Home Artigos

Cultura de Paz: Rede de convivências

Esta cartilha é uma contribuição do Senac São Paulo e da Professora Lia Diskin para a sociedade brasileira. Ela tem como propósito compartilhar saberes, experiências de convívio e, sobretudo, inspirar iniciativas que tenham como finalidade a promoção do desenvolvimento humano, social e, em consequência, a cultura de paz. A Cultura de Paz está intrinsecamente relacionada à prevenção e à resolução não-violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento em base cotidiana. Uma cultura que respeita todos os direitos individuais - o princípio do pluralismo, que assegura e sustenta a liberdade de opinião.
A Cultura de Paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação e da mediação, de forma a tornar a guerra e a violência inviáveis.

 LONDRINA  É DESTAQUE EM CARTILHA SOBRE CULTURA DE PAZ.


Prof(a) Lia Diskin e Biatriz Cruz 

No dia 27 de novembro, o Senac lançou em São Paulo a Cartilha "Cultura de Paz: Redes de Convivência", escrita pela Profa. Lia Diskin, fundadora da Associação Palas Athena. O lançamento fez parte do evento "Mídia e Desenvolvimento em Debate", organizado pelo Setor3, portal do Senac São Paulo especializado em desenvolvimento sustentável.

A Cartilha mostra um panorama da Cultura de Paz, destacando o mani festo 2000, da UNESCO, a Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, da ONU, e os princípios da não-violência. De maneira inovadora, apresenta também novas tecnologias de convivência, ilustrando os conteúdos apresentados com projetos e experiências bem sucedidas em todo mundo.

A ONG Londrina Pazeando aparece como um dos destaques ao lado de projetos tais como a ONG Educadores pela Paz, do RS, a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e o Comitê Paulista para a Década da Cultura de Paz, ambos de São Paulo.

Para conferir é só entrar no site do SENAC
Beatriz Cruz 
falecombia@gmail.com

SENAC

CARTILHA PDF     http://www1.sp.senac.br/hotsites/gd4/culturadepaz/arqs/cartilha.pdf

 "Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos conscientes e engajados consiga mudar o mundo. Na verdade, essa é a única via que conseguiu produzir mudanças até agora"  Margaret Mead

 

SOBRE PROFa LIA DISKIN:  
Lia é jornalista, com especialização em crítica literária pelo Instituto de Periodismo José Hernández de Buenos Aires. Co-fundadora e presidente da Associação Palas Athena, conselheira para assuntos latino-americanos do Comitê Internacional Pró-Tibete, Washington, EUA. Membro do Conselho Executivo da Conferência Internacional de Educação do Futuro.

SOBRE A INSTITUIÇÃO PALAS ATHENA
A Palas Athena promove, agencia e incuba programas e projetos nas áreas de Educação, Saúde, Direitos Humanos, Meio Ambiente e Promoção Social, com a finalidade de aprimorar a convivência humana por meio da aproximação de culturas e articulação dos saberes. 

Fundada em 1972, é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos, declarada de utilidade públicapor órgãos oficiais. 

Não é subvencionada pelo governo, nem por instituições nacionais ou internacionais de quaisquer naturezas. Desenvolve, desde sua fundação, atividades e projetos diversos, sempre com recursos provindos da autogestão. Nas suas três unidades físicas conta com mais de cem funcionários e colaboradores voluntários, além de uma rede de parcerias com organizações governamentais, da sociedade civil, movimentos sociais e empresas. 

Centro de Estudos Filosóficos 
Pala s Athena Editora 

MISSÃO: Aprimorar a convivência humana desenvolvendo ações educativas por meio da aproximação das culturas e articulação dos saberes. 

VISÃO: Contribuir na geração e articulação de conhecimentos e práticas que promovam a cultura da convivência. 

PRINCÍPIOS 

Ética da responsabilidade 
Propiciar o cultivo do desenvolvimento pessoal, fundado na autonomia e na responsabilidade individual, voltado para a participação comunitária. 

Multiculturalidade 
Promover o diálogo e o entendimento para a coexistência das diversas tradições culturais e espirituais, e a capacidade humana de acolher outras visões de mundo sem rejeitar ou negar sua cultura original. 

Transdisciplinaridade 
Desenvolver uma educação f undada na compreensão da natureza humana, de suas atividades e expressões, na interdependência dos meios nos quais nasce e se insere: biológico, geográfico, histórico-cultural e espiritual.

FONTE:

CARTILHA PDF http://www1.sp.senac.br/hotsites/gd4/culturadepaz/