internacional de Engenheiros e Cientistas pela Responsabilidade Global (INES, do inglês International Network of Engeneers and Scientists for Global Responsibility), o Birô Internacional da Paz (IPB, do inglês International Peace Bureau), o Foreign Policy in Focus (FPIF), e a Associação de Moradores do Santa Marta também são parceiros na ação.

Sobre o Tanque de Pão
Com estrutura comestível e em dimensões reais (8m x 4m x 3m), dirigível e motorizado, o tanque será uma escultura gigante inteiramente feita de pães. Suas paredes laterais, rodas, correntes, carroceria, além de um canhão de cinco metros de comprimento, serão construídos com pães.

 

Serviço: Tanque de Pães
Data: 19 de junho
Horário: das 10h às 13h
Local: Santa Marta, Botafogo