Home Calendários

Audiência Pública: Justiça Restaurativa e Cultura de Paz

Sucesso total mais de 150 pessoas na Audiencia Publica em um sábado de manhã. 

A Audiência Pública sobre a Justiça Restaurativa e a Cultura de Paz, organizada pelo Núcleo de Articulação e pela inciativa da Vereadora Elza Correia, aconteceu hoje na Câmara Municipal de Londrina e contou com a presença de mais de 150 entusiastas que tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito dos princípios e das práticas restaurativas.

A cerimônia se iniciou com a apresentação do grupo “Vozes do Gueto”, o qual compôs uma música sobre a Justiça Restaurativa, especialmente para a ocasião, após o experimento do círculo de sensibilização realizado por dois facilitadores capacitados.
Artistas do CREAS II (unidade de socioeducação que executa medidas socioeducativas em meio aberto) grafitaram duas telas, simultaneamente à apresentação do grupo, e levaram três obras de artes que foram expostas à venda.
O coordenador da ONG Londrina Pazeando e diretor do COMPAZ, Luís Cláudio Galhardi, expôs o incessante e reconhecido trabalho desenvolvido em prol da Cultura de Paz há mais de quinze anos.
Na sequência, a Dra. Claudia Catafesta, juíza de direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Londrina, falou sobre a Justiça Restaurativa, a possibilidade de aplicação da metodologia na esfera Comunitária e do Poder Judiciário, a evolução do Projeto na cidade de Londrina, bem como citou situações práticas passíveis de restauração.
Por meio de falas telepresenciais, Leoberto Narciso Brancher, juiz de direito do Juizado Regional da Infância e Juventude de Caxias do Sul/RS e coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul/RS, participou do evento esclarecendo a inteligência da metodologia restaurativa e parabenizando a articulação na implementação da Justiça Restaurativa na cidade de Londrina, a qual já colheu ótimos frutos deste o início do Projeto.
Também por vídeo, o Secretário Roberto Soares Louzada, secretário da Secretaria de Defesa e Proteção Social de Caxias do Sul/RS, relatou a atuação municipal em conjunto com o Poder Judiciário de Caxias e ressaltou a importância da edição de Lei Municipal para tanto.
A aproximação dos Três Poderes e da Comunidade em prol de um objetivo comum foi emocionante e extremamente motivadora. Os diversos relatos, cumprimentos e questionamentos narrados mostraram o quanto a sociedade está carente de soluções que alcançam não apenas a aplicação da lei, mas que atendam as reais limitações das pessoas e que lhes entregam a tão prometida e almejada dignidade. 
A Dra. Zilda Romero, juíza da Vara da Maria da Penha de Londrina, traduziu seu sentimento dizendo: “Hoje saio desta audiência pública me sentindo mais cidadã”. 
O projeto da Lei Municipal será disponibilizado por quinze dias no site da Câmara Municipal para sugestões e aprimoramento, bem como o nome do Projeto, uma vez que o nome não foi definido de modo absoluto.
Buscando a especialização dos jovens “Vozes do Gueto”, as obras apresentadas ainda podem ser adquiridas.

VEJA VÍDEO COMPLETO NO SITE DA CÂMARA  mms://aovivo.cml.pr.gov.br/gravados/2015/ap_25.04.2015.wmv

VEJA TAMBÉM Secretário Municipal de Caxias do Sul https://www.youtube.com/watch?v=OSMzSvRt7r8

VEJA minuta da Lei Municipal (clique aqui)

VEJA fotos no Flickr https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/sets/

 

O Núcleo de Articulação para Implementação da Justiça Restaurativa em Londrina e a Câmara Municipal de Londrina

Convidam para

AUDIÊNCIA PÚBLICA

“Justiça Restaurativa e Cultura de Paz

DATA: 25 de abril de 2015 – Sábado
HORÁRIO: 9 às 12 horas
LOCAL: Câmara Municipal de Londrina
 
Participantes:
 
Claudia Catafesta
Juíza de Direito da 2ª Vara da Infância e Juventude de Londrina
Membro da Comissão Estadual de Práticas Restaurativas do Tribunal de Justiça do Paraná

Elza Correia

Vereadora da Câmara Municipal de Londrina
Vice-Presidente da Comissão Permanente dos Direitos Humanos e da Defesa da Cidadania

Luis Claudio Galhardi
Coordenador do Londrina Pazeando e Diretor do COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz
 
Leoberto Narciso Brancher – Participação em Vídeo
Juiz de Direito do Juizado Regional da Infância e Juventude de Caxias do Sul/Rs
Coordenador do Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul
 
INFORMAÇÕES:  43.3374-1226
 
REALIZAÇÃO:
Câmara Municipal de Londrina
Tribunal de Justiça do Estado do Paraná
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania